Invertebrados perigosos, meteorito na Rússia, coisas que não sabemos que são radioativas, descoberta de vida em lago subglacial… E mais

Por , em 15.02.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 11/02/13:

10 coisas que você provavelmente não sabia que são radioativas

A maioria de nós conhece as coisas óbvias que produzem radiação: usinas nucleares, micro-ondas, bombas atômicas, etc. No entanto, existem coisas menos óbvias com as quais temos que nos preocupar. Por exemplo, quem diria que coisas tão comuns quanto castanhas-do-pará e bananas possuem radioatividade?

Dez perigosíssimos invertebrados

Muito já foi escrito sobre criaturas da natureza que, apesar de pequenas, são capazes de infligir sérios danos à pessoa que tiver a má sorte de dar de cara com elas. Mas geralmente pensamos em animais com certa complexidade no organismo. O perigo, no entanto, pode vir de bichos que nem chegam a ter sistema ósseo. Confira uma lista com dez destas ameaças sem esqueleto.

Meteorito atinge Rússia e deixa mais de 500 feridos

Um meteorito explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, uma cidade industrial 1.500 km a leste de Moscou, ferindo mais de 500 pessoas. O objeto cruzou o céu e estourou a 10 km de altitude sobre o centro do país na manhã de sexta-feira, 15, enviando bolas de fogo para a cidade, estilhaçando janelas e danificando prédios. As pessoas de Chelyabinsk relataram ouvir o que soou como uma detonação, ver uma luz brilhante e sentir uma onda de choque.

Nanopolímero torna qualquer superfície impossível de molhar [vídeo]

Nanopolímeros impermeabilizantes não são novidade, mas o vídeo do “Ultra Ever Dry” é espantoso, para dizer o mínimo. Em uma sequência rápida, vemos todo tipo de material ser mergulhado em água, óleo, lama, e sair dali limpinho, sem uma única gota. O fabricante deste produto, a Ultra Tech International Inc., usa nanotecnologia própria para cobrir um objeto e criar uma barreira de ar, que repele água, óleo e até mesmo concreto mole.

Existência de vida em lago subglacial da Antártida é confirmada

De acordo com estudo da Universidade Estadual de Montana (EUA), vida microbiana crescendo em placas de Petri é a confirmação de uma comunidade bacteriana que vive no lago Whillans, enterrado sob o gelo da Antártida. O lago subglacial cerca de 800 metros abaixo da geleira Ross ficou selado do mundo exterior por milhões de anos. Agora, pela primeira vez na história, descobrimos organismos vivos nesses lagos profundos do mundo – a água recuperada a partir do Whillans contém cerca de 1.000 bactérias por mililitro, segundo os cientistas.

E se o asteroide da próxima sexta-feira acertar a Terra?

Na sexta-feira, dia 15, o asteroide 2012 DA14 com o tamanho de meio campo de futebol passou próximo da Terra. Não atingiu o planeta, mas se atingisse, a colisão criaria uma explosão grande o suficiente para derrubar 80 milhões de árvores, ou arrasar toda a grande área de São Paulo. O curioso é que, agora, especula-se que a explosão de um meteorito na Rússia no mesmo dia possa ter alguma ligação com este asteroide, já que em 1908 algo parecido ocorreu: um pedaço de cometa ou meteoroide de 100 milhões de quilogramas (tamanho semelhante ao de 2012 DA14) explodiu na atmosfera sobre Tunguska, na Sibéria, colocando o céu em chamas e liberando a mesma energia de 185 bombas de Hiroshima.

Carnaval: A origem da maior festa brasileira

O carnaval teve origem na Grécia entre 600 a 520 aC, e era uma celebração de gratidão aos deuses. Cerca de mil anos depois, a igreja católica “importou” a festa que passou a ser marcada pelo “adeus à carne”, em latim carne vale, ou seja, carnaval. Mas a festa como conhecemos atualmente surgiu somente no século 19 e teve Paris como principal inspiração para as demais comemorações carnavalescas do mundo: com fantasias e desfiles. O Rio de Janeiro, que está no Livro Guiness dos Recordes como sede do maior carnaval do mundo, adotou o mesmo estilo; a diferença é que o carnaval carioca moderno com escolas de samba criou seu próprio gênero da festa que foi exportado para o resto do Brasil, Tóquio e Helsinque.

10 tratamentos médicos bizarros que ainda são usados

Séculos atrás, a comunidade médica acreditava que a cura para praticamente qualquer doença (de dores de cabeça a febre e prisão de ventre) era uma boa sangria. Embora você possa se sentir grato por ter nascido em uma época em que os tratamentos são, digamos, um pouco mais precisos, não se engane: há soluções desagradáveis que sobreviveram ao tempo (e provavelmente vão continuar entre nós por mais algumas décadas).

Curiosity encontra misterioso objeto metálico em rocha marciana

Uma imagem feita pelo robô Curiosity em 30 de janeiro agitou a internet na última semana, por conter um objeto estranho à paisagem arenosa e de pedras desgastadas de Marte: uma protuberância, aparentemente metálica, no meio de uma rocha. Basicamente, a protuberância parece diferente da rocha da qual está saindo, o que indica que deve ser feita de material mais resistente à erosão. Só que se trata de um objeto pequeno, com não mais de 0,5 cm. Talvez seja uma intrusão metálica, ou o núcleo de um meteorito que ficou preso na rocha durante milhões de anos.

4,5 bilhões de “Terras alienígenas” podem estar espalhadas pela Via Láctea

Nossa galáxia abriga cerca de 75 bilhões de estrelas anãs vermelhas (menores e menos brilhantes do que o sol) e, de acordo com estudo recente a ser publicado no The Astrophysical Journal, em torno de 4,5 bilhões são orbitadas por planetas do tamanho aproximado da Terra – alguns dos quais podem estar “a um pulo” do nosso planeta, em escala espacial.

Veja outras matérias populares da semana: