Foto espacial: um misterioso espiral ao lado de uma enorme estrela

Por , em 15.09.2010

O que criou esse enorme e misterioso espiral espacial? Nenhum astrônomo sabe ao certo. Suspeita-se que seja um sistema binário de estrelas que entrou em uma fase de nebulosa planetária, quando sua atmosfera exterior foi ejetada.

O espiral tem meio ano luz de comprimento e tem uma taxa de expansão incrível: a cada 800 anos uma nova camada de poeira deve aparecer.

Essa estrutura desconhecida foi catalogada como IRAS 23166+1655.

A foto foi tirada em infravermelho pelo Hubble. Suspeita-se que a iluminação do espiral misterioso seja proveniente de estrelas próximas mas, novamente, nenhum astrônomo tem certeza. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

15 comentários

  • Edson Guglielmelli:

    Foi um dos puns da minha ex !

  • Filipe Rodrigues:

    É o “doutor quem” entrando nesse universo

  • Artur:

    Os seres que habitam este planeta mal conhecem sua propria natureza, e querem opinar sobre as conformações do hiper espaço. Terraqueos busquem sua propria natureza suas energias e todo o mal que estão fazendo ao seu mundo por desconhece-las. Ainda é muito cedo para explorar o ceu hoje é necessário que ” conheçam a ti mesmo ” para depois conhecer a natureza do multiverso.

  • L Continuum:

    Acredito que seja um Buraco Negro.

  • ricardo santos:

    eu acho que pode ser tecnologia alienigena! tudo é possível na imensidão do espaço sideral!

  • Mataga:

    Bom, independende de que achemos ou especulemos o FATO é que ela existe.

    E me parece que vai continuar existindo sem se “preocupar” com nossa opinião.

    Engraçado mesmo é ser jogo de luz… que estaria jogando com ela?? Heim, Thais??

  • thais:

    Eu acho que isso é só um jogo de luz para aparecer uma espiral assim ,nunca!!

  • Mário Victor:

    Parece o que aconteceu na Noruega(2008 ou 2009),só que,os da Noruega,eram bem menores.

  • brenda:

    acho que e verdade porque no nosso universo a muitos buracos negros e galaxias porque tbm pode aparecer tudo no sistema solar

  • gargwlas:

    rcvertex, larga de ser tapado… mentes de primatas iguais a sua que nao contribui com nada… so falacia

    tudo é calculo, baseado em distancia da observação com a terra, taxa do crescimento no tempo em que foi observada…. é possivel saber sim aproximadamente o tamanho que terá, levando-se em conta que é um evento constante e nao sofrera fatores externos..

    a matematica é foi feita justamente para “prever” o futuro ou pelo menos aproximar

    Exemplo, não faça medidas de madeiras de um guarda roupas, e faça os recortes só a olho nu… quase certo que saira tudo torto e fora do lugar…

    faça o planejamento em papel ou computador primeiro, calculando o tamanho de cada madeira e se nao acertar de primeira, será necessario somente pequenos ajustes.

    nao irei recomendar vc ir pra escola, mas irei recomendar que abra sua mente e aprenda usar a cabeça para alguma coisa alem de carregar os olhos para olhar na tela de um pc e escrever asneiras..

  • abreu:

    Isso aí é fótoshopping….

  • rcvertex:

    O que acho viagem dos Astronomos, dos Doutos Astrofísicos que combatem qualquer coisa ligada à espiritualidade, são estas afirmações equivocadas, como ele podem afirmar que a cada 800 anos uma nova camada de poeira é aumentada? Baseado em que eles tiram estas conclusões? São afirmações equivcadas como estas que me faz descrer mais e mais nestes “gênios da ciência” de nosso século, não seria mais ponderado colocar tudo como uma “suposição” e explicar a causa desta suposição!

    Até quando estes cérebros descendentes de primatas estarão se enredando em suposições esdruxúlas como esta?

  • Jonas:

    É um buraco de minhoca!

  • Márcio:

    Se essa espiral estiver em órbita da estrela, por não haver luz própria e sim ser uma nebulosa de reflexão, pode ser um gigante gasoso que esta ejetando parte de seus gases com efeito estilingue gravitacional causado pela estrela formando um efeito semelhante à io lua de Júpiter.

  • lucas:

    mais uma vez, um mistério desse gigante desconhecido.

Deixe seu comentário!