Mitos médicos, colônia em Marte, sonhos lúcidos, temperatura abaixo do zero absoluto… As 10 melhores matérias da semana

Por , em 11.01.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na última semana, de 07/01/13:

10 mitos médicos nos quais você provavelmente ainda acredita

Não importa quantos estudos procurem derrubá-los: existem mitos médicos que simplesmente não saem do imaginário popular (especialmente entre mães preocupadas). Veja uma lista com 10 dos mais comuns desses boatos, devidamente desmentidos por especialistas.

Quer viajar para Marte? Candidate-se aqui

Se você tem vontade de se mudar para longe (bem longe) e conhecer um “outro mundo” (literalmente), o projeto da Fundação Mars One pode ser uma boa pedida: ela procura candidatos para iniciar uma colônia em Marte e, com critérios de seleção básicos, praticamente qualquer um (que seja maior de idade) pode se inscrever no processo.

Cientistas alcançam uma proeza “impossível”: temperatura abaixo do zero absoluto

A temperatura é uma medida que está relacionada à energia cinética média das moléculas de uma substância. Sendo assim, a menor temperatura é aquela em que as moléculas não têm mais energia cinética, e é chamada de “zero absoluto”, porque se entende que não tem temperatura mais baixa. Agora, pesquisadores alegam ter conseguido menores temperaturas em uma “região” estranha, chamada de “temperaturas negativas”. E o mais esquisito é que eles dizem que uma maneira de entender estas temperaturas é pensar nelas como sendo mais quentes que uma temperatura infinita.

Pare para ouvir a música

Muitas histórias que circulam pela internet não são verdades, ou são “meias verdades”. Esta história famosa na web, no entanto, é muito verdade, e muito tocante. Aconteceu mesmo, em 2007, na cidade de Washington, nos EUA: um dos melhores violinistas do mundo tocou seis peças clássicas das mais elegantes já escritas em um dos mais valiosos violinos já feitos por 43 minutos na hora do rush matinal em uma estação de metrô. Apesar de seus concertos serem caríssimos, o famoso músico se apresentou anonimamente conforme 1.097 pessoas passaram. O que aconteceu? Ele foi reconhecido? Seu talento foi reconhecido?

Sonhos lúcidos: aprenda a controlar os seus sonhos

Imagine se você pudesse controlar seus sonhos, criando possibilidades infinitas apenas com um pensamento. Embora possa acontecer espontaneamente, este é um fenômeno raro e sua melhor chance de experimentá-lo é se você aprender a induzir um sonho lúcido. Confira dicas de pesquisadores que buscam entendê-lo e provocá-lo conscientemente.

Que estranho veículo voador é este?

É um zepelim? É um avião? Não, mas essa aeronave bizarra provavelmente irá revolucionar o mundo do transporte aéreo. O dirigível Aeroscraft, apelidado de “Pelicano”, lembra um zepelim e voa como um avião, mas é um veículo completamente diferente dos meios de transporte que conhecemos. Saiba mais sobre esse modelo construído pela empresa norte-americana Aeros, financiado pela Nasa e pelo Pentágono.

Quer emagrecer? Corte as bebidas alcoólicas

Não resistiu às comidas gostosas das festas de final de ano e quer emagrecer? Reduza o consumo de cerveja, vinho e demais bebidas alcoólicas. A maior parte das pessoas conta apenas as calorias das comidas que ingere, e se esquece das bebidas. Isso é um erro, pois as “calorias líquidas” só perdem para a gordura em questão de valor energético – e as bebidas alcoólicas são especialmente calóricas: meio litro de cerveja equivale a uma barra de chocolate.

União Europeia investe em programa para prever o futuro

Forte candidato para receber um investimento bilionário, o “FuturICT” é um ambicioso sistema de informação que pretende “prever” o futuro da sociedade de forma análoga ao preconizado pela trilogia de ficção científica “Fundação”. De acordo com seus idealizadores, o programa atuaria com base em simulações sociais computadorizadas, alimentadas por dados colhidos em tempo real, oriundos das mais diversas atividades humanas, para traçar as principais tendências para a construção do futuro da humanidade, simulando os cenários prováveis do ponto de vista social, científico-tecnológico, econômico, político e ambiental, antecipando as devidas respostas a eventuais crises.

Bebês começam a aprender linguagem ainda no útero

Embora já se soubesse há muito tempo que crianças em geral aprendem rápido, não se imaginava que elas começavam tão cedo: estudo recente mostrou que bebês aprendem a reconhecer o próprio idioma ainda no útero, ouvindo sua mãe e outras pessoas falarem. Na 30ª semana de gestação, seus mecanismos de audição já se desenvolveram, e a criança começa a escutar tudo o que se passa fora de seu “casulo”.

Garoto publica artigo sobre galáxias em uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo

Neil Ibata, um menino francês de 15 anos, se tornou a pessoa mais jovem a figurar como coautor em um artigo científico na prestigiada revista Nature. Filho do astrofísico Rodrigo Ibata, pesquisador do Observatório Astronômico de Estrasburgo (França), ele criou um modelo computacional utilizando a linguagem Python, um programa que analisou o movimento das galáxias anãs, em trabalho liderado pelo Dr. Rodrigo.

Veja também outros artigos populares da semana, como “Médicos usam Coca-cola para tratar obstrução intestinal” e “Iamus, o supercomputador que compõe música clássica em um segundo”.

2 comentários

  • Paulo Galliza:

    …é necessário que se tenha mais credibilidade nas publicações científicas!
    Todos devem ter acesso aos resultados das pesquisas. As publicações devem ser autênticas e verdadeiras.

    • Renato Yamaguchi:

      Seria legal colocar as referências, mas acho que grande parte dos artigos devem ser traduzidos de outros portais internacionais os quais também não colocam a referência bibligráfica.

Deixe seu comentário!