Fêmur de dois metros de comprimento é encontrado por paleontólogos franceses

Por , em 29.07.2019

Quando pensamos em dinossauros, a associação instantânea é de animais gigantes, com membros proporcionalmente enormes – com exceção dos bracinhos do tiranossauro. Mas o quão grandes podem ser os membros de um dos maiores dinossauros que caminharam na Terra? A resposta é: maiores do que a maioria das pessoas.

Assombroso dinossauro com asas de morcego é descoberto

No sul da França, paleontólogos descobriram um fêmur de dois metros de comprimento em um estado de conservação impressionante. O osso foi encontrado no sítio paleontológico de Angeac-Charente e os pesquisadores acreditam que ele teria pertencido a um saurópode. Esse é um tipo de dinossauro herbívoro com características marcantes como seus longos pescoço e cauda e uma cabeça bem pequena.

Registros do dia em que o asteroide que matou os dinossauros caiu são encontrados

Comuns no final do Jurássico, mais de 140 milhões de anos atrás, estes animais estão entre os maiores terrestres que já existiram e pesavam entre 40 e 50 toneladas. “Está é uma grande descoberta”, afirmou à agência de notícias Reuters o paleontologista Ronan Allain, do Museu de História Natural de Paris. “Eu fiquei particularmente impressionado pelo estado de preservação do fêmur”. Ele explicou que é possível ver inserções de músculos, tendões e cicatrizes, o que é raro para grandes fósseis, que tendem a se desfazer e fragmentar.

Este dinossauro está tão bem preservado que é possível ver suas escamas e pele

Allain disse que mais de 7,5 mil fósseis de mais de 40 espécies diferentes já foram descobertas no local, que fica perto da cidade de Cognac, desde 2010. Isso torna o sítio um dos maiores na Europa. Segundo a BBC, cerca de 70 cientistas estão trabalhando no local. [Reuters, BBC]

• Guilherme Junqueira de Almeida:

Pelo tamanho colossal desse fêmur acredito que seja um “amphicoelias fragilimus”, o maior animal a ter passado pela Terra desde sempre.