Novo teste de sangue pode identificar risco de pré-eclâmpsia na gravidez

Por , em 28.08.2023

Uma possível descoberta inovadora na identificação do risco de pré-eclâmpsia, uma condição perigosa caracterizada por pressão alta durante a gravidez, emergiu de um estudo. Essa condição está associada a resultados graves, como natimorto, nascimento prematuro e danos aos órgãos das mães expectantes. Um exame de sangue realizado tão cedo quanto o final do primeiro trimestre poderia ajudar a detectar indivíduos com maior susceptibilidade à pré-eclâmpsia antes do seu surgimento.

A pré-eclâmpsia aumenta a probabilidade de danos maternos, convulsões e até mesmo mortalidade, além de afetar negativamente as chances de natimortos e nascimentos prematuros. Atualmente, não existe uma cura definitiva para essa condição, que pode se manifestar entre a 20ª semana de gravidez e seis semanas pós-parto. A única medida preventiva, uma vez que se desenvolve, é o parto.

Pessoas com um risco elevado de pré-eclâmpsia podem potencialmente mitigar esse risco ao tomar aspirina em baixas doses a partir da 12ª e 16ª semanas de gravidez, aproximadamente no final do primeiro trimestre ou no início do segundo. Os médicos podem avaliar o nível de risco de um paciente a partir de seu histórico médico; por exemplo, ter um histórico de doença renal ou pré-eclâmpsia aumenta a susceptibilidade. No entanto, depender apenas do histórico médico pode excluir certos pacientes de alto risco, resultando em alguns não recebendo a aspirina preventiva recomendada. Para abordar essa questão, alguns países estão realizando testes complementares para aprimorar a previsão de risco, envolvendo a avaliação de proteínas específicas no sangue e do fluxo sanguíneo uterino.

No entanto, certos desafios cercam a administração desses testes de triagem ou seu uso rotineiro durante a gravidez precoce. Bernard Thienpont, que lidera o Laboratório de Epigenética Funcional na KU Leuven, na Bélgica, e é o autor sênior de um estudo recente que introduz o teste de sangue, enfatizou a variabilidade na precisão com base nas medidas utilizadas. Ele e sua equipe buscaram desenvolver um teste adicional que fosse mais simples de administrar e aumentasse o arsenal existente.

Thienpont esclareceu que a intenção por trás do novo teste de sangue é considerá-lo como uma ferramenta complementar em vez de um método independente. O estudo detalhando este teste de sangue foi publicado recentemente na revista Nature Medicine na segunda-feira (28 de agosto).

O teste foca no DNA que circula na corrente sanguínea durante a gravidez. Os profissionais de saúde já coletam esse DNA “livre de células” para triagens pré-natais não invasivas, que são usadas para detectar anomalias cromossômicas fetais.

Esse DNA livre de células provém de células moribundas no corpo e, durante a gravidez, uma parte vem da placenta. Essa característica torna-o adequado para triagem pré-natal, uma vez que a pré-eclâmpsia pode estar relacionada a problemas placentários. A condição está associada a um fluxo sanguíneo inadequado e, consequentemente, a baixos níveis de oxigênio na placenta. Quando os tecidos carecem de oxigênio, podem ocorrer mudanças epigenéticas, envolvendo modificações em marcadores químicos no DNA. Esses marcadores incluem grupos metil que se ligam aos genes, determinando sua ativação ou desativação.

Investigações anteriores comparando placentas de gestações com pré-eclâmpsia e gestações saudáveis revelaram diferenças significativas na metilação do DNA. A equipe de Thienpont buscou determinar se essas disparidades poderiam ser identificadas antes do parto.

A equipe analisou o DNA livre de células coletado anteriormente de quase 500 mulheres grávidas. Aproximadamente um terço das participantes experimentou pré-eclâmpsia de início precoce, que se desenvolve antes da 34ª semana de gravidez. Mulheres com pré-eclâmpsia exibiram padrões distintos de metilação do DNA em comparação com o grupo de controle, tanto no momento do diagnóstico quanto antes. Essas diferenças foram atribuídas ao DNA livre de células originado da placenta, em vez de outros tipos de células.

Genes afetados estavam ligados ao desenvolvimento e maturação das células da placenta, de acordo com Tu’uhevaha Kaitu’u-Lino, professora e co-líder do Grupo de Obstetrícia Translacional da Universidade de Melbourne. Essa pesquisa poderia oferecer insights sobre as causas subjacentes da pré-eclâmpsia.

A equipe usou os dados do DNA para criar um modelo preditivo de risco de pré-eclâmpsia com base em amostras de DNA livre de células coletadas às 12 semanas de gravidez ou depois.

Quando avaliado independentemente, o modelo identificou com precisão 38% das pacientes que posteriormente desenvolveram pré-eclâmpsia, com poucos resultados falso-positivos. Essa taxa de precisão aumentou para 57% quando o modelo foi combinado com fatores de risco maternos, como histórico familiar de pré-eclâmpsia, e ainda mais para 72% ao permitir resultados falso-positivos ligeiramente mais elevados. Notavelmente, os fatores de risco maternos sozinhos identificaram apenas cerca de 30% das pacientes de alto risco.

Há potencial para melhorias ao incluir variáveis adicionais, como aquelas presentes no teste da Fundação de Medicina Fetal. Esse teste, utilizado no Reino Unido e na Austrália, oferece uma taxa de precisão de 75% na previsão do risco de pré-eclâmpsia, juntamente com poucos resultados falsos positivos. No entanto, é complexo e requer um ultrassom especializado.

A equipe de Thienpont pretende aprimorar a capacidade preditiva do novo teste de sangue ao incorporar mais métricas.

Essa pesquisa estabelece uma conexão significativa entre uma medição nova e resultados adversos na gravidez, potencialmente indicando um novo horizonte de descoberta de biomarcadores clínicos, conforme afirmado por Tu’uhevaha Kaitu’u-Lino. [Live Science]