Cura do herpes: vírus é removido da corrente sanguínea pela primeira vez

Por , em 24.09.2013

O citomegalovírus (CMV) é um tipo muito comum de vírus do herpes. Estima-se que cerca de 70% da população carregue o CMV no corpo, e, embora ele geralmente não cause a doença, pode diminuir até 3,7 anos da expectativa de vida. A boa notícia é que pela primeira vez cientistas conseguiram remover esse vírus da corrente sanguínea.

Em pessoas com sistema imunitário enfraquecido, o vírus pode causar adoecimento grave e até mesmo cegueira. Se uma pessoa com essas condições precisar de um transplante de medula óssea, há grandes chances de o único doador disponível carregar o CMV, o que é extremamente frequente.

Pesquisadores encontraram a solução para este problema com a utilização de uma droga que é usada no tratamento do câncer, a vincristina.

Pesquisa

Quando o CMV está dormente, ele expressa um amontoado de genes, entre eles o UL138. Para investigar o que esse gene em específico faz com as células, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) o cultivaram junto com células humanas saudáveis na presença de aminoácidos marcados – as matérias-primas usadas para a produção de proteínas. Depois, os pesquisadores usaram espectrometria de massa para identificar como o UL138 alterou a expressão de proteínas nas células.

“Sabemos que o vírus remodela a superfície da célula, por isso nos perguntamos: quais são as proteínas na superfície da célula e como o CMV as altera?”, explica Paul Lehner, que coordenou a pesquisa.

No estudo, o citomegalovírus diminuiu a produção de uma proteína chamada MRP1, que bombeia elementos químicos tóxicos para fora das células – incluindo a vincristina, um remédio usado contra o câncer.

Tratamento

Os pesquisadores perceberam que, como as células infectadas não poderiam eliminar a vincristina, talvez a droga pudesse matar o vírus. E foi realmente isso que aconteceu, quando a equipe colheu amostras de sangue com CMV de 15 voluntários e as tratou com a droga. O vírus foi drasticamente reduzido e desapareceu, em alguns casos.

Pesquisadores apontam que a vincristina pode ter efeitos secundários graves, por isso é improvável que seja usada para acabar com o citomegalovírus em pessoas saudáveis. No entanto, a droga poderá ser usada para tratar o sangue do doador de medula óssea antes de transplantes. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

18 comentários

  • Marcia Nascimento:

    Rosangela mande o número dele para eles nos ajudar em nossa saúde

  • Benjamin William Smith:

    A felicidade é tudo que eu vejo agora. Nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Tenho sofrido o HSV 1 e 2 nos últimos 3 anos;

  • robsondedeus:

    alguém tem alguma novidade do andamento das pesquisas de cura da herpes genital ??

    • Valdeci Alves:

      Algodão com vinagre por uns cinco minutos sobre a parte afetada não cura, más ajuda passar a crise mais rápido que o medicamento Aciclovir.

    • Cesar Grossmann:

      Valdeci, tem algum estudo mostrando que o vinagre alivia a crise de herpes? Uma ou outra pessoa sentindo alívio é uma coisa, mas um estudo demonstrando que o uso do vinagre reduz a crise em tantos porcento em uma fração razoável da população afetada é outra coisa bem diferente.

  • Susan Megami:

    uma cura seria super bem vinda.

  • Rosangela Martins Dias:

    A cura já existe, pois, um colega de trabalho se curou ! Ele me falou sobre um tratamento com as gotinhas da paralizia infantil.

    • Susan Megami:

      me passe o nº dele plz.
      precizo dessa *cura* rs

    • maraaa:

      Me passa o contato dele, estou morrendo com esse vírus, ela está na medula, coluna cervical e agora na cabeça.

    • Marcia Nascimento:

      Oi Rosângela por favor me ajude ele está curado

  • Alexandre Soffiatti:

    Sai no final do ano passado uma materia dizendo q vacina esta se tornando eficaz contra o herpes e pode erradicar, e qu esta sendo testada em humanos. Espero q essa seja a cura

  • Rodrigo Castro:

    Curar o vírus tá difícil mesmo. Já tentei de tudo! Agora estou utilizando um medicamento chamado OxyFend. Parece que tá ajudando! Vamos ver se cura mesmo como dizem por ai!

    • Rafael:

      Sinto Muito te informar, mas ja usei … nao Cura.

  • Thiago Aguiar Rodrigues:

    O CMV faz parte da mesma família (Herpesviridae), mas, se alguém estiver confundindo, quem dá o machucado no canto da boca e o genital são o HSV-1 e o HSV-2.

  • Susan Raine:

    O herpes simplex é um herpesviridae, não?

  • Roger Matheus:

    Um vírus nem é um ser vivo, como vai matar ele? O termo seria destruir

  • malvesSP:

    Também estava tão contente até essa parte,mas com mais pesquisas conseguiremos erradicação desse mal. Com fé em Deus!

  • Ana Carolina:

    Puxa vida… Eu estava tão feliz até chegar na parte do “é improvável que…” =/

Deixe seu comentário!