Descobrindo o fascinante jardim de polvos nas profundezas do oceano

Por , em 23.08.2023
Mães incubadoras no Jardim de Polvos. (MBARI)

Nas profundezas das águas ao largo da costa da Califórnia, no Davidson Seamount, encontra-se um mundo cativante oculto no leito do oceano.

Nesse reino, em meio ao calor radiante que emana do vulcão subjacente, inúmeros polvos “pérola” (Muusoctopus robustus) se reúnem para acasalar, construir ninhos e incubar cuidadosamente seus ovos.

Descoberto em 2018, esse berçário destaca-se como o local mais notável já encontrado para a nidificação de polvos.

Após várias incursões com o objetivo de monitorar e analisar esse local, uma equipe liderada pelo cientista marinho James Barry, do Instituto de Pesquisa da Baía de Monterey (MBARI), finalmente revelou o enigma por trás desse santuário único: O calor vulcânico acelera o desenvolvimento dos ovos, aumentando assim as chances de sobrevivência.

“Beneficiando-se da tecnologia marinha avançada do MBARI e de nossos esforços colaborativos com outros pesquisadores locais, conseguimos estudar minuciosamente o Jardim de Polvos, um feito que nos permitiu descobrir a força motriz por trás da congregação de polvos de águas profundas”, explica Barry.

“Essas revelações têm o potencial de enriquecer nossa compreensão dos habitats profundos e únicos do oceano, protegendo-os dos impactos das mudanças climáticas e de outras ameaças iminentes.”

O epíteto “Jardim de Polvos” foi atribuído a esse local, o que é um tanto inesperado considerando a fisiologia dos polvos.

Residindo a 3.200 metros de profundidade abaixo da superfície do oceano, na zona batipelágica, onde reina o frio e a escuridão perpétua, os pesquisadores identificaram incríveis 4.707 fêmeas nidificantes de polvos em uma área central de 2,5 hectares no coração do local. Suas estimativas sugerem a presença de até 20.000 polvos machos e fêmeas em toda a área de reprodução.

Os polvos, semelhantes a várias criaturas marinhas, são ectotérmicos; a temperatura média circundante nas profundezas abissais do Davidson Seamount, em torno de 1,6 °C, desacelera seus processos metabólicos.

Em tais temperaturas, os ovos desses cefalópodes – referidos como “polvos pérola” pelos pesquisadores devido ao seu brilho opalescente – foram inicialmente projetados para necessitar de cinco a oito anos para a eclosão.

Durante um período de três anos, os pesquisadores realizaram 14 mergulhos exploratórios com um veículo operado remotamente. Durante essas missões, eles examinaram e documentaram minuciosamente os polvos, registrando detalhadamente características distintivas, incluindo cicatrizes, bem como as localizações específicas escolhidas pelas fêmeas para a postura e a incubação dos ovos.

O tênue brilho da água dentro do monte submarino ofereceu uma pista sobre a seleção do local. Esse fenômeno ocorre quando água mais quente se mistura com água consideravelmente mais fria. Essa descoberta sugeriu a presença de um sistema hidrotermal até então desconhecido.

Os pesquisadores descobriram que os ninhos de polvos tendem a se agrupar em fendas – essas fendas funcionam como condutos para o calor que emana do subsolo marinho, elevando a temperatura da água para aproximadamente 11 °C.

Evidentemente, essa temperatura é consideravelmente mais adequada ao metabolismo dos polvos e à incubação dos ovos. Ao rastrear meticulosamente os polvos individuais, eles perceberam que o período de incubação dos polvos pérola foi significativamente reduzido para aproximadamente 21 meses. O calor acelerou o crescimento embrionário e os processos metabólicos das fêmeas.

O Jardim de Polvos no Davidson Seamount. (Barry et al., Sci. Adv., 2023)

Embora ainda não esteja claro se o calor é um requisito imperativo para a nidificação dos polvos, seus efeitos positivos são indubitavelmente evidentes. O período de incubação abreviado reduz significativamente a vulnerabilidade dos polvos incubadores à predação, melhorando assim suas perspectivas gerais de sobrevivência, afirmam os pesquisadores.

“Prosperar nas profundezas do oceano apresenta um dos desafios mais formidáveis ​​em nosso planeta. No entanto, essas criaturas se adaptaram engenhosamente para lidar com as temperaturas gélidas, a escuridão constante e as pressões extremas. Períodos prolongados de incubação aumentam a probabilidade de os ovos de uma mãe perecerem”, afirma Barry.

Mães incubadoras alojadas em uma fenda no monte submarino. (EVNautilus/YouTube)