É oficial: homeopatia é só água cara, tão boa quanto qualquer placebo

Por , em 20.02.2016

“A homeopatia é um beco-sem-saída terapêutico”, declarou um cientista, depois que uma revisão sistemática concluiu que o tratamento controverso não é mais efetivo do que placebos.

A constatação foi feita pelo professo Paul Glasziou, um acadêmico em medicina da Universidade Bond, trabalhando em conjunto com o Conselho de Saúde e Pesquisa Médica Nacional, após revisar 176 estudos sobre a homeopatia, para determinar se o tratamento é válido.

Um total de 57 revisões sistemáticas, feitas sobre os 176 estudos e focando em 68 doenças diferentes, não encontrou nenhuma evidência de que a homeopatia fosse mais efetiva que os placebos.

A homeopatia é uma medicina alternativa baseada na ideia de diluir substâncias em água. De acordo com o NHS: “Os praticantes acreditam que quanto mais diluída uma substância é, maior o seu poder para tratar sintomas. Muito remédios homeopáticos consistem em substâncias que foram diluídas muitas vezes em água até que não há nada ou quase nada da substância original nela”.

O estudo concluiu que “não há efeito discerníveis convincentes além do placebo” e que “não há evidência confiável de pesquisas em humanos que a homeopatia tenha sido efetiva para o tratamento da gama de doenças considerada”.

O professor Glasziou escreveu: “Eu estou aliviado que a árdua jornada de sintetizar as evidências acabou. Eu comecei a jornada com uma atitude de ‘eu não sei’, curioso se este tratamento poderia funcionar… Mas perdi o interesse depois de ver as 57 análises sistemáticas que continham 176 estudos individuais e não encontraram nenhum efeito convincente discernível do placebo”.

Ele prossegue: “Eu posso entender por que Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, estava insatisfeito com as práticas médicas do século 18, como sangrias e purgas, e tentou encontrar uma alternativa melhor. Mas eu acho que ele estaria desapontado pelo fracasso coletivo da homeopatia em seguir suas investigações inovativas; em vez disso, prosseguiram seguindo um beco-sem-saída terapêutico”.

No Reino Unido, dois hospitais do sistema nacional de saúde fornecem tratamento homeopático. No Brasil, a homeopatia é tratada como se fosse coisa séria pelo nosso Ministério da Saúde, e oferecida no Sistema Único de Saúde, prática apoiada e comemorada, pasmem, pelo Conselho Federal de Farmácia. [Indepndent]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Mário Cardia:

    O revisor deixou passar “professo”.

  • Mauricio Ricardo Wendling Parisotto:

    Também acho que a homeopatia não serve para nada. Como diz Esther Hicks “o que se quer, se acha”…

    • Cesar Grossmann:

      Nada a ver…

  • Mauricio Ricardo Wendling Parisotto:

    Eu quase declino deste site por causa dessa matéria. Mas entendo que os grandes conglomerados farmacêuticos os coadunam pela vossa opinião..

    • Cesar Grossmann:

      Não são só os grandes conglomerados farmacêuticos, Maurício. As experiências em laboratório também coadunam com isso, a homeopatia é só água cara. Muito cara.

Deixe seu comentário!