Mito ou realidade: Temperaturas mais baixas ajudam a dormir melhor

Evitar cafeína, fixar um horário e beber um copo de leite morno são dicas comuns para uma boa noite de sono. Mas a temperatura correta do quarto também pode ser um papel crucial.
Estudos descobriram que em geral, uma temperatura ideal para dormir é relativamente fria, por volta de 15 a 20°C. Para alguns, temperaturas que caem muito abaixo ou acima dessa faixa podem causar insônia.
» Para dormir bem, leia estas dicas
Temperaturas nessa faixa facilitam a redução da temperatura central do corpo, iniciando a sonolência. Um número crescente de estudos tem descoberto que a regulação na temperatura desempenha um papel importante em muitos casos de insônia crônica. Pesquisadores mostraram, por exemplo, que insones antes de irem para cama, tendem a ter um centro da temperatura do corpo mais aquecido do que uma pessoa que dorme normalmente. Isso leva ao aumento da excitação e força a pessoa a adormecer como se o corpo tentasse restaurar o termostato interno.
Para pessoas que dormem normalmente, a queda da temperatura central é marcada por um aumento na temperatura das mãos e dos pés, como os vasos sanguíneos dilatam, levam o corpo a irradiar calor. Estudos mostram que para quem tem problemas de sono, um quarto frio e uma bolsa de água quente nos pés podem dilatar os vasos sanguíneos, estimulando o termostato interno.
» Não consegue dormir? Conecte-se
CONCLUSÃO
Um quarto levemente frio e uma temperatura central mais baixa podem ser ótimos para dormir. [NY Times]
3 comentários
Pergunta para um morador de rua se dormir no inverno é melhor que dormir no verão.
Essa matéria só confirmou o que eu presumia.
Dormir no calor é impossível.
Já no frio ou com arcondiocionado ligado debaixo da coberta.