Descuido ou desrespeito ao meio ambiente? Chevron será multada por segundo vazamento de petróleo no Brasil

Por , em 16.03.2012

A empresa de petróleo americana Chevron suspendeu temporariamente as operações de produção no Brasil após um novo vazamento ser descoberto. A empresa diz que tomou a medida como uma precaução.

Foi detectada uma “pequena nova infiltração” de petróleo no fundo do mar na Bacia dos Campos, perto de um poço no Campo de Frade, onde ocorreu um grande vazamento em 2011.

O Campo de Frade é o maior campo de petróleo estrangeiro do Brasil, e produz cerca de 60.000 barris de petróleo por dia.

Em novembro de 2011, até 3.000 barris de petróleo foram derramados do poço, que fica cerca de 370 quilômetros ao largo do Rio de Janeiro.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) brasileira, que regula o petróleo no Brasil, disse que ainda não está claro quão grande o vazamento mais recente foi, mas que o petróleo parece estar vindo de rachaduras no fundo do oceano próximo ao poço, ao invés do próprio poço.

A Chevron já está enfrentando uma multa de quase 200 milhões de reais pelo vazamento de novembro, e a ANP diz que vai impor uma nova multa pela empresa não ter evitado este último vazamento.

A companhia confirmou o vazamento em um comunicado, e disse que está trabalhando para recolher todo o petróleo bruto que escorreu para o oceano. Os executivos da empresa dizem que não há evidência de que vazamento foi causado por nova perfuração.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

48 comentários

  • Valdeir:

    A Fantasia da Esposa.
    Estamos privatizando nossas riquezas sem o menor cuidado. Do jeito que está vamos transformar nossas praias em banhos de óleo. A vantagem é que todo mergulho lhe dará o perfume do mecânico que sua esposa fantasia.
    Agências, que agências meu, isso foi criado lá no tucanado, imitando coisa de americano, mas que a petizada não soube acabar, como o Federal Reserve que de Federal é igual ao Federal Express card. Assim, ANP, AMA, ANAC, são as coisas mais ineficientes, mais corrompíveis, que alguém já imaginou. Elas só não servem para fiscalizar nada.
    Quanto ao pagamento de multas. Piada. Ninguém vai cobrar nada do TIO SAM. Afinal eles tem bombas atômicas e nós não, eles tem controle de nossa mídia. Tem muito juíz, militar, funcionário e tucano trabalhando para eles.
    Assim se houver pgto de multas, com certeza eu serei o papai noel.

  • João da cruz:

    Será que é só a chevron? isto pode acontecer com qualquer empresa; e a chevran é uma conhecedora forte em exploração petrólifera em todo mundo, o que temos aqui é um risco imenso em todos os campos de prospecção de petróleo,, campo com até 8 mil metros de profundidade. A mesma chevrom em seu pais teve uma inorme participação na poluição no golfo do México, em apenas 1.300 metros de profundidade todo aquele tormento na midia. E aqui com até 9 mil metros de profudidade como será?cera que, realmente devemos colocar em risco toda uma flora marítima em busca de óleo? eu evoco a todos politícos de bem e toda população a rever o que é melhor, para o nosso meio ambiente e nosso *Planeta, nem só de pão vivemos.Porque não buscar outras alternativas.
    *Vento, *Sol que existem em ambundancia em todo canto do *Brasil e nem um pouco de risco para o mio ambiente.

  • mauro garcia:

    É evidente que a Chevron é negligente ao prospectar petróleo, sem realizar estudo preparatório afim de evitar qeu tais danos ocorram, asumindo o risco.Portanto, deve ser punida.

  • claudemir da silva:

    prisão e multa pra esses inresponsavéis mata nossa fauna marinha e destroi nosso ecossistema

  • Andhros:

    Essa empresa maldita é que tem que vazar daqui!

