Vídeo: o tamanho dos planetas e do sol em comparação com outras estrelas

Por , em 14.06.2018

Existem diversos vídeos dramáticos e populares que comparam os tamanhos relativos de planetas, estrelas e outros objetos do universo observável. Esse mais é um, mas jamais podemos nos cansar deles.

A comparação começa com a nossa lua e progride através de outros satélites e planetas cada vez maiores, incluindo até uma anã vermelha, uma das menores estrelas possíveis.

Em seguida, o sol é mostrado ao lado de muitas outras estrelas mais brilhantes da nossa vizinhança, bem como o tamanho comparado dessas estrelas em relação à Via Láctea.

Finalmente, os tamanhos das estrelas e das galáxias são mostrados em relação ao universo conhecido e, especulativamente, regiões de um multiverso potencialmente maior.

Ciência e arte

É importante notar que os tamanhos verdadeiros da maioria das estrelas não são conhecidos por observação direta, mas sim inferidos por medições de seu brilho, temperatura e distância percebidos.

Logo, o vídeo, embora seja uma ferramenta de aprendizado incrível, pode conter algumas imprecisões. [NASA]