É encontrado o maior buraco negro já conhecido – e ele poderia engolir o Sistema Solar

Por , em 16.01.2011

Foi descoberto um gigantesco buraco negro, que pesa o equivalente a 6,6 bilhões de sóis – com isso, ele ganha o título de maior buraco negro conhecido.

Ele fica localizado na galáxia M87, felizmente a uma distância considerável (50 milhões de anos-luz), na direção da constelação de Virgem. E ele poderia engolir nosso sistema solar de uma vez só: basicamente, sua largura é quatro vezes maior do que a da órbita de Netuno, o planeta satélite mais distante do nosso Sol.

Para determinar a massa do buraco negro, cientistas precisaram analisar estrelas próximas a ele e a velocidade em que estão orbitando a estrutura.

Suspeita-se que o buraco negro não tenha se alimentado apenas de gás e estrelas para chegar a esse tamanho, mas sim que ele tenha se fundido com outros buracos-negros.

Apesar de seu tamanho impressionante, cientistas acreditam que ele não irá manter o título de maior buraco negro conhecido por muito tempo – novas pesquisas estão sendo feitas e estima-se que, nos próximos 10 anos, novos buracos negros sejam descobertos, e há uma grande possibilidade de haver algum com tamanho suficiente para suplantar o nosso campeão. [PopSci]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

71 comentários

  • leandro balbino:

    o maior buraco negro do universso seria suficiente apenas para engolir apenas 1 sistema solar?????????
    que porcariazinha ein

    • A.S.S.:

      Estava escrito que poderia engolir o sistema solar e não que ele SÓ poderia engolir o sistema solar.

  • B̶r̶u̶u̶n̶o̶o ̶V̶i̶i̶e̶i̶r̶a̶:

    O Quasar é maior que esse u.u

  • Oestudante:

    Ai ai… Preocupados com um buraco negro desta distância? Nem o medo é tão medroso

  • magoado:

    Preocupados com buracos a 50 milhões de anos luz de nós….?? O certo seria se preocupar com “você” que não chegara aos cem anos de idade…kkk

  • camilly:

    tenho certeza q n são buracos negros q são portais,sera q alguma vez eles poderiam engolir a lua? se eles engolirem para onde a lua iria parar?

    • kiko:

      A lua simplesmente será engolida, no youtube você pode ver como que o buraco negro engoli as coisas. É MONSTRO DEMAIS !

    • Matheus Cardoso:

      Camilly, procure “Teoria dos Buracos Brancos” no Youtube. Vc irá gostar do que verá.

  • Kiki:

    <3 Astronomia XD

  • Marco:

    O horizonte de eventos desse buraco negro é gigantesco, tive o prazer de calcular. É monstruoso.

  • Marco:

    Gandhi

    Nunca chegaremos perto de um Buraco Negros. A partir do momento que atravessamos o horizonte de eventos, não existe mais volta. E então, ao sermos engolidor pelo buraco negro… Bom, aí você já sabe né?

  • Gandhi:

    Caramba meu sera que algum século podemos chegar perto de um buraco negro ? seria Legal mano a nova geração humana ia saber o que existe lá se não morrerem que nem dizem mas pode ser um portal para outras galaxias ou a morte do espaço bom ninguem sabe. Mas eu sei que para nós chegar pelo menos perto desses buracos negros precisamo investir na Técnologia espacial para desenvolver a propursão nos motores e fogutes das naves espaciais para descobrirmos a velocidade da luz.
    VAMOS PERGUNTAR PARA A GALERINHA DO STAR WARS A Guerra dos Clones ele sabem de tudo pq eles que descobriu kk

  • dierik:

    tomara que engula noso sistema solar inteiro

  • Pedro:

    Planeta destruído por aquecimento global? Não seja ridículo… nós humanos e outros seres vivos podemos sim ser destruídos, mas o planeta vai continuar muito bem.

  • Ailton:

    Ao contrario do que esta falando vitor , a ciencia mostra que futuramente a uma grande possibilidade do planeta ser destruido e a vida na terra dessimada!Por fatores simples:EX o aquecimento global entre outros,……….
    Sem querer descordar, o fato de nosso todo poderoso existir(deus)!Desculpe qualquer ofensa,…

  • Vitor ‘:

    Nenhuma catástrofe irá derrubar o planeta, nem irá dizimar toda a vida. Deus precisa da terra para restabelecer seu reino, esse planeta nunca acabará!

