Quando o leite estragar, a caixa mudará de cor
A empresa multinacional de embalagens Tetra Pak apresentou uma inovação recentemente: caixas de leite inteligentes que vão melhorar a segurança alimentar, conforme a demanda por embalagens sustentáveis aumenta.
Eles estão desenvolvendo um chip que pode ser incorporado nas caixas de leite, contendo informações sobre quanto tempo o produto está fora da geladeira. Com a tecnologia, as novas caixas de leite vão mudar de cor quando forem deixadas fora da geladeira por muito tempo.
O chip também pode ser verificado por um telefone celular, através do qual mostra detalhes sobre a fazenda e a vaca que produziu o leite, em parceria com a empresa brasileira de alimentos Aurora.
Em 2011, a Tetra Pak forneceu embalagens para mais de 76 bilhões de litros de leite, suco e outras bebidas.
“Estamos comprometidos em apoiar nossos clientes e fornecedores a longo prazo e continuar a investir em produtos, serviços e instalações que vão além”, disse Dennis Jönsson, presidente e chefe-executivo da Tetra Pak, sediada na Suíça.
“Os recursos são cada vez mais escassos e, com os custos mais elevados, é importante fazer mais com menos”, completou.[Telegraph]
10 comentários
Concordo com a Glória, O leite longa vida é como os cadáveres nas escolas de medicina que estão cheios de formol, então não apodrecem nem cheiram mal. Lá na roça o leite não apodrece, apenas azeda, aí vira coalhada que é ótimo.
É eu também acho que isso só vai aumentarr o preço do leite, que já não é muito barato.
O que a Tetra Pak precisa fazer, urgente, é criar uma forma de RECICLAR essas embalagens dela.
São inaproveitáveis, viram lixo que não degrada.
Essa é o problema.
Carlos, Leia essa Notícia e surpreenda-se:
Telhas com caixas Tetra Pak « Reciclagem de Embalagens Tetra Pak:
http://reciclalongavida.wordpress.com/2009/08/04/telhas-com-caixas-tetra-pak/
Olha o site da empresa que recicla o Tetra-Pak:
Glz Telhas Ecológicas
http://www.glztelhas.com.br.
Fora do Brasil será preciso mesmo pois o leite deles tem menos conservantes, aquí pode deixar a caixa aberta fora da geladeira por varios dias q ele não estraga, já vem estragado, há caixas de sucos ou de leites lonnnnnnnnnnnnga vida q contem até 3 tipos de químicas conservante (citrato de sódio,trifosfato de sódio,monofosfato de sódio)o creme de leite tem mais um o fosfato de sódio, e o leite Zimil de baixa lactose além desses todos ainda tem o disfosfato de sodio, em muita gente esses conservantes provocam enxaquecas e conjuntivites além de gastrite e áftas . Produtos longa vida é veneno p\ quem tem algum restrição a conservantes.
Como o Teo disse, isso só serve pra aumentar o preço do leite, afinal ninguém precisa que a caixa mude de cor pra saber se o leite estragou, basta sentir o cheiro e o gosto!
Só o cheiro né…porque eu é que não vou me arriscar a experimentar um leite provavelmente estragado.
mas isso pode proteger as crianças, ou adolescentes pouco atenciosos, pois com a mudança da cor da caixa, ele vai descobrir de imediato que o leite esta estrgado, sem precisar descobrir da forma menos saudavel possivel.
Vai subir o preço do leite, com certeza será uma disculpa para revendedores aumentarem o preço do leite, eu que tenho 4 filhos pequenos vou comprar uma vaca leiteira que economizo mais.
Exatamente! Detesto esses “inventorzinhos inúteis”. A razão para se incluir uma função em um produto é que exista necessidade por parte do usuário e que a solução tenha um custo compatível com as outras já existentes. E neste caso, a outra solução seria cortar a ponta da caixa e ver se o leite está bom. E data de validade é sempre uma dica…