  • CARLOS CORGA:

    Aguardem que o próximo é o pré-sal; as reservas mundiais de petróleo já estão no fim, a tecnologia agora é carro elétrico e hibridos com etanol. Eu desejo que a mãe natureza arrase com eles e que a Petrobras afunde junto com o pre-sal.

    • nelson:

      ao contrario do que vc pensa, o petróleo está em constante produção natural.enquanto ouver vida no mar, haverá petróleo……..

  • josé:

    Como a empresa é americana o GREENPEACE NÃO VEM NADA $$$$$$

    • Kbo_MaM:

      Caro josé, Peço que tenha um pouco mais de informação antes de fazer seus comentários, http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/pede-pra-sair/blog/39535/ Leia a noticia Publicada no dia 15/03 pelo GREENPEACE. Obrigado

    • ira:

      GREENPEACE em qualquer parte deste globo é digna de competencia dentro de seu propósito e muitas vezes ate alem.
      Graças a esta entidade o mundo ainda respira.
      Ja o Brasil, faz algum tempo que deveria seguir os exemplos do GREEPEACE pois este grupo é um exemplo a ser seguido.

  • gloria:

    Tem q multar e receber o pagamento da multa. O governo brasileiro é muito tolerante c\ estrangeiros rapinas, parece q tem medo deles, coisa q eles nunca tiveram conosco.Sempre fomos discriminados, exortados ,humilhados em terras americanas, portuguezas, espanholas e até italianas ,agora eles invadem nossas terras nossos mares, sujam tudo e levam todo o lucro, tem q pagar caro as cagadas q fazem.Podem até aportarem por aquí mas q paguem o q pagamos lá ,e q sejam tratados como sempre fomos tratados, as leis deles são rígidas? Q criem leis rígidas aquí tbm.Mas executem essas leis para bem de nosso povo.

  • dilton:

    imagine quando furarem o pré sal ……

  • KRAUSS:

    O problema do nosso Brasil é que há muita gente no congresso se vangloriando de inventar leis, leis essas que não vigoram, para que serve tanta gente no governo desse país se não conseguem nem resolver a expulsão dessa emprezinha? Ma o mundo lá fora já sabe que a ORDEM ( de ORDEM E PROGRESSO) da nossa bandeira pode ser facilmente negociada isso é apenas uma questão de preço. Com base nesse fato a chevron deve negociar um valor com algum órgão como Ibama e nenhuma das multas serão realmente pagas. Fico a me perguntar como nós brasileiros somos tão lerdos de deixar uma empresa tão incompetente como a chevron continuar a cagar o nosso mar?

  • Wilian F:

    Acho que uma vez ainda vai, mas quando são várias vezes é falta de competência, deboche

  • Eddy:

    Impressionante nosso silêncio social.
    Parece que os Chemitrails estão sendo muito efetivos em aquietar a população mesmo.
    Dia com dia perdem-se mais e mais direitos naturais e impera o silêncio.

    Até os comentários de alerta parecem resultar em uma atitude desapoderada, fazendo que o alerta do escritor passe a ser a catarses do escritor e termine em desilusão do leitor. Ou seja, sim parece que vai tão mal que eu não posso fazer nada para mudar isso. CLARO QUE PODE.

    Ativem-se amig@s e busquem informar-se sim das verdades, dos fatos porque é a única forma de que um estado de consciência coletiva dê nascimento a um movimento natural de proteção dos interesses dos povos e da natureza. Neste momento, até a NÃO AÇÃO se transforma em AÇÃO. Assim como a teoria dos CEM MACACOS.

    Veja esse animador video:… WAYSEERMANIFESTO.COM
    http://www.youtube.com/watch?v=gcAV0Em6iHA
    ainda que poderia ter algumas reticências… vale a pena.

  • josemar silva dos santos:

    é isso ai mesmo, há um poço proximo a superficie,e ninguem sabia, como houve vibraçoes na rocha que contem o oleo a pressão natural do poço rachou o leito oceânico, aqui na bahia em lobato o petroleo tambem aflorava na superficie,se for verdade isto vamos nadar no ouro negro.