  • lukas:

    A vá

  • liz p:

    cara eu acho que isso é muito bom se a terra e todo o sitema solar fossem sugados porque agente poderia ver o que tem do outro lado do buraco negro nao é rsrsrss.agora falando serio eu me entereso muito por isso acho iso fasinante um dia nois nossos filhos ou filhos dos nossos filhos etc podem ariscar e ver o que tem no buraco negro espero que gostem.

  • RÁ:

    Essa distância é muito grande cara, imagine, 300 mil km por segundo, os segundos que há em um ano, os segundos que há em 50 milhoes de anos multiplicados por 300 mil km, é muita distancia não?

  • (\/) E T A L…:

    É a boca do Chuck Norris!!! Tô zoando, agora vou falar sério :p: A matéria diz que o buraco negro “felizmente” fica a 50 milhões de anos-luz… Ok, ok… Mas felizmente? Vocês não perceberam que buraco negro pode engolir o sistema solar?! É duro mesmo… O site que vc está lendo ficaria contente se o mundo fosse sugado!!! Vejam a minha cara de contente: 🙁

    • camilly:

      kkkkkkkkkk
      vc ta morrendo de medo de isso acontecer

    • Allan:

      Meu… quando se lê um texto não se lê por partes, e sim num todo. O “felizmente” foi utilizado para expressar alívio, uma vez que o tal buraco negro fica a 50 milhões de anos luz de distancia, ou seja, muito longe.
      Imagina você lançando um jato de luz agora, e que esse jato de luz irá viajar com a sua velocidade durante 50 milhões de anos. Conseguiu imaginar a distancia que essa luz vai viajar? Essa é, felizmente, a distancia nossa com o buraco negro da matéria acima.

  • (\/) E T A L…:

    É a boca do Chuck Norris!!! Tô zoando, agora vou falar sério :p: A matéria diz que o buraco negro “felizmente” fica a 50 milhões de anos-luz… Ok, ok… Mas felizmente? Vocês não perceberam que buraco negro pode engolir o sistema solar?! É foda mesmo… O site que vc está lendo ficaria contente se o mundo fosse sugado!!! Vejam a minha cara de contente: 🙁

  • abel zacarias:

    complicado quando se fala de buracos negros se ha teorias que dizem k o universo surgiu de um buraco negro então este buraco tambem pode muito bem nos consumir huhuhuhuhuhuhhuhuh brincadira cara

  • Jaime:

    Um buraco negro com esta dimensão, cujo tamanho, é apenas uma estimativa,só podera ser em si um universo ou seja uma porta em que ninguem pode passar integralmente, e muito menos regressar e dizer o que acontece. Interessa é pensar nos acontecimentos provaveis, pois no estado actual do conhecimento tudo é possivel.

  • Sérgio:

    Quero parabenizar aqui os comentários desse pessoal que prá mim superou a matéria sobre o assunto. Pessoal, valeu pela quantidade de informações nos comentários de altíssima qualidade.

  • CARLOS CORGA:

    O universo é maravvilhoso assustador, misterioso. Existe uma inteligencia por traz de todas as coisas organicas e inorganicas; e multiplas realidades em 11 dimensões.

  • Juliano:

    Concordo com vc Jorginho, é impossível ser breve em relação ao Universo. Falando de buracos brnacos, seria como um oposto de buraco negro (em que nada pode sair), sendo assim, num buraco branco nada poderia entrar, nem a luz… meio difícil de se entender!!! Há muitas teorias sobre isso, mas são apenas postulados!

  • Jorginho:

    Juliano disse: “Pessoal, pesquisem primeiro o que é um buraco negro!!!! Esse título foi dado porque a velocidade de escape de tal corpo-celeste é muito grande, maior até que a velocidade da luz…
    Tentei ser breve… rsrs

    É impossível ser breve relativo ao Universo.
    No tocante ao buracos… Ele também não poderia ser considerado um ralo sem espiral e por haver nele altíssima quantidade de matéria (densidade)acaba “furado” jorrando matéria para uma outra posição indefinida,como sugere a teoria dos buracos branco?

    Carlos Corga,vejo sentido na teoria do Nassin Haramein.

    http://ciclofinal.blogspot.com/2009/04/nassim-haramein-as-dimensoes-e-o.html

    Excelente.

  • pa……………..o:

    prova nossa insignificância e nos remete ao grande mistério

  • CARLOS CORGA:

    Minha opnião, é que o maior físico da humanidade atual, chama-se Nassin Haramein; e se ele falou que o universo se expande e se contrai ao mesmo tempo, concordo com ele. Se expande na melhor forma volumétrica que é a esférica, e se contrai no menor volume que é o tetrahedrico. E note-se que em uma esfera consegue-se circunscrever 64 tetrahedros e que interessantemente tambem é o nº de codons do DNA.

