Uma estrela bizarramente rápida tem ventos que alimentam uma nuvem de gás chamada ‘Potaroo’

Por , em 3.01.2024

Pesquisadores no campo da astronomia identificaram uma estrela com rotação extremamente rápida, viajando pelo espaço a uma velocidade de vários milhões de milhas por hora e completando 14 voltas a cada segundo.

Essa estrela, um pulsar, representa os restos em rápida rotação de uma estrela colapsada e emite um forte fluxo de partículas, formando um fenômeno conhecido como “nebulosa de vento de pulsar”. A descoberta foi possível graças aos esforços combinados do Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP) na Austrália, do telescópio de rádio Parkes e do telescópio de rádio MeerKAT na África do Sul.

Localizada a aproximadamente 33.000 anos-luz de nosso planeta, esta nebulosa ou nuvem de gás se estende por uma estimativa de 69 anos-luz de diâmetro quando observada por meio de frequências de rádio. No entanto, seu tamanho diminui para cerca de um décimo quando observado em comprimentos de onda de raios-X.

Apesar de sua vasta extensão, sendo 46 vezes maior que o nosso sistema solar, a equipe de pesquisa nomeou de forma lúdica esta nova nebulosa de vento de pulsar como “Potoroo”, em homenagem a um pequeno marsupial saltador australiano.

O pulsar no centro do “Potoroo”, oficialmente conhecido como PSR J1638–4713, originou-se dos restos de uma grande estrela que esgotou seu combustível de fusão nuclear. Essa exaustão interrompeu o fluxo de energia para fora que equilibrava o colapso gravitacional da estrela ao longo de milhões ou bilhões de anos.

O núcleo da estrela, que tinha uma massa entre uma e duas vezes a do nosso sol, encolheu para um diâmetro de cerca de 12 milhas (20 quilômetros), resultando em uma matéria extremamente densa, onde uma colher de chá poderia pesar aproximadamente 1 bilhão de toneladas na Terra. As camadas externas da estrela foram expelidas durante uma explosão colossal de supernova.

O que resta é uma estrela de nêutrons girando rapidamente e magneticamente intensa, que emite radiação em rajadas periódicas, lembrando um farol cósmico. Isso é envolvido por uma concha lentamente expansiva de matéria resfriada ejetada durante a supernova.

O pulsar gera um vento de partículas carregadas que interagem com os materiais ejetados da supernova, criando uma nebulosa de vento de pulsar. À medida que essas partículas se afastam da estrela de nêutrons central, elas perdem energia.

Analisar a luz dessas nebulosas de vento de pulsar ajuda os cientistas a entender o movimento das partículas nos arredores caóticos das estrelas de nêutrons.

A estrutura da nebulosa “Potoroo” é quase como a de um cometa, com um núcleo denso seguido por uma cauda luminosa. Isso sugere que o pulsar está se movendo à frente da nebulosa que ele energiza, viajando pelo espaço a aproximadamente 2,2 milhões de milhas (3,5 milhões de km) por hora, moldando a nebulosa em um padrão de onda de choque semelhante ao deslocamento de água por um barco em movimento rápido.

PSR J1638–4713, a designação oficial do pulsar, completa cerca de 14 voltas completas a cada segundo e é relativamente jovem em termos astronômicos, estimado em apenas 24.000 anos, em contraste com o sistema solar de 4,5 bilhões de anos.

Uma versão preliminar desta pesquisa foi compartilhada no repositório de artigos arXiv e foi aprovada para publicação nas Publicações da Sociedade Astronômica da Austrália. [Space]