    • Pingo:

      Sim, e gnomos existem, pelo o amor de Satã, isso foi proposital. Kkkkkk vai ser é preso, esqueceste que este ‘ouro negro’ não lhe pertence?

  • wellington:

    Errar é humano, persistir no erro é burrice !
    o ditado é popular mas parece que os diretores e gerentes de operação da empresa o desconhecem.
    Não bastasse serem gringos em nosso território, ainda por cima fazem o favor de estragá-lo mais ?

    É inadmissível que uma empresa do tamanho e representatividade da chevron tolerem tal coisa, não por uma questão financeira, haja vista que para eles esse deve ser dos males o menor, mas por uma questão de marketing, de imagem, de credibilidade e até de moral.

    A cehvron tá tirando isso sim,mas o cristo redentor está de braços abertos, a juventude nos bailes, os adultos na novela, e os politicos preocupados com a inflação…

    Quem se importa com o mar desde que ainda haja praia?

  • EURIAS R. CARNEIRO:

    QUAL A VANTAGEM DE MULTAR SE AS MESMAS QUANDO NÃO SÃO PAGAS SÃO PERDOADAS PELO GOVERNO FEDERAL????

  • Marco:

    por isso que eu nao compro carro, além do preço injusto de impostos que fazem com que vc pague quase o dobro do valor do carro, esses governantes incompetentes não consegue deixar o valor da gasolina baixo mesmo quando o Brasil um dia se vangloriou “auto suficiente” pura ilusão !
    fassam como eu ! boicotem tudo !
    Afinal esses chefões não estão nem ai mesmo, só olham para o próprio umbigo.

  • Jocafe:

    Pelo que sei a plataforma da Chevron neste campo atua no pós sal onde é mais fácil a exploração.Os poços são menos profundos.Se alguém adivinhar para onde vão esses 60.000 mil barris diários retirados por ela ganha um doce. Para o Brasil garanto que não são.Na realidade quem menos está explorando Tupi é a Petrobras.
    Quando realmente começar a prospecção no pré sal é que a vaca vai para o brejo

  • Caio:

    CHEVRON, DE NOVO? ANP e Governo Federal, existirá uma 3ª vez?

  • edno luiz pizzolatti:

    diz a chevron tratar-se de vazamento de alguns litros de oleo,isto não faz mal a ninguem.

  • Rui A. Costa:

    Curioso. Observo os comentários aqui elaborados. Me respondam, tanto meio ambiênte, tanto ecosistema, tanta ecologia, bravos!!! Mas todos querem ter o seu carrinho e abastecer, com gasolina, no posto da esquina. As contradições, na prática, são patentes.

    • ira:

      Sábias palavras.
      òtimas mesmo.
      E quem pensa no assunto esbarra com estas palavras.

    • Gilberto Naldi:

      Pode parecer contradição, Rui. Mas estamos tratando de tecnologias para exploração de petróleo em campos submarinos. Você deve se lembrar da British Petroleum no Golf do México, e agora este desastre que ameaça a Chevron, em aguas brasileiras. Infelzmente, nossa sociedade é prisioneira da matriz petróleo . Até quando,? Não sabemos?

    • Rui A. Costa:

      Caro Gilberto, você tem razão. Como sempre, nossos governantes são movidos a verbas. Falam nas fontes de enrgia mais caras. Esquecem da fonte mais limpa a energia geotérmica. Não tenho conhecimento de nenhum projeto no Brasil. Gera pouca verba, será? Locais onde explorar temos vários no pais.

    • ira:

      É isso Rui,na mosca.
      VERBA,VERBA,VERBA,É A PPLÍTICA MOVIDA A VERBA.
      ALIÁS,ESTE É O COMBUSTIVEL DOS GANANCIOSOS POLÍTICOS.

