Teste de respiração pode detectar câncer de pulmão, cabeça e pescoço

Por , em 13.12.2011

Segundo cientistas, um novo teste que pode detectar câncer pelo “cheiro” está mais perto da realidade. O “nariz eletrônico” é capaz de identificar sinais químicos do câncer no hálito de pacientes com câncer de pulmão e câncer de cabeça e pescoço.

Cerca de 80 voluntários participaram da pesquisa israelense; 22 tinham vários tipos de câncer de cabeça e pescoço, 24 tinham câncer de pulmão e 36 eram saudáveis.

O protótipo do teste de respiração usou um método químico para detectar marcadores de câncer no hálito dos participantes.

Os pesquisadores focaram principalmente no câncer de cabeça e pescoço, que é geralmente diagnosticado tarde demais, o que torna seu tratamento mais difícil. Eles descobriram que o teste de respiração pode detectar os padrões de moléculas encontrados em pacientes com este câncer com sucesso.

Porém, os resultados precisam ser testados em estudos maiores para confirmar se o diagnóstico poderia levar a um método de triagem potencial para a doença.

A esperança é de que um dia esse teste seja usado em consultórios para diagnosticar cânceres instantaneamente, mas pode levar anos de pesquisa antes do nariz eletrônico ser utilizado como prática clínica.

Se as descobertas forem confirmadas, o estudo representa uma promessa interessante para o desenvolvimento de um teste de bafômetro que detecte cânceres muitas vezes diagnosticados somente em estágio avançado.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Ligia:

    Caramba, se de 80 pessoas só 36 estavam sem cancêr de pulmão, pescoço e cabeça, eu me preocupo, gente, 44 de 80 estavam com cancêr o que é mais de 50%, se fosse cair numa prova eu acharia que isso é uma pegadinha! As chances desses 36 terem cancêr em outras partes do corpo são também mais de 50%, e assim vai, e a nova febre é morrer de cancer! Sinceramete, vocês conseguem realmente levar esse artigo a sério?

  • Lulu:

    Bom…
    Na verdade isso não é nenhuma novidade. Já foi testado e comprovado há alguns anos que cães são capazes de “diagnosticar” pacientes com câncer mesmo em estágios iniciais. Certamente é pelo cheiro distinto que essa afecção atribue aos seus portadores que, até o momento, pode ser detectada apenas por focinhos muito hábeis e sensíveis.

    • Ezio Jose:

      Cachorros também conseguem ver coisas misteriosas que não vemos. Morava numa fazenda etinha um cachorro que latia constantemente para uma moita todas as noites ao meio dia. Eu e meu fiando pai acabamos a moita e tocamos fogo mas o cachorro toda noita ia latir olhando mesmo lugar. Resolvemos cava o chão e numa profundiade considerável achamos o um pote de argila já quate deteriorado. Quebramo-o pensando que fosse ouro que tivesse dentro e só achamos anotações em papéis ja se esfarinhando-se, algumas moedas de contos de réis, colheres e ossos de galinha, agulhas de costura de roupas e outras agulhas feitas de madeira que provavelmente seria para costurar sacas de cerais. Havia também, alguns patuás que nem tocamos neles por medo na época.
      Dava a imprensão que poderia ter mais algo enterrado um poucoabaixo, mas o medo não permitiu nossa curiosidade chega mais. Fechamos o buraco que fizemos e nunca mais o cachorro latiu naquele lugar.

    • Lulu:

      Isso era algum ‘trabalho espiritual’, normalmente executado por praticantes de religiões afro-brasileiras.

      Minha cachorra já me aprontou umas boas dessas também..
      Engraçado foi um dia que eu estava sozinha em casa de madrugada, somente eu e ela, que estava dormindo comigo no quarto, e ela resolveu ir pra sala e começou latir, e de repente a televisão liga sozinha! haha

  • Danilo:

    “Cibercondria”. rs

  • gloria:

    Apesquisa mostra algo q já sabíamos, toda pessoa ou animal doente tem cheiro de morte.

    • Ligia:

      mas você já pensou quantas pessoas passaram por você durante um dia inteiro? que você não ficou em casa obviamente. Eu passo por aproximadamente 8 mil pessoas por dia. É claro que só me lembro de alguns, porque é muita informação para o cérebro processar, mas já imaginou se eu pudesse sentir o cheiro de morte, dentre essas 8 mil pessoas no minímo uma está perto da morte e eu percebesse esse cheiro, que desagrável que seria meus dias. O que eu quero dizer é que realmente em minha opinião cheiro de morte existe só nos cemitérios e afins onde todos estão mortos e não doentes.

  • Ezio José:

    Até que acredito nas aberrações desses defensores do anti-Cristo. Posso vê-lo manifestando nas igrejas que confundem os dogmas religiosos com as seitas satânicas. Podemos notar que se alguém que ver o diabo basta ir numa dessas igrejas onde ele manifesta com toda encenação quase real.
    É triste saber que, mesmo neste século, ainda temos menstes vazias servindo de aconchego para a ignorância.
    Ainda bem que Deus deitou algumas pérolas da inteligência para que os cientistas pudessem fazer delas o serviço para que viemos nesta terra.
    E viva a CIÊNCIA que continua sempre tentando e salvando os seres enquanto as religiões continuam mandando-os para o inferno.

  • Luiz:

    O que é que tem haver descoberta científica com anticristo?
    Qual a importância na nossa vida da ida ou vinda de um anticristo. Anticristo existe desde o nascimento de Cristo. Essa “estória” parece com aquela de papa-fígado ou mesmo daquela que circulava nos idos de 1964, no Brasil, de que a besta-fera vai chegar (referência ao partido comunista no poder); sem falar de que o ano de 2000 não chegará (referência ao fim do mundo na virada do século. Pena que ainda há pessoas que ouvem esse tipo de “lorota”.

  • celiane:

    o anticristo é o marilyn manson

  • O Anticristo esta Proximo:

    Aqui o link de um site muito bom para explicar a voçes sobre o anticristo: http://wwwantichristfox.blogspot.com/.primeiro digo que no final deste ano-2011 ele aparecera ,(isto nao e mentira )e ate 2015 ele sera conhecido por todo o mundo e aconselho voces a espalhar esta verdade para todos ao seu alcance http://wwwantichristfox.blogspot.com/-Use tradutor se necessario

Deixe seu comentário!