Ilha desaparece quase completamente no Golfo do México
Todo mundo conhece os efeitos terríveis do derramamento de óleo na vida marinha, principalmente nas aves.
Mas será que alguém pensou que o petróleo poderia dissolver uma ilha inteira? Foi exatamente o que aconteceu após o derramamento da Deepwater Horizon, em 2010.
A explosão da plataforma ocorreu no dia 20 de abril no Golfo do México, nos EUA. Uma grande mancha de óleo se espalhou e chegou à costa da Louisiana e outros estados.
No meio das casualidades, a Cat Island National Wildlife Refuge, uma ilha que também servia como santuário animal, foi atingida.
Puff, desapareceu
“O óleo mata os mangues que, em seguida, matam o sistema radicular. Sem o sistema de raiz segurando a ilha junta, o sedimento corrói”, explica Natalie Peyronnin, do Fundo de Defesa Ambiental. Como resultado, uma ilha de 5,5 hectares praticamente desapareceu.
Para as aves que se reproduzem no local, os resultados são devastadores. A Cat’s Island já foi um arquipélago de manguezais exuberantes, hoje reduzido a dois bancos de areia sem vida. Uma das ilhas, conhecida como Cat Bay, foi a que desapareceu quase inteiramente.
Ela era um local favorito de nidificação de centenas de pelicanos e outros pássaros. Segundo Natalie, provavelmente estará totalmente extinta no ano que vem. Como as aves geralmente voltam ao seu lugar de nascença para procriar, quando elas chegam à ilha e não encontram nada, simplesmente não se reproduzem. Ou seja, estamos perdendo gerações e gerações de pássaros.
Tem volta?
Os cientistas não sabem o que o quase desaparecimento significa para o futuro dessas espécies, nesse momento. O que eles sabem é que precisamos agir rápido se não quisermos um desastre maior em nossas mãos. Óleo ainda está chegando na costa da Louisiana e causando estragos, então o ideal é que o oceano seja limpo e os esforços de restauração da ilha sejam priorizados. [IFLS, WWWLTV]