LHC provou a inexistência de fantasmas, disse cientista

Por , em 17.02.2017

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é uma das experiências científicas mais incríveis do mundo.

O colisor de partículas já foi capaz de provar muitas teorias emocionantes, testemunhar a criação do plasma quark-glúon (a matéria mais densa fora dos buracos negros), encontrar evidências-chave contra a supersimetria e descobrir o famoso bóson de Higgs, resultado que gerou um Prêmio Nobel de Física.

Muitas pessoas, no entanto, não têm sequer conhecimento de todas essas maravilhas que o LHC está desempenhando, em geral porque mal podem soletrar “quark-glúon”.

Porém, uma certa conclusão que o LHC nos permite tirar pode agarrar a atenção do público: pelo menos um físico sustenta que ele, de fato, refutou a existência de fantasmas.

Como é que é?!

O físico em questão é Brian Cox, pesquisador de física de partículas na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Em uma transmissão recente feita pela BBC, os convidados do programa “The Infinite Monkey Cage” estavam discutindo a ciência e o paranormal, quando Cox afirmou o seguinte:

“Antes de fazermos a primeira pergunta, eu vou dar uma declaração: não estamos aqui para debater a existência de fantasmas porque eles não existem. Se queremos que algum tipo de padrão que carrega informações sobre nossas células vivas persista, então precisamos especificar exatamente qual meio carrega esse padrão e como ele interage com as partículas de matéria a partir das quais os nossos corpos são feitos. Temos que, em outras palavras, inventar uma extensão para o Modelo Padrão de Física de Partículas que escapou à detecção no Grande Colisor de Hádrons. Isso é quase inconcebível nas escalas de energia típicas das interações de partículas em nossos corpos”.

Não entendeu nada? Pois é. Cox usou alguns termos científicos que podem confundir leigos como nós, de forma que o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que também estava no programa, pressionou o cientista para esclarecer sua declaração.

“Se eu entendi o que você acabou de declarar, você afirmou que o CERN, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, refutou a existência de fantasmas”.

“Sim”, respondeu Cox.

Cadê?

O físico explicou que, se houvesse algum tipo de substância “dirigindo” nossos corpos (algo que poderia virar um fantasma depois da nossa morte, e mover nossas pernas e braços), então deveria interagir com as partículas das quais nossos corpos são feitos.

Dado o fato de que o LHC já fez medidas de alta precisão sobre as maneiras como as partículas interagem, Cox concluiu: “Minha afirmação é que não pode haver nada, tipo uma fonte de energia, que está dirigindo nossos corpos”.

Embora existam inúmeras explicações científicas que refutam e desacreditam o paranormal, a declaração de Cox parece nova.

A ideia é mais simples do que sua explicação sugere: se fantasmas existem, eles são feitos de partículas, não é mesmo? Logo, se eles estivessem mesmo invadindo o mundo físico, então certamente seus “rastros” seriam detectados pelo LHC. Isso não aconteceu. [RealClearScience]

54 comentários

  • Fernando Soares:

    Como se prova a existência de algo que nem ao menos possuí uma definição clara ? Pior ainda é afirmar inexistência nestas condições. Isso coloca em descrédito o tal cientista, é preciso insistir : ” OK , mas o que são fantasmas, o que define isso afinal de contas??” Até hoje, nunca obtive uma resposta… logo, não se tentar provar existência ou inexistência daquilo que simplesmente não tem definição alguma !!!

    • Cesar Grossmann:

      Para ter fantasmas/espíritos, tem que ter um novo tipo de partícula. O LHC mostrou que não tem outro tipo de partícula. Logo, não tem fantasma/espírito. Fantasma/espírito não está definido, mas para que eles atuem sobre o corpo das pessoas, tem que ter a tal da partícula que não existe.

    • Willian Santos:

      Para mim parece muito mais plausível o cenário em que os fantasmas são feitos de ondas, e não de partículas.
      Faz muito mais sentido que eles sejam feitos de ondas.

    • Cesar Grossmann:

      Ondas mecânicas, como as vibrações sonoras? Ou ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio, luz, raio-X, etc? Estes dois tipos de ondas nós detectamos facilmente. Ondas gravitacionais também não se sabia que existe, mas agora até já as detectamos. Que ondas seriam os fantasmas?

  • Gabriel Tadeu Santana:

    Acredito em “algo sobrenatural” porém, eu entendo o lado da ciência. A ciência não existe para atacar as crenças de ninguém….

    • Gabriel Tadeu Santana:

      Ela busca respostas dentro das leis da física e do universo. Se existir o sobrenatural, está alem destas leis e portanto, fora da área de…

    • Cesar Grossmann:

      Pessoas alegam que existem fenômenos naturais que tem causas sobrenaturais. O LHC mostrou que não existe nenhum tipo de partícula ou força que poderia dar respaldo a esta alegação. Dentro do âmbito da ciência, portanto.

