Sinais Iniciais de Artrite: Não Ignore os Alertas do Seu Corpo

Por , em 1.01.2024

Artrite é uma das principais causas de incapacidade para o trabalho nos Estados Unidos, afetando mais de 53,2 milhões de pessoas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Pode ocorrer por várias razões em adultos de qualquer idade, e a dor pode ser debilitante.

A forma mais comum de artrite é a osteoartrite, mas existem também outras formas como gota, artrite reumatoide e lúpus que podem causar sintomas generalizados. A osteoartrite é uma doença degenerativa que pode danificar a cartilagem e causar inflamação, de acordo com a Dra. Pamela Mehta, cirurgiã ortopédica certificada pela junta diretora da Resilience Orthopedics e membro do conselho consultivo da FIGS.

Conversamos com a Dra. Mehta e outros especialistas sobre os sinais precoces da condição que você nunca deve ignorar:

  1. Dor nas articulações: A dor nas articulações é um dos sinais mais óbvios e comuns da artrite, segundo o Dr. Mengnai Li, cirurgião ortopédico certificado pela junta diretora e professor associado na Escola de Medicina de Yale. “Normalmente, as pessoas sentirão uma dor intensa ao caminhar em superfícies inclinadas, terrenos irregulares e ao subir escadas”, ele disse. Até mesmo peças de roupa como meias e sapatos podem ser dolorosas, acrescentou.
  2. Dor nas articulações pela manhã: Se você sentir dor nas articulações logo de manhã ao acordar, há uma forte probabilidade de ser devido à osteoartrite. “Um sinal precoce de artrite é se você sentir dor depois de acordar e sair da cama de manhã depois de dormir por horas”, explicou Mehta.
  3. Inchaço nas articulações: Se suas articulações estiverem inchadas, isso pode ser resultado do excesso de líquido sinovial – um líquido espesso que fornece lubrificação e amortecimento. “Quando ocorre a osteoartrite, haverá um aumento na produção de líquido sinovial associado à inflamação, causando dor e inchaço”, disse Li.
  4. Rigidez nas articulações após se levantar deitado: De acordo com Mehta e Li, um sinal precoce de artrite é a rigidez nas articulações após se levantar de uma posição deitada. “Muitos dos meus pacientes com osteoartrite no joelho sentirão rigidez depois de acordar de um repouso ou depois de ficar sentados em uma cadeira por um tempo”, disse Mehta.
  5. Estalos ou sons de atrito: Às vezes, você pode ouvir estalos, estalidos ou sons de atrito em suas articulações – mesmo que não causem dor. Esses sons podem indicar como a cartilagem em sua articulação está se deteriorando como resultado da artrite, observou Li.
  6. Melhora da dor após tomar um anti-inflamatório: “A artrite é uma cascata inflamatória. Tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) aliviará quase sempre a dor artrítica”, disse Mehta. Se você acha que pode estar com dor nas articulações, tomar um AINE para aliviar temporariamente a dor pode ser o primeiro passo.
  7. Dor nas articulações acompanhada de outros sintomas: Se sua artrite for resultado de outra condição, como artrite reumatoide ou gota, você também pode notar outros sinais do problema. Para a artrite reumatoide, isso pode ser sensibilidade em várias articulações do corpo, perda de peso e fadiga. Para a gota, você pode notar vermelhidão e inchaço perto do tornozelo ou pé, em particular. Para o lúpus, você também pode experimentar dor muscular, sensibilidade à luz, perda de cabelo ou febre.

Embora não haja cura para a artrite, existem algumas medidas que você pode tomar para controlar os sintomas. Consulte imediatamente seu médico de cuidados primários para discutir as opções de tratamento e evitar que a dor persista. É importante lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com artrite. Tratamentos eficazes e modificações no estilo de vida podem ajudar a reduzir a dor, retardar a progressão da doença e manter a função das articulações. Se você suspeita que pode ter artrite ou está experimentando algum desses sintomas, é fundamental consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada e orientação sobre o manejo da condição. [Huffpost]

Deixe seu comentário!