Morcegos vampiros podem salvar pacientes de derrame

Por , em 6.09.2011

Atualmente, os pacientes que sofrem da maioria dos tipos de acidentes vasculares cerebrais (derrames) precisam tomar injeções anticoagulantes dentro de quatro horas do ataque para o tratamento funcionar.

Mais de 80% dos acidentes vasculares cerebrais ocorrem quando o suprimento de sangue para por causa de um coágulo no cérebro. Este tipo de acidente vascular cerebral, chamado de isquêmico, pode responder a injeções de anticoagulantes.

Um segundo tipo de ataque, chamado de acidente vascular cerebral hemorrágico, ocorre quando um vaso sanguíneo enfraquecido estoura e causa danos ao cérebro. Cirurgia de emergência é muitas vezes necessária para tratar derrames, a fim de remover o sangue do cérebro e reparar a ruptura dos vasos sanguíneos.

Agora, um novo estudo descobriu que um medicamento derivado da proteína da saliva dos morcegos vampiros pode ter o mesmo efeito da injeção anticoagulante por até nove horas. Uma droga derivada da substância pode diluir o sangue e dissolver coágulos no cérebro, salvando vidas e limitando os danos causados por derrames.

A droga, chamada Desmoteplase, pode ser dada a pacientes que sofreram um derrame enquanto estiverem adormecidos, para depois acordar horas mais tarde.

Morcegos vampiros foram escolhidos porque usam sua saliva para manter o sangue de suas presas fino o suficiente para beber.

Com 40 hospitais e mais de 400 pacientes participando da pesquisa, o tratamento está em seus estágios iniciais, mas se for bem, pode ser usado em larga escala dentro de três anos.

Pesquisadores que realizaram um estudo anterior menor disseram que a droga se mostrou promissora, “o maior avanço” no tratamento de acidente vascular cerebral em duas décadas.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • magoado:

    Dez morcego ti chupando você nunca mais terá derrame
    isso se não morrer de raiva no primeiro chupão….

  • Lu Senne:

    Q bom saber q os morcegos podem ser nossos supostos salvadores contra o AVC. Excelente matéria.

  • Marcos- DF:

    Olá a todos, olá Nie !
    Concordo plenamente com seu comentário Nie e não seria o caso de se usar este medicamento preventivamente ?
    Minha mãe sofreu um AVC há 10 anos e poderia estar sem sequelas hoje se tivesse sido socorrida a tempo mas, apesar dos meus apelos, os médicos diziam sempre “que tinha alguém mais grave” e quando finalmente vieram vê-la, já tinham se passado umas 08 horas desde o derrame … Isso aconteceu no Hospital de Base de Brasília.

  • Nie:

    Excelente matéria Natasha, os pesquisadores estão de parabéns…agora é só colocar no mercado para beneficiar aqueles que tiverem A.V.C, outra coisa boa também seria o ômega 3 e ômega 9 que também ajuda a afinar o sangue e evitar coágulo nos vasos sanguíneos, e nada melhor que uma boa educação alimentar.

Deixe seu comentário!