    • Gabriel Tadeu Santana:

      Sim Cesar,e uma resposta dentro do âmbito da ciência. E eu acredito que ele esteja certo, não acho como muitos que, ele errou, que ele é “incapaz”. Pra mim essa descoberta do LHC não significada nada porque dentro do modelo padrão de partículas, a ideia de fantasma e alma já era inviável muito antes. Mas eu alem disso tenho minhas duvidas. Se existe por exemplo um Deus que criou tudo, e não me refiro ao Deus descrito pelos homens na bíblia. Se esse Deus apesar de toda essa façanha, não fosse capaz de esconder seus rastros do homem, ao meu ver seria um Deus incompetente. Agora por eu falar isso, ganho a antipatia dos cristãos, e por eu acredita numa ideia de que exista algo alem das leis da física atual, também ganho a antipatia dos ateus então, eu to na merda amigo kkkkkk

    • Cesar Grossmann:

      Você ainda usa uma explicação sobrenatural para algo que a ciência não tem uma explicação definitiva.

  • Gabriel Tadeu Santana:

    Se existir Deus e espíritos, Está alem dos limites do nosso universo e das leis da física. E provavelmente nunca descobriremos em vida.

    • Gabriel Tadeu Santana:

      E não sou religioso, queria explicar bem o que quis dizer e o que penso mas, limites de caracteres impedem kkk

  • Francine Marcondes:

    A ausência de evidência não é a evidência da ausência. É risível que o mencionado cientista não esteja ciente desta regra básica do universo

    • Cesar Grossmann:

      Não é ausência de evidência, é evidência de ausência que foi observada. Não existem outras partículas além daquelas do modelo padrão dos físicos, se houvessem elas apareceriam no LHC. Então, nada de fantasmas.

  • Jóquei de Pégasus:

    Só posso rir da presunção do sujeito.

  • Luis Fernando:

    Quem crê no metafísico, 1º) Crê, 2º) Crê que não é matéria. Nesse contexto é impossível qualquer dedução lógica.

  • DJX:

    Irracional dentro da limitada proposta da ciência, que é da maioria, o que me assusta é a petulância em ACREDITAR somente no seu método, aff

    • Cesar Grossmann:

      Sabe por que não se usa outro método? Por que não apareceu nada melhor. Assustadora é a petulância de quem diz que o método científico não funciona só por que não “prova” o que eles “querem que seja verdade”.

  • Jonathan Nascimentto:

    Acho improvável alguém provar a inexistência de algo? Por acaso testaram todas as possibilidades existentes? E as que não conhecemos?

  • Eduardo Novachinsky:

    Abalen , você não falou bobagem !

  • DJX:

    Ja li matérias vazias mas essa se superou, ele nega a existência antes de qualquer ponto, ou seja, são cegos dando socos no escuro, lamentav

    • Cesar Grossmann:

      Prove que eles estão errados…

    • DJX:

      Primeiro você prove que não existe, provar a inexistência é alguém desesperado gritando pela sua crença, totalmente ridicula essa materia.

    • Cesar Grossmann:

      DJX, se existe o “sobrenatural”, então deve ter evidência dele. Se o “sobrenatural” existe, então ter evidências dele em experimentos científico. #SQN Logo, não existe. #QED

    • DJX:

      Cesar, meu caro Cesar? Quando volta pra não falar nada? Quem disse que a busca da evidência esta pelo caminho certo? Por favor, fique quieto

    • Cesar Grossmann:

      E aí está, quando não tem razão, manda calar a boca…

  • Claudiomar Santos:

    Que bobagem … . Despropósito … . Clara declaração para aparecer na mídia … . Mas aparecer deste jeito … .

  • Santini Alves Ribeiro:

    Não foi só de fantasmas, provou a inexistência de forças que controlam a matéria como deuses, anjos, etc..

    • Cesar Grossmann:

      Exatamente!

  • dalton:

    “Na qualidade de alguém que devotou a vida inteira à ciência mais esclarecida, ao estudo da matéria, posso fazer a seguinte afirmativa como resultado de minhas pesquisas sobre os átomos: a matéria, como matéria propriamente dita, não existe! Toda matéria se origina e existe apenas em virtude da força que faz vibrar as partículas de um átomo e que consegue manter unido esse extremamente diminuto sistema solar. Devemos assumir que por trás dessa força existe uma Mente consciente e inteligente. Essa Mente é a matriz de toda matéria.” Max Planck. Pai da física quântica.

    • Cesar Grossmann:

      Max Planck podia estar errado. Ou será que ele era infalível? Vamos agora endeusar o Max Planck por que ele fala o que a gente queria ouvir?