    • wellington:

      Amigo, é claro que todos querem e PRECISAM abastecer seus carros, isso não tem nada a ver com empresas desleixadas com nosso território, não adianta querer dar uma de racionalista urbano, isso não cola. Já é a segunda vez que a chevron comete o mesmo erro, e nós BRASILEIROS não podemos tolerar isso, é o nosso mar, é o nosso território, se isso fosse algo comum até poderíamos dizer que a indignação dos ambientalistas é incoerente, todavia isso é algo esporádico, um erro inaceitável cometido duas vezes.

    • Rui A. Costa:

      Caro Wellington. Não se trata de racinalismo ou incoerência. O govêrno propaga que a PETROBRAS detém a técnologia de perfuração em águas profundas. Ora, se existe a técnica, logo, existem técnicos certo? E por que não fiscalizam? É certo, que a chevron deve pagar pelos danos causados. Mas é certo que deve haver uma fiscalização durante a perfuração. Não é em função de alguns desabamentos de prédios, que se vá proibir as contruções. É responsabilidade do govêrno Fiscalizar. O petróleo ainda, e por muito tempo será preponderante para o desenvolvimento de qualquer pais.Quero dizer, que a responsabilidade também é de quem deu a concessão.

    • gloria:

      Rui, vc desviou a culpa para os usuários de carro, o tópico é sobre a Chevrom, eles é q estão colocando o nosso planeta em perigo e ñ os carros usados por nós. E se , o petróleo traz prejuízo p\ humanidade então mais um motivo p\ q seja feita a extração c\ cuidado e responsabilidade, porque ñ podemos tira~lo de nossas vidas assim, de uma hora p\ outra!Se a empresa faz merda ,os governantes brasileiros vão e sentam em cima fingindo q tá tudo bem, ñ tá ñ…sujou limpa, foi multado paga,estragou conserta, há leis q respeite-as ..lá no país deles ñ é assim? Porque aquí fingem-se de surdos?Tolerancia zero p\ essa corja de oportunistas safados!

    • Rui A. Costa:

      Ola! Gloria.Não desviei a culpa para os usuário de carros, O que coloquei, foi o comodismo do nosso povo. As petrolíferas, não veem aqui para brincar, elas veem em busca do lucro como em qualquer outro negócio. Onde estavam os Srs. do CNP, da ANP, no ar condicionado? A meu vêr, quem autoriza é co-responsável com o resultado dessa autorização. Fiscalizar é mais caro do que multar e mais cômodo talvês. Quando ocorre um vasamento desse, vem um político e diz que é inconcebível e que vai multar em milhões. A maioria bate palmas e tudo continua como antes, até o próximo vasamento. Infelizmente

    • Rui A. Costa:

      Errata:
      Onde se lê:- Fiscalizar é mais caro do que multar e mais cômodo…
      Leia-se:- Fiscalizar é mais caro, multar é mais cômodo, talvêz

      Desculpe

  • Gilberto Naldi:

    A verdade é que a tecnologia de exploração submarina não esta comprovadamente aprovada, deixando o me.io ambiente sujeito a grandes catástrofes. A cobiça e a ambição movem o mundo, mas podem envenenar a humanidade! Há prejuízos que são irreparáveis e com sequelas para todo o planeta! A Chevron sabe que pela legislação dos EUA, ela pode ser processada lâ e cá, em caso de risco para a humanidade e o planeta!