  • Juliano:

    Pessoal, pesquisem primeiro o que é um buraco negro!!!! Esse título foi dado porque a velocidade de escape de tal corpo-celeste é muito grande, maior até que a velocidade da luz, e qualquer coisa que “cair” nele, nem mesmo a luz, pode sair. MAS ELES NÃO SÃO BURACOS!!! No centro da maioria das galáxias existe um boraco negro. Na nossa própria tem um, á 27 mil anos-luz de distâcia de nós. Não é possível vê-los (lógico), a massa, a distância e até a sua presença são medidos pelas estrelas que o orbitam.

    Tentei ser breve… rsrs

  • Reinaldo:

    Seph. A gravidade do nosso planeta, da lua, do Sol, realmente não modificam a luz. Mas um Buraco negro é diferente, a gravidade presente nele é milhões de milhões de vezes mais poderosa do que a da terra. tamanha gravidade consegue deformar até mesmo o espaço/tempo a sua volta atraindo até mesmo a luz. Um buraco negro não é um buraco vazio no espaço, é um corpo celeste, assim como o Sol o é, mas com algumas diferenças. É um corpo celeste negro com uma gravidade descomunal que atrai tudo para si. Seria como pegar o planeta terra todinho e enfia-lo nunma ponta de caneta. Imagina só o tamanho da pressão na caneta? adiciona-se tambem que ele gire em torno de si mesmo a uma velocidade absurda!! Pronto, temos um buraco negro.

  • Neusa Iracy Vasconcellos:

    Para o entendimento humano, tão iludido por falsas “teorias”, imaginar a magnitude dessas pesquisas, através do esforço dos cientistas, que conseguiram trazer até nos, descobertas importantes, e tão maravilhosas, que renascem o coração na esperança, e na confiança do porvir da humanidade.

  • PredadorXD:

    @Seph um fóton tem massa e um buraco negro não é um buraco rs, é apenas uma concentração absurda de massa que gera uma gravidade estúpida, que por sua vez consegue dobrar o espaço-tempo a sua volta. Leia sobre a teoria da relatividade e tudo vai ser melhor explicado.

  • Ignorante:

    Acontece que existem matérias com densidades que vcs cientistas nem sequer imaginam. Vossa tabela de elementos está incompleta. É dessas matérias que são feitos esses corpos celestes, que não são buracos coisa nenhuma e sim o contraponto das estrelas.

    Esses mundos loucos são gigantescos corpos infra-dimensionais.

  • Marilda Baptista:

    Pôxa vida! Que buracão!
    Não entendo nadica da ciencia do céu.Só acho lindas as estrelas em noites bem escuras,sem iluminação publica nas ruas.De preferência.
    De buraco negro me basta,e deveria bastar a muitos, esse que estamos envolvidos até o pescoço,o do nosso proprio planeta cada dia mais escuro e menos planeta/humanidade.Que adiantam as elocubrações indecifraveis de alguns sobre a formação do universo se é ou não Big Bang.Pra que pensar se vamos emburacar um dia, enquanto no chão firme o pp “ser humano” destroe sem pensar no futuro.De onde viemos?Para onde vamos? Poupem-me! Quero saber como estamos.E vamos mal.

  • ANTÓNIO BARRAS:

    50 Milhões de anos luz realmente para nós é uma grande distancia, qual o conhecimento cientifico actual para se saber o que aconteceu neste período de tempo!Já passaram 50 milhões de anos luz!O que aconteceu no Universo neste período de tempo!Estamos a observar um passado em que o tempo é longo para a nossa visão de existencia.É um número cuja grandeza para certas mentes extraterrestres pouco ou nada diz!Realmente somos menos que um grão de areia existente numa praia!

