Seria essa uma criatura mágica saída de uma floresta mística?

Por , em 20.11.2012

Olhos redondos adoráveis com perninhas pequeninas. Tromba esquisita e pelo colorido. Sim, essa coisa fofa parece um bicho encantado de uma floresta mística, mas não é.

É um simples musaranho-elefante, conhecido como Rhynchocyon petersi, da família Macroscelididae.

Os musaranhos-elefantes são criaturas muito bonitinhas, como esse da foto abaixo, um musaranho-elefante-do-nabal (Macroscelides proboscideus), recém-nascido no Zoológico Nacional em Washington (EUA). Ele é a menor das 17 espécies vivas de musaranhos-elefantes, também conhecidos como sengi.

Musaranhos-elefantes são pequenos mamíferos insetívoros. Seu nome vem da semelhança de seus narizes com a tromba de um elefante. De fato, eles estão mais intimamente relacionados aos elefantes do que aos demais musaranhos.

Características

O musaranho-elefante-do-nabal pesa entre 28 e 42 gramas, e tem um comprimento de corpo de cerca de 10 centímetros. Sua pele é cinza marrom, com um lado branco. Suas narinas ficam na ponta de uma “tromba” flexível.

Eles podem ser encontrados na Namíbia, no sul do Botsuana, ou no sul da África. Os musaranhos-elefantes em geral podem ser encontrados por todo o continente africano, com exceção do oeste e da região do Saara.

Em ambiente selvagem, vivem geralmente um ano e meio. Podem viver até três anos e meio em cativeiro.

Os animaizinhos têm um bom senso de audição e visão, e escavam solo arenoso no deserto semiárido, em grama seca, ou matagais. Normalmente, comem formigas, cupins, frutos e brotos de plantas jovens.

São criaturas principalmente solitárias que mantêm seu caminho livre de quaisquer detritos para uma fuga rápida de predadores (geralmente aves de rapina) se necessária. Dentro de sua área de locomoção (cerca de um quilometro), eles têm territórios de caça e esconderijos, que são principalmente sob pedras, arbustos, ou raízes. São capazes de escavar muito rapidamente no subsolo quando se sentem ameaçados.

Enquanto se movem, os musaranhos-elefantes-do-nabal mantêm suas caudas na posição horizontal, e se “limpam” com banhos de poeira.

Reprodução

Musaranhos-elefantes são um clássico exemplo de mamíferos monogâmicos. São constantes modelos para o estudo da monogamia.

A gestação do musaranho-elefante-do-nabal dura 56 dias. A fêmea dá à luz uma ninhada de um ou dos animais durante a estação chuvosa (agosto e setembro).

Os bebês nascem totalmente peludos, com os olhos abertos, e capazes de se mover por conta própria. A mãe amamenta seus filhotes até que eles iniciem sua atividade de caça, sozinhos, com duas semanas de idade. Com cinco a seis semanas de idade, eles já estão sexualmente maduros e passam a procurar seu próprio parceiro.[io9, ZooBorns, NationalZoo, TheAnimalFiles]

2 comentários

  • Henrique Telles Dos Santos:

    já conhecia a família Macroscelididae são insetivora muito ligeiro que abrange cerca de 15 espécies diferentes na africa,são belos animais e como falei antes (bem ligeiro) alguns correm a velocidades de 60KM/H muito interessante

  • luysylva:

    que fofo! eu quero ser um musaranho-elefante-do-nabal !

Deixe seu comentário!