Todos os Portais – Realidades Expandidas

Por , em 18.11.2012

Como já noticiado aqui, no próximo dia 24 de novembro ocorrerá em São Paulo o III Encontro Extensão para o Futuro realizado pela parceria entre Universidade Cruzeiro do Sul e Terracota editora contando com a participação do escritor multimídia Bráulio Tavares, que irá tratar do Futuro das Narrativas (literatura, games, HQ, cinema e muito mais) e de como vê o cenário presente e futuro do nosso modo de contar histórias.

O evento irá ocorrer na Biblioteca Viriato Corrêa, uma biblioteca pública de São Paulo, que tem como temática a Literatura Fantástica, pois após a fala de Braulio Tavares, acontecerá o lançamento do livro de literatura fantástica “Todos os Portais – Realidade Expandida”, organizado por Nelson de Oliveira (veja o convite logo abaixo).

A edição reúne alguns textos publicados nos seis volumes da revista independente Projeto Portal, que conta com os autores:

Ana Cristina Rodrigues, Ataíde Tartari, Braulio Tavares, Brontops Baruq, Carlos Emílio C. Lima, Claudio Brites, Fábio Fernandes, Geraldo Lima, Ivan Hegenberg, Jacques Barcia, Laura Fuentes, Luiz Bras, Marco Antônio de Araujo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafá Ali Kanso, Petê Rissatti, Ricardo Delfin, Richard Diegues, Roberto de Sousa Causo, Tiago Araújo.

Como prometido – vamos aos detalhes.

Nas palavras de seu idealizador Nelson Oliveira:

“Durante três anos, seis portais foram abertos no mapa da literatura brasileira. Seis passagens para outros mundos, outros metabolismos, outros sistemas de pensamento.

Portal Solaris surgiu no verão e Portal Neuromancer na primavera de 2008, Portal Stalker irrompeu no verão e Portal Fundação no outono de 2009, Portal 2001 apareceu no inverno e Portal Fahrenheit na primavera de 2010”.

O Projeto Portal constituiu-se a princípio nessas seis publicações de contos de ficção científica editada no sistema de cooperativa e que não se destinava ao grande público, mas apenas a um seleto grupo de aficionados. O lema adotado foi: “poucos exemplares para poucos leitores exemplares”. Por isso os exemplares da revista não foram vendidos, e sim distribuídos entre os melhores leitores do país.

Para vocês terem uma ideia da dimensão do Projeto Portal, aí vão alguns números: foram 6 edições, 798 páginas, 44 autores, 129 contos (50 curtos, de até 3 páginas, e 79 longos) e 2.450 exemplares. Nada mal para um empreendimento sem qualquer finalidade comercial, cujo objetivo primeiro foi divulgar a boa ficção científica brasileira.

Todos os portais: realidades expandidas é uma seleção de narrativas dos seis números do Projeto Portal. São vinte e um contos, vinte e um autores. Agora em edição comercial.

“Através deles [os portais] a realidade de primeira ordem — o aqui e o agora percebidos pelos cinco sentidos — irá se desdobrar em outras realidades muito mais estimulantes: a da ciência, a da filosofia, a da arte e a da religião, todas de segunda ordem.

Outras leis físicas, metafísicas e patafísicas irão coordenar as constelações sensoriais.

O passeio por essas paisagens de segunda ordem, habitadas por personagens estranhos e sedutores, nunca é sossegado e monótono. É sempre perigoso e inquietante. E, por isso, muito prazeroso.”

Para o insólito do lançamento, circulou pela mídia o seguinte:

“Nelson de Oliveira aposentou-se definitivamente da literatura em 1° de janeiro de 2012. Há quem diga que sua família saiu do país. Estariam no Caribe, gozando de férias.

(Merecidas? Não sei. Sofro fobia do Caribe desde que li o Triângulo das Bermudas, de Berlitz. Sempre imagino aviões desaparecendo e naufrágios interdimensionais. Ok, as Bermudas não são o Caribe. Para mim, soa a mesma coisa, cenários de 007, republiquetas, revolucionários, bodegas, saias curtas, bananas, furacões, mares parasidíacos e pesadelos ocultos. Seja como for,) – a cunhada de Nelson de Oliveira encaminhou um conjunto de papéis para Claudio Brites, editor da Terracota. Sobre a mesa do apartamento, ela encontrou esta pasta na qual estavam os contos selecionados para a antologia Todos os Portais, bem como o texto de apresentação, o sumário, recomendações quanto ao projeto gráfico e à capa. Havia também um bilhete: “Prezado amigo, publique quando achar conveniente”

Este é o momento”

Como manifestei no post da semana passada, estarei em ambos os eventos unindo o útil ao agradabilíssimo. Aguarde nos próximos artigos uma cobertura completa dessa fascinante jornada para o futuro.

Quem perder, perdeu.

Serviço

Quando:Sábado, 24 de Novembro de 2012:

13h30min – 15h30min:

III FENACON – ENCONTRO EXTENSÃO PARA O FUTURO COM BRAULIO TAVARES

15h30min – 18h00min

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO “TODOS OS PORTAIS – REALIDADE EXPANDIDA” (TERRACOTA, 2012)

Onde: Biblioteca Viriato Corrêa – Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana –
CEP 04021-050 São Paulo, SP

ENTRADA FRANCA PARA AMBOS OS EVENTOS

*[Inscrições apenas para o III FENACON : fecon@terracotaeditora.com.br, com nome e número de documento válido.]

Coquetel de lançamento do livro “Todos os Portais – Realidades Expandidas” com sessão de autógrafos com os escritores que participam da antologia.

-o-

 

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!