Vídeo: Nasa derruba helicóptero em nome da segurança (e da diversão)

Por , em 7.10.2013

Os engenheiros da NASA sabem unir trabalho com diversão (se você achar que derrubar um helicóptero CH-46 Sea Knight da Marinha de uma altura de 10 metros é divertido).

Em agosto, em conjunto com engenheiros e oficiais da Marinha, do Exército e da Administração Federal de Aviação, eles se reuniram no local de testes da NASA em Langley para testar cintos de segurança e assentos, além de coletar dados de impacto. Para isto, uma fuselagem de helicóptero com 13,7 metros foi recheada com quase 40 câmeras, 13 bonecos de testes e acelerômetros. Além disso, computadores à bordo foram preparados para registrar mais de 350 canais de dados.

Do lado de fora, o helicóptero foi pintado de branco com bolinhas pretas, uma técnica de fotografia de alta velocidade chamada “fotogrametria de campo completo”, com cada bola representando um ponto de coleta de dados.

Câmeras de alta velocidades filmaram os testes a 500 frames por segundo, seguindo cada ponto e permitindo que os engenheiros vissem o que aconteceu em cada trecho da fuselagem.

A cereja do bolo é um Xbox Kinect dentro do helicóptero, que os pesquisadores queriam saber se poderia ser usado como instrumento adicional para a coleta de dados dos bonecos.

Você pode conferir o resultado imediato do teste no vídeo abaixo. [PopSci, NASA, Flickr]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!