Uma nova empresa chamada Alphabet agora é dona do Google

Por , em 11.08.2015
Larry Page

Larry Page

O Google se reorganizou em várias empresas, separando o ramo da internet de seus outros projetos mais ambiciosos. Todas as operações serão geridas sob uma nova companhia guarda-chuva, chamada Alphabet.

Todo mundo conhece a ferramenta de busca Google, mas poucos sabem que a empresa também se aventura em pesquisas de vanguarda. O objetivo dessa separação é justamente tornar os diferentes ramos de projetos em empresas independentes.

Google, X Lab, Calico = Alphabet

“Alphabet é principalmente um conjunto de empresas. A maior das quais, é claro, é o Google”, disse o cofundador do Google, Larry Page.

Em outras palavras, o Google continuará a executar os serviços de internet que já providencia, como o Google Maps, YouTube, Chrome e Android. No entanto, projetos como X Lab e Calico irão operar como entidades separadas.

O X Lab é o laboratório do Google onde grandes mentes trabalham em projetos audaciosos, como a tecnologia do carro sem motorista (Google Driverless Car) e das lentes inteligentes (Google Glass). Já a Calico é o ramo do Google que estuda a imortalidade e espera descobrir como fazer seres humanos viverem para sempre.

“Fundamentalmente, acreditamos que [a separação] nos permitirá mais escala de gestão, já que poderemos executar coisas que não são muito relacionadas de forma independente. Alphabet é sobre negócios prosperando através de líderes fortes e independência”, escreveu Page.

Tudo muda, nada muda

Muitos devem ter pensado que o Google foi vendido quando viram a manchete desse artigo. Não é bem assim; Page ainda servirá como CEO da Alphabet, enquanto o cofundador do Google, Sergey Brin, servirá como presidente. Sundar Pichai assumirá como CEO do Google.

“Em geral, o nosso modelo é ter um CEO forte que dirige cada negócio, com Sergey e eu a serviço de todos eles conforme necessário. Vamos rigorosamente lidar com a alocação de capital e trabalhar para assegurar que cada empresa esteja funcionando bem. Também vamos garantir que temos um excelente CEO em cada uma, e vamos fixar sua remuneração”, explica Page.

Na bolsa

A Alphabet relatará os ganhos do Google de forma separada das outras empresas. A nova companhia guarda-chuva irá substituir o Google como a empresa de capital aberto na bolsa de valores Nasdaq, e todas as ações do Google irão se converter em ações da Alphabet.

No entanto, as ações da companhia continuarão a ser negociadas sob os mesmos códigos: GOOGL e GOOG. [Wired]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Quanto tempo até eles tentarem modificar sutilmente nosso comportamento de forma a chegar a uma sociedade tipo “Federação de Planetas”?

    • Mandel, Amom:

      What? Como assim?? Desculpe, não entendi.

Deixe seu comentário!