Fumantes com pulmões saudáveis? Estudo explica

Por , em 30.09.2015
como fumar
Fumar, só se for assim. De brinks. Combinado?

Você conhece alguém que fumou a vida inteira, mas mesmo assim tem pulmões absolutamente saudáveis? Se até agora você considerava isto uma questão de “sorte”, respire fundo. Finalmente, um estudo realizado no Reino Unido desvendou este mistério.

Essas pessoas ganharam na loteria genética

É uma questão de sorte, sim. Mas esta sorte diz respeito a especificamente alguns genes.

A conclusão partiu da análise de mais de 50.000 pessoas que mostrou mutações favoráveis no DNA reforçando a função pulmonar. De acordo com os pesquisadores, esta mutação também é a responsável por “mascarar” os efeitos mortais do fumo.

Os cientistas do Conselho de Pesquisa Médica dizem que as descobertas podem levar a novos medicamentos para melhorar a função pulmonar, ainda que todos concordem que não fumar é sempre a melhor opção.

Respire facilmente

Nós sabemos que muitos fumantes, ainda que nem todos, desenvolvem doenças pulmonares. O mesmo pode acontecer com uma pessoa que nunca na vida tenha sequer encostado em um cigarro. Logo, o grupo de pessoas que serão beneficiadas com a descoberta desta pesquisa vai além daqueles que passaram boa parte da vida nutrindo o péssimo vício de fumar.

Para desenvolver o estudo, os cientistas analisaram a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que leva à falta de ar, tosse e repetidas infecções pulmonares. A condição afeta três milhões de pessoas no Reino Unido e inclui doenças como bronquite e enfisema.

Ao comparar fumantes e não fumantes, bem como aqueles com a doença ou não, eles descobriram seções do nosso DNA que reduzem o risco de DPOC. Assim, os fumantes com “bons genes” tiveram um menor risco de DPOC do que aqueles com “maus genes”.

Como fumar e ter pulmões saudáveis? Tendo bons genes

Martin Tobin, um dos pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, disse que os genes pareceram afetar a forma como os pulmões crescem e respondem aos ferimentos.

Mas não parece haver qualquer tipo de mágica que irá dar a alguém uma garantia contra o fumo, ou que funcione como uma espécie de blindagem para o órgão. Estas pessoas ainda tem pulmões menos saudáveis do que as pessoas que nunca fumaram.

A coisa melhor coisa que as pessoas podem fazer para proteger sua saúde em termos de DPOC e qualquer outra doença relacionada ao tabagismo, câncer e doenças cardíacas é parar de fumar. Ou seja: não existem milagres, nem grandes mistérios.

Vício

O hábito de fumar também aumenta o risco de doença cardíaca e câncer, que não foram considerados neste estudo. Os cientistas também descobriram partes do código genético que são mais comuns em fumantes do que em não fumantes.

Estas partes parecem alterar a função do cérebro e o quão facilmente alguém pode se tornar viciado em nicotina, apesar de que esta suspeita ainda precisa ser confirmada com pesquisas mais profundas.

Tobin disse que os resultados oferecidos são novas pistas sobre o funcionamento do corpo, com uma função que não tínhamos quase nenhuma ideia. Estudos como estes inclusive podem levar a algumas descobertas para o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos que melhorem a qualidade de vida de pessoas que sofrem com estas doenças ou condições relacionadas.

O entendimento da predisposição genética é essencial não só para nos ajudar a desenvolver novos tratamentos para pessoas com doença pulmonar, mas também para ensinar pessoas saudáveis a cuidarem melhor de seus pulmões. [bbc]

como fumar

Fumar, só se for assim. De brinks. Combinado?

Deixe seu comentário!