O que realmente acontece com o papel alumínio dentro do micro-ondas

A regra é tão simples quanto onipresente: não coloque uma folha de alumínio no microondas se você não quer ter que comprar um novo microondas. Todo mundo sabe disso, certo? Mas parece que o velho ditado pode estar errado.

O advento da refrigeração elétrica foi uma revolução na gastronomia, que causou um rebuliço enorme nas duas primeiras décadas do século 20. Mas dificilmente ele pode ser comparado com as mudanças provocadas pelo forno de micro-ondas nas duas décadas finais do século passado. Hoje, mais da metade dos lares brasileiros têm pelo menos um microondas. Mas, para muitos de nós, a engenharia por trás da caixa de zumbido que reaquece nossa pizza poderia muito bem ser mágica.

Como funciona um microondas

Microondas funcionam graças aos magnétrons. Esta tecnologia, originalmente projetada para sistemas de radares militares, gera ondas de rádio de alta frequência muito curtas, em torno de 2,5 gigahertz. Essa frequência é a ideal para ser absorvida pela água, gordura e moléculas de açúcar dentro de matérias orgânicas. Esta energia extra faz com que elas vibrem em velocidades muito altas, o que por sua vez gera o calor que prepara a comida.

Contrariamente à crença popular, micro-ondas não cozinham o alimento de dentro para fora. As ondas de rádio, na verdade, geraalmente não penetram mais que quatro centímetros nos alimentos. São as propriedades condutoras da matéria da carne e dos vegetais que produzem o aquecimento. Os elementos exteriores apenas transportam o calor no interior. É por isso que é melhor cozinhar grandes pedaços de carne com potência reduzida, por períodos mais longos, pois garante que a carne cozinhe durante todo o tempo, sem exagerar nas partes externas. E uma vez que os micro-ondas não aquecem o ar em torno do alimento como fornos convencionais fazem, a comida não fica crocante. O que é, ocasionalmente, uma bênção, mas na maioria das vezes uma maldição.

Metal em um forno de microondas

Os materiais inorgânicos são um assunto completamente diferente. Os recipientes não reativos e não metálicos de cerâmica, plástico ou vidro não absorvem as ondas de rádio nessa frequência e, consequentemente, não aquecem muito no micro-ondas. Metal, por outro lado, reflete efetivamente a energia do micro-ondas. É por isso que o interior de cada microondas é essencialmente uma caixa segura, que impede que as micro-ondas se espalhem e cozinhem a sua sala.

Agora as coisas ficam um pouco estranhas. Acontece que qualquer folha de metal liso (quanto mais grossa melhor, e nós vamos chegar ao por quê daqui a pouco) – pode ser usada com segurança no micro-ondas porque elas agem como as paredes de metal planas: refletindo as ondas.

A folha de metal plana pode realmente ser usada para proteger partes do seu jantar e os impedir de cozinhar demais, uma vez que impede a energia do microondas de realmente atingir a comida. E quando colocadas sob, por exemplo, um pedaço de pizza congelada, uma folha plana de metal pode realmente ajudar a deixar os alimentos dourados e crocantes refletindo a energia adicional contra a parte inferior do alimento.

Preste atenção em faíscas voadoras

Às vezes, o campo eletromagnético dentro do micro-ondas pode ficar um pouco confuso e gerar pequenos arcos de descarga elétrica. Isso pode ser causado por objetos inócuos como cenoura (quando cultivadas em solo rico em minerais) e cachorros-quentes (quando o sal e os aditivos não são devidamente misturados). Faíscas mais moderadas ocorrem por causa da tinta dos pratos ​​e pequenos laços de metal usados para lacrar a comida esquecidos lá dentro. Mas um grande pedaço de papel alumínio como aqueles em uma grande caixa de vinho significa morte instantânea para o aparelho.

Ao contrário das paredes resistentes do micro-ondas, pequenos, finos e pontiagudos pedaços de folha não podem suportar o fluxo de energia de micro-ondas sobre elas e rapidamente aquecem até que se inflamam. Quaisquer bordas enrugadas finas permitem que a corrente passe ao longo deles, arqueando contra as paredes de metal do micro-ondas e ateando fogo à sua refeição.

Se detectado imediatamente, você pode evitar danificar gravemente seu micro simplesmente removendo o pedaço ilícito de metal. No entanto, uma exposição prolongada do metal provavelmente vai causar danos irreparáveis ​​ao aparelho e, possivelmente, deixar outras partes da sua cozinha em chamas.

Você pode seguir os seguintes conselhos:

  • Use apenas folhas novas e lisas. Folhas enrugadas podem provocar faíscas;
  • Cubra não mais do que 1/4 dos alimentos com papel alumínio;
  • Cubra a comida de forma que não sobrem arestas para fora;
  • Não faz diferença qual lado da folha (brilhante ou fosco) é voltada para fora;
  • Não coloque a folha mais próxima do que um centímetro das paredes do forno.
  • Se o forno micro-ondas tem prateleiras de metal ou um disco de metal, não coloque comida em recipientes como panelas de metal, e não deixe que a folha utilizada para cobrir a comida toque ou fique perto das prateleiras ou do disco;
  • Se você ver faíscas, retire imediatamente o papel alumínio; transfira os alimentos congelados para um utensílio próprio para micro-ondas.

Enquanto você manter o metal liso, grosso e cobrindo o mínimo espaço possível, você será capaz de fazer seus pratos no microondas sem correr muitos riscos. [Gizmodo]

Por: Jéssica MaesEm: 12.05.2014 | Em Principal, Tecnologia  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)
Curta no Facebook:

7 respostas para “O que realmente acontece com o papel alumínio dentro do micro-ondas”

    • Será que é contaminação com metais? Medo!

      E quem é que cozinha camarões no microondas pelamordedeus?!

    • Em partes, Fernando, em partes. Se você quer que uma parte do que está no microondas não aqueça tanto, ou não seja cozida, pode proteger com papel alumínio, desde que colocado da forma correta.

  1. Gostaria de saber uma coisa, o que irá queimar neste caso? o magnetron nao esta sendo atingido pelos raios e faiscas, porque queimará?

    Já coloquei uma UVA cortada no microondas, e saiu uma faisca enorme e plasma algo assim…
    também ja coloquei uma vela acesa no microondas e um copo por cima dela e aconteceu algo semelhante…

Deixe uma resposta