  • evaldo flamarion de alvarenga:

    Boa, Lisandro!!!
    Acho que você está lendo o nosso cosmólogo Marcelo Gleiser.
    Oseu último livro “CRIAÇÃO (IM)PERFEITA, discorre sobre tudo
    que você comentou de maneira bem facil de comprender.
    Recomendo a todos que nãocompreendem o universo, mas tem von-
    tade de conhecer, cientificamente, sem dogmas, milagres e ou-
    tras sandices.
    Abraços

  • carlos roberto henrique:

    ESTE BURACO NEGRO, REPITO. É MAIS UMA DAS PROVAS QUE ESISTE UM SER PODEROSO QUE TUDO FEZ. MAS COMTINUO DIZENDO QUE: O IMPOSSIVEL É DESCOBRIR QUEM FEZ, O QUE TUDO FEZ. CARLÃO

  • Emanuele Jaqueline Michkinis Silva:

    Um dia eu e minhas amigas estavamos discutindo sobre essa asunto em sala de aula com minha professora de ciencias então eu questionei…
    Por que os cientitas nao desenvoveram alguma nave que possa ir até lá dentro e voltar pra contar o que tem lá \o/ ai ela disse que isso é uma esperiencia desnecessaria que gastaria bilhões de dolares para chegar até lá a nunca mais voltar então eu disse mais então manda so um homen amarrado em uma corda ele entra depois nós puxamos ele por essa corda… shaushauhush ela riu mais sera que daria certo? \o/ shauhsuah

  • =p:

    Vai saber…
    Nossa galáxia poderia estar dentro de um neste momento, ningém sabe…

  • arcy:

    acho que cada um deve cuidar de seu buraco negro, interior. rsrsrrs…

  • Seph:

    Uma coisa que eu não entendo.
    Os fótons que compõem a luz, são energia, não existe massa qualquer.
    Gravidade atrai massa.
    Como a gravidade do buraco negro, por mais gigantesca que seja, como pode “sugar” a luz? é algo impossível, a não ser que os fótons carregam uma massa insignificante, mas mesmo 1 elétron é levado pelo buraco negro, por mais de sua massa minúscula.

    Outra coisa.
    Buracos Negros são ou não furos no espaço tempo? Se forem, não significa que os objetos são destruídos, podem ser “desmontados” e enviados para lugares diferentes em uma época diferente, pois tempo e espaço estão envolvidos em laços. É como um tele transporte de massa incompleto, ou pode ser completo… Isso se for um buraco no espaço tempo, poderia ser que nem a dobra espacial em Star Trek.
    Porém, se forem simplesmente alguma matéria que se encolhe por sua gravidade absurda, e não pode ser vista, seria esse o buraco negro?

  • Bruno:

    Como somos insignificantes!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Perguntar não ofende. Se o buraco negro não emite luz, como os cientistas sabem a distância deles? Quem poderia explicar?

    • SteelGerman123:

      Simples, o disco de acreção é que gera essa luz

  • Everton:

    O pessoal tá inspirado sobre esse assunto.
    Mas isso é normal, é mais fácil a gente se inspirar sobre algo que não conhecemos, pois se pode falar bobagem a vontade 😉

  • Werex:

    50 MILHÕES DE ANOS LUZ!?
    Isso quer dizer que a luz demorou 50 milhões de anos para chegar aqui! O que quer dizer que esse buraco negro está 50 milhões de anos mais velho do que observamos agora!

  • Giba:

    ou será que o “Cesar sabe tudo da estrela” é o CRC

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Os buracos negros é o espírito santo

  • Pat:

    Nao deveria haver conflitos entre fé e ciencia.
    A fé descreve os eventos da criação , e a ciencia descreve estes acontecimentos.
    Deus aceita a ciencia , mais a ciencia ainda tenta provar que Deus existe.

  • hiago:

    De fato ele tem um tamanho interessante pois mostra que ele não só engoliu algumas estrelas mas tambem um outro buraco o que comprova o seu poder e a sua força gravitacional.
    50 Milhoes de anos luz, uma distancia muito grande e que não oferece risco quase nenhum ao nosso sistema

  • pri:

    pode ser misterioso e até aterrorizante, mais é incrivelmente lindo!

  • The end is coming:

    é interessante pensar q este buracos negros tenham engolido planetas habitados com vida inteligente…

  • clarice:

    Putz!!!! mudou a minha vida….

  • criancinha:

    CRC, agradeço pelos esclarecimentos.

    Mas e ai, a gravidade é uma força gerada mesmo por uma partícula ou é uma distorção do espaço-tempo? Essa é minha dúvida…..

  • Caio:

    Voces cientistas falam do big bang que o mundo veio no BIG BANG!

    mais perai nao precisa ser cientista pra saber que se antes do big bang n tinha nada entao como tinha 2 particulas de atomos para se chocarem?

    Vao crer em Deus e deixem este negocio de teoria da criaçao do mundo leiam a biblia e voces verao como ele foi criado..!

  • André Noll:

    Ainda bem que ele fica a 50 milhões de anos luz da terra!
    Isso é Insignificante!