  • Aureo Gaspar:

    Esse tipo de declaração parece-me mais um ‘exercício de autoridade’ do que um posicionamento científico, existam fantasmas ou não.

    • Cesar Grossmann:

      A maioria das pessoas não entendeu a posição do cientista. Ele formulou uma hipótese, “existe alma/fantasma”. Se existir, tem que ter uma nova partícula, capaz de fazer a conexão entre o “mundo dos espíritos” e o mundo natural. Não existe tal partícula, então não existe “alma/fantasma”. É perfeitamente válido, mas é normal que os crentes não aceitem a lógica científica…

  • Aureo Gaspar:

    Triste um cientista agir de forma semi-religiosa. Deveria criar hipótese, experimento e corroborar com evidência empírica. Nada se ‘prova’!

    • Cesar Grossmann:

      A hipótese é que, se existe uma alma, deve ter uma partícula que faz a ponte entre a alma e as outras partículas. Não foi encontrada tal partícula, então não existe alma.

  • Abalen:

    Os cientistas só conhecem a matéria. Um físico na escuridão jura que luz não existe. Espírito não é matéria e físico não é espírita…

    • Cesar Grossmann:

      Abalen, não fala bobagem. Nenhum físico na escuridão jura que luz não existe. Ele vai testar se existe esta coisa chamada “luz”. Já o espírita acredita em qualquer coisa, até em “Irmã Josefa” e em fraudes fotográficas feitas dentro da FEB.

    • Leonel Almeida:

      Não diga bobagens também, Cesar Grossmann. Não fale asneiras sobre o que não sabe!!!

    • Cesar Grossmann:

      Mais um que acreditou na materialização de irmã Josefa e na levitação de Mirabelli…

  • O Vigésimo Nível:

    LHC conseguiria detectar uma inteligência artificial? Um agente deep mind? Se estivesse no mesmo ambiente do colisor?

    • Cesar Grossmann:

      O LHC só consegue detectar coisas que tem existência física – partículas. A inteligência artificial é um programa de computador, o que tem de fato são potenciais e correntes elétricas em materiais semicondutores. O LHC pode detectar as partículas que fazem a corrente elétrica e os semicondutores, entretanto.

  • Marcelo Leite:

    Que viagem! Os “fantasmas” NÃO são feitos de partículas! Mas como o sistema de comentários aqui é à la twitter, não tem como explicar.

    • Cesar Grossmann:

      Fantasmas são “sobrenaturais”, e até agora ninguém demonstrou que o “sobrenatural” existe ou que ele interage com o mundo natural, é isso o que o LHC demonstrou – não existe a partícula ectoplásmica.

    • Leonel Almeida:

      Não existe o “sobrenatural”. Existe forças naturais que desconhecemos, mas tudo dentro da natureza universal!!

    • Cesar Grossmann:

      Existem? É fácil falar, quero ver demonstrar que “existe(sic) forças naturais que desconhecemos”…

    • DJX:

      Que ridiculo Cesar, o sobrenatural é algo que a ciência desconhece, então por ser “cabeça fechada” nega a possibilidade? Irracional isso,kkk

    • Cesar Grossmann:

      É pior, Marcos. Tem gente que afirma que conhece o sobrenatural. Afirma e não prova nada. E aí? Dá para levar a sério essa gente?

  • Zé Ueldo:

    Então….quem vamos chamar?

    • Cesar Grossmann:

      GHOSTBUST… ops. E argola?

  • Fernando Cruz:

    Ele não disse é nada! Quem falou que alguma coisa espiritual precisa necessariamente conter energia ou partículas?

    • Cesar Grossmann:

      Alguém consegue mostrar alguma coisa acontecendo ou existindo e que não envolva energia e matéria? Não. Então este argumento não tem muita força, Fernando.

  • guilherme manata:

    As Almas estão nas pessoas e animais, as medições deles são em partículas atômicas, concluí-se que nas partículas ñ foi ai identificado

    • Cesar Grossmann:

      A maioria dos defensores da existência das almas não entendeu o argumento…

    • DJX:

      Outra resposta idiota, quem disse que alguém defende a existência de algo? Abrir a possibilidade é defender? Quem colocou esse Cesar aqui?

    • Cesar Grossmann:

      Marcos, se não tem, não tem. Os olhos vêem o que emite luz, e luz é energia, e o que emite luz é matéria. O que você ouve são ondas mecânicas, ou seja, energia que trafega pela matéria. O que você sente com a pele é energia mecânica, é matéria. Alguém afirmar que vê ou ouve ou sente o que não é matéria ou energia é que é totalmente ilógico e irracional.

Deixe seu comentário!