  • ColdZeiss:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Voces realmente acham que a Chevron vai pagar mais uma multa????
    Não sei se alguns de vcs sabem mas… US$ 27 milhões é o valor máximo estipulado pela lei brasileira em que uma empresa pode ser multada.
    Sei… aham… e tem uns que dizem q a Chevron vai pagar R$200 milhões de reais(em torno de US$ 110 milhões de dólares) pelo acidente de 2011.
    Falar isso, ou falar que fulano vai ficar preso 90 anos é a mesma coisa… Se ela receber mais uma multa de sei lah… uns 50 milhões, ela vai pagar no máximo US$ 27 milhões de dólares.
    Issu é lei… podem pesquisar. e certamente a Chevron se ver que não tem jeito, vai fazer de tudo p cumprir essa lei…

  • Harasem Emerson:

    Com uma indenização como essa,aí sim o nosso Brasil terá recursos suficientes para tirar o país da “LAMA”,e os governos irão poder dar mais sustentabilidade para nosso povo!Quem sabe até melhorar a qualidade de vida de todos,principalmente dos municípios que necessitem de amparo.QUE COM ESSA,A POLÍTICA MELHORE,RECURSOS,AJUDA AOS CARENTES,BOAS REFORMAS…E UM AUMENTOZINHO NACIONAL PARA TODOS,QUEM SABE…ISSO É MOTIVO PARA OS “GRANDES’SE MEXEREM,né pessoal?

    • Claudio:

      Com todo respeito, você realmente tem alguma esperança nesse governo? Pelomenos 80% desse dinheiro vai para o bolso dos políticos para trocarem seus carros por até mesmo Rolls-Royce (óbvio que exagerei, mas não duvido nada que chegem a esse ponto).

  • ednardo:

    conversa pra boi dormir. como tem vazamento saindo de rachaduras do fundo do mar,se o petroleo está a quilometros de profundidade. alguêm da ANP está levando um por fora pra tirar o rabo da chevron da reta… ou, se alguém acredita em papai noel, encontraram um novo campo próximo ao leito oceanico… faça-me o favor

  • killo:

    serei negativado,mas e dai

    isso ae e proposital
    sem mais

  • Chuck Norris®:

    O Ibama não serve para nada. Eles aplicam multas, mas nunca serão pagas. Na Amazônia os fazendeiros desmatam, levam multas altíssimas, mas não pagam. Esse é o Brasil!

    A Chevron não está nem aí. Nos EUA é diferente, lá tem que pagar de um jeito ou de outro.

    • elisa:

      É isso aí… é como as penas de 100 anos de cadeia e nunca se cumpre nem metade da pena máxima de 30.

    • ira:

      CHUCK pega pesado para alguns,por minha vez penso que ele ainda é muito complacente.
      Quando se faz um paralélo com leis em vigor em outros paises é que se ve realmente como aqui só se fala,fala,fala,o que acaba se tornando uma FALÁCIA,e como se sabe o Brasil é perito em falar,faler,falar …………..

  • Austregon:

    Vamos nadar em petróleo,literalmente!

  • Angel M.:

    Se é descuido, desrespeito, negligência ou um motivo natural tanto faz. O que realmente importa é que isso prejudica muito o meio ambiente e os animais que vivem no mar e em áreas litoraneas.

  • Jonatas:

    Tanto que o governo adora se vangloriar desse presal, mas vai ver na realidade já é uma exploração estrangeira interesseira e impactos ambientais em nossas águas. Falta conhecimento, geológico e oceanográfico, falta respeito ao meio ambiente, e sobra interesse financeiro, sobra abertura a estrangeiros exploradores, sobra recursos a serem desviados para contas na Suíça.

  • Roberto:

    Sinto dizer, mas o problema não é da Chevron, o problema está na fragilidade do présal submarino, cheio de veias por onde o petrole e gazes antes acomodados agora são pressionados para subir às plataformas. Sinto dizer, mas não haverá petróleo do présal. É só política do país menos ético do mundo.

    • Jonatas:

      Se o problema é a fragilidade, tão logo a culpa é da irresponsabilidade de quem devia ter avaliado essa variável para não resultar nesses danos. Não voltamos à Chevron?

    • Danilo M.:

      Roberto alguém deve ser responsabisado pelo vazamento,mesmo que tenha sido vazado pela da fragilidade do présal esse petróleo não vazou de forma natural ele foi explorado,no caso a Chevron deve arcar com as consequências!!!

Deixe seu comentário!