  • SENAM:

    Isso é o OLHO do UNIVERSO que esta de olho em nós, se cuida humanidade!!!!!!!!!!

  • CRC:

    CRIANCINHA,

    A gravidade é uma força fraca de atração da matéria. Ela “age” sempre, independente das outras forças. Sendo uma força, não cria matéria, apenas atua sobre elas.
    A matéria e a anti-matéria não tende a se separar, tendem a se destruir. Na matemática, 1-1=0, na natureza também.
    A estabilidade do universo não existe. O universo não é estável, não existe equilíbrio. Para existir estabilidade e equilíbrio, o universo deveria ser inerte.
    O que conhecemos por estabilidade e equilíbrio é uma tendencia, ou seja, as forças que interagem estão sempre tendendo ao equilíbrio. Quanto mais o universo “esfria”,
    mais próximo do equilíbrio estamos.
    Se o universo, o sistema solar e até mesmo a Terra estivessem em perfeito equilíbrio, não existiriam dias e noites, cometas, estrelas, efeito estufa e nem nós existiríamos. Nada se cria ou se desenvolve no equilíbrio.

    Espero ter ajudado.

  • criancinha:

    Pelo que vi um buraco negro cresce à medida que “engole” mais e mais matéria ao seu redor.

    Pelo que entendi então a gravidade me parece que é um dos atributos da matéria, e nao propriemamente uma distorção do espaço-tempo em si, mas que o provocou.

    Vejo assim porque se diz que a gravidade é a menor força elementar da natureza. Ela só age quando todas as outras forças somadas são inferiores à quantidade de gravidade existente. Logo, se a gravidade fosse independente da matéria ele agiria até nas áreas do espaço em que não existe matéria, ou seja, poderiam aparecer instantenamente buracos negros nos espeços vazios do universo.

    Se bem que… por outro lado, ha constatação de que até no espaço vazio exste a criação e aniquilação de matéria e anti matéria. Talvez seja por essas interações que não aconteceria buracos negros: a matéria e antimatéria tentem a se separar, mas por não terem força suficiente para se manterem, são aniquiladas (forçacas a se contrair novamente) pela gravidade do espaço-tempo. Essa “luta” que deve manter o universo em relativa estabilidade.

    PS: isso é so uma opinião ok, não quero ensinar nada a ninguem pois nao entendo do negócio, estou aqui apenas para levantar dicussão e aprender com quem sabe.

    Att.

  • Marcelo M.:

    Citando você, sapientíssimo Hubris…

    “BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ! BLÁ!”

    Sua arrogância não deixa que eu ouça (digo, leia) suas palavras…

  • CRC:

    LISANDRO,

    “o nosso Universo surgiu da expansão de um Universo preexistente, e que depois do mesmo haverá sucessões sem fim, de expansões e contrações…”

    Esta afirmação está equivocada. Hoje sabemos que o universo está em expansão acelerada, então não tem como se contrair para explodir novamente. É mais provável que novas explosões ocorram por concentração de matéria com a de outros big-bangs paralelos.

  • Roberto:

    Apenas especulamos o que causa um vazio no espaço. Não dá para constatar o que há nesse espaço vazio em que não há luz. É algo que ainda compreenderemos

  • clodomortoniano:

    DÚVIDO ELE ENGOLhttp://www.youtube.com/user/clodomortoniano
    IR O QUE TEM NO MEU VÍDEO! UUUUUAAAAALLL!

  • clodomortoniano:

    DÚVIDO ELE ENGOLhttp://www.youtube.com/user/clodomortoniano
    IR O QUE TEM NO MEU VÍDEO!

  • cpuvirtual:

    50 milhões de anos-luz!

    Nesta distância o título da matéria perde completamente o significado!

  • Luiz Jesus:

    É algo tão grande que a mente humana atual não pode imaginar, creio que muito do que vemos pelo Universo afora, só poderá ser realmente observado e estudado daqui uns 300 mil anos, quando as mutações necessárias no ser humano, assim o permitirem.

  • Pensador:

    Que maravilha. Isto só comprova a nossa insignificância.

  • Gustavo Souza:

    Os buracos negros são impressionantes, sinceramente eu não consigo imaginar a estrutura de um, este é muito impressionante.
    Considero muito complexo imaginar algo que tem tamanha massa e gravidade que nem mesmo a luz escapa, no nosso mundo 3D, é complicado imaginar algo assim.
    Gostaria que vocês esmiuçassem a estrutura desses componentes que chamam tanto a atenção da humanidade.

Deixe seu comentário!