Ho’oleilana: A descoberta cósmica que intriga os astrônomos

Por , em 23.09.2023
Ilustração de um artista de Hoʻoleilana. (Crédito da imagem: Frédéric Durillon, Animea Studio; Daniel Pomarède, IRFU, Universidade CEA Paris-Saclay.)

Na vizinhança cósmica, astrônomos fizeram uma descoberta intrigante: uma estrutura colossal que se estende por quase 1 bilhão de anos-luz. Essa construção enigmática, localizada a apenas 820 milhões de anos-luz da nossa Via Láctea, foi batizada de “Ho’oleilana”, um nome inspirado no canto de criação havaiano, Kumulipo.

Os cientistas acreditam que Ho’oleilana pode ser uma relíquia dos momentos primordiais do universo, possivelmente originada do Big Bang. Essa estrutura é caracterizada por um agrupamento de galáxias dispostas ao redor de um imenso vazio esférico. Os pesquisadores acreditam que ela represente um fenômeno conhecido como oscilação acústica de bárions. Esse acontecimento peculiar envolve uma onda de pressão congelada no tempo durante a infância do universo e posteriormente expandiu-se para proporções cósmicas à medida que o próprio universo se expandia. As descobertas sobre Ho’oleilana foram detalhadas em uma publicação no The Astrophysical Journal em 5 de setembro.

Curiosamente, a descoberta de Ho’oleilana foi fortuita, já que não era o foco principal da investigação dos astrônomos. A imensa envergadura dessa estrutura cósmica ultrapassou os limites da porção do céu sob escrutínio durante sua análise. Como o Dr. Brent Tully, astrônomo da Universidade do Havaí em Manoa, observou: “Não estávamos procurando por isso. É tão gigantesco que se estende até as bordas do setor do céu que estávamos analisando”.

O tamanho impressionante de Ho’oleilana desafia as expectativas prevalecentes e levanta a possibilidade de que o universo possa estar se expandindo a uma taxa mais rápida do que se pensava anteriormente, de acordo com Tully.

No âmbito do modelo padrão de cosmologia, a formação do universo começou após o Big Bang. Durante essa época inicial, o cosmos era uma mistura turbulenta de partículas de matéria e antimatéria, emergindo para a existência apenas para se aniquilarem mutuamente ao colidirem. As forças gravitacionais compeliram esses bolsões de plasma a se contraírem, resultando em aumento de pressão e temperatura. Esse processo deu origem a ondas sonoras, chamadas de oscilações acústicas de bárions, que se propagaram para fora dessas regiões de plasma.

Essas oscilações serviram para repelir qualquer matéria remanescente que não tinha sido atraída para o centro dessas regiões de plasma em contração. Posteriormente, essa matéria expelida esfriou e formou halos ao redor dos aglomerados de plasma. Nesse ponto, a maior parte da matéria do universo começou o processo gradual de se consolidar em estrelas e galáxias, distribuídas em finas camadas ao redor de inúmeras lacunas cósmicas, assemelhando-se à aparência de bolhas de sabão em uma pia.

A descoberta da equipe de astrônomos desse vazio massivo ocorreu acidentalmente enquanto eles montavam um catálogo com 55.877 galáxias. Esse catálogo foi meticulosamente mapeado para discernir padrões na distribuição das galáxias. A partir desse exercício de mapeamento, emergiu um anel expansivo com cerca de 1 bilhão de anos-luz de diâmetro. Esse anel estava adornado com galáxias e conectado a filamentos cósmicos, enquanto seu interior estava conspicuamente vazio, exceto por um superaglomerado de galáxias em seu núcleo, chamado Superaglomerado de Boötes.

Daniel Pomarede, um cosmógrafo da Universidade CEA Paris-Saclay na França, desempenhou um papel fundamental na criação de um mapa tridimensional de Ho’oleilana, lançando luz sobre sua composição e sua relação com a paisagem cósmica circundante. Ele observou: “Sou o cartógrafo do grupo, e mapear Hoʻoleilana em três dimensões nos ajuda a entender seu conteúdo e sua relação com o entorno. Foi um processo incrível construir este mapa e ver como a gigantesca estrutura de casca de Hoʻoleilana é composta por elementos que foram identificados no passado como sendo algumas das maiores estruturas do universo.”

Devido à sua escala, Ho’oleilana supera a maioria das oscilações acústicas de bárions, sugerindo que a expansão do universo pode estar ocorrendo a um ritmo mais acelerado do que se teorizava anteriormente, cerca de 76,9 quilômetros por segundo por megaparsec, em comparação com a faixa estabelecida de 67 a 74.

Para confirmar essa hipótese, os cientistas pretendem realizar observações ainda mais detalhadas dessa bolha cósmica petrificada. Isso pode proporcionar insights valiosos sobre a natureza e a evolução em curso do nosso vasto universo. [Live Science]