NASA conserta sua sonda InSight Lander dizendo-lhe para bater-se com uma pá

Por , em 19.03.2020

A sonda da NASA InSight Lander ficou presa no solo de Marte, aparentemente mais difícil de ser escavado do que os cientistas esperavam.

Uma vez que não conseguiam liberá-la, os líderes da missão tiveram que pensar fora da caixinha e acionarem sua criatividade.

Finalmente, conseguiram fazer a InSight soltar-se usando sua própria pá para lhe dar uma pancada.

O incidente

O conjunto de instrumentos da InSight Lander envia dados sobre o Planeta Vermelho para a Terra todos os dias. Ela mede “terremotos” usando um sismômetro, registra vórtices em seus sensores de pressão a bordo, e rastreia o clima e as mudanças das estações de Marte nos seus sensores de temperatura.

A sonda também possui um instrumento de escavação construído para coletar amostras abaixo da superfície do planeta, como uma britadeira.

A NASA esperava que a InSight usasse esse instrumento de 38 centímetros para cavar o terreno, mas, como o solo marciano era mais denso e “amontoado” do que o previsto, o aparato ficou preso na metade do caminho.

Sucesso

Programar o braço robótico da sonda para “bater” nesse instrumento para liberá-lo era certamente uma manobra arriscada, porque podia danificar outras partes da InSight, como as linhas de energia e comunicação, que ficavam próximas.

Como não havia outra saída, os engenheiros da NASA passaram alguns meses praticando o movimento em simulações antes de fazer uma tentativa real.

Deu certo. Com o instrumento funcionando novamente, os cientistas esperam que a sonda volte a cavar a superfície de Marte.

Uma vez lá embaixo, a sonda deve completar sua missão principal: analisar as flutuações de temperatura dentro do Planeta Vermelho, para tentar compreender se e quão parecido o núcleo de Marte é com o da Terra. [Futurism]

2 comentários

  • Tibulace:

    As rodas do jipe Curiosidade, estão nas últimas, depois de poucos quilômetros rodados apenas.Essa sonda, tão delicada, coitada, não poderia receber uma pancada de uma pá.As sondas da Nasa, quanto mais caras, mais frágeis.

    • Cesar Grossmann:

      A missão não foi feita para durar tanto tempo. O desgaste das rodas é o resultado do compromisso entre a durabilidade e o peso das rodas. Rodas mais duráveis pesariam mais, e na hora de mandar alguma coisa para outro planeta, tudo tem que ser bem pesado e medido.

Deixe seu comentário!