10 incríveis histórias de irmãos gêmeos

Publicado em 29.08.2013

Irmãos gêmeos sempre chamam a atenção. Quando são idênticos e estão de roupas iguais, todos os notam e os adoram. Alguns também trazem histórias bastante interessantes, seja por questões genéticas ou razões mais estranhas. Confira:

10. Quádruplos ou duas duplas de gêmeos

10
Tessa Montavio estava com 10 semanas de gravidez quando descobriu que estava esperando gêmeos. Um pouco mais tarde, os médicos disseram que ela estava esperando trigêmeos. Eventualmente, eles acertaram quando foi revelado seriam quatro meninos. Mas não quadrigêmeos. Tessa estava grávida de dois conjuntos de gêmeos, um caso raro, com probabilidade de 70 milhões para um. Eles decidiram dar os nomes de Ace, Blaine, Cash e Dylan, seguindo a ordem alfabética. E o casal ainda pretende continuar tentando para ter uma menina.

9. Trocando de lugar

9
Em 1994, a polícia prendeu Ronald depois que ele tentou estrangular sua mulher. O que os confundiu foi o fato de que Ronald já estava na prisão por um caso de maus-tratos. Acontece que seu irmão gêmeo Donald não achava que seu irmão seria capaz de lidar com a prisão e tinha tomado o seu lugar, pela quarta vez. Quando perguntado porque ele faria uma coisa dessas, ele disse que foi simplesmente por amor e preocupação por seu irmão. Donald também havia tomado o lugar de Ronald no exército nos anos 70, e chegou a ir até à Coréia em seu lugar.

8. Gêmeos pela metade

8
Depois de dar à luz a gêmeos, em 2008, Mia Washington notou que eles pareciam muito diferentes um do outro. Ela decidiu fazer um teste de paternidade, que revelou que os gêmeos tinham pais diferentes. Mia tinha traído o marido e engravidou de dois homens em um intervalo de 48 horas. Isto significa que os dois meninos são gêmeos, mas também meio-irmãos. Mia ainda está com o marido, que decidiu tratar as duas crianças como suas. Outro casal, Wilma e Willem Stuart, descobriu que seus gêmeos concebidos através de fertilização in vitro também tinham pais diferentes. Alguns dos espermatozoides de Willem foram acidentalmente contaminados pelo esperma de outro homem no laboratório, e Wilma acabou engravidando dos dois. O homem foi localizado e disse que estava feliz, e permitiu que o seu filho fosse criado pelo Stuarts.

7. As irmãs Hwang

7
Elas não são tecnicamente gêmeas, mas merecem fazer parte dessa lista. As irmãs Hwang, Suel, Seol, Sol, Mil são quadrigêmeas que nasceram em um hospital sul-coreano em 1989. O fato de serem quádruplas não é nada de muito surpreendente. O que traz essas quatro irmãs para a lista é que todas trabalham no mesmo lugar, um dos principais hospitais do Nordeste da Ásia, o mesmo em que nasceram. Em maio deste ano, Seul, Sol, Mil realizaram um casamento coletivo, com Seol ficando de fora por já ter se casado há um ano.

6. O casal robô

6
Este foi o apelido dado pela população local de Yiwu, China, a um casal que passava 21 horas por dia em um restaurante, das 06h às 03h, trabalhando sem parar. Ou assim parecia. Como você já deve ter adivinhado, não há, de fato, apenas um casal. São dois homens, gêmeos idênticos, casados com duas mulheres, também gêmeas idênticas.

Eles trabalham em turnos diferentes para manter o restaurante aberto o maior tempo possível, levando a maioria dos clientes a acreditar que havia um supercasal que nunca dormia. A verdade só veio à tona depois de cerca de três anos, quando um dos gêmeos deu uma entrevista e falou sobre o assunto.

5. Gêmeas à distância

5
Lily e Gillian são gêmeas que nasceram na China e foram separadas após serem colocado para adoção. Felizmente, os casais adotivos eram membros de um mesmo grupo de mensagem, e quando foram informados de que seus documentos tinham sido aprovados, todos postaram fotos online das crianças que estavam indo para suas casas. Muito em breve, eles perceberam que as meninas eram muito semelhantes e perguntaram a agência se não eram irmãs. A agência assegurou-lhes que este não era o caso, mas os novos pais decidiram realizar testes de DNA, que concluíram que as meninas eram definitivamente gêmeas. Felizmente, as duas famílias adotivas eram do Canadá, apesar de morarem a 400 quilômetros de distância. As famílias regularmente mantêm contato, e as meninas visitam uma a outra e conversam online todas as noites. Ao longo dos anos, os pais notaram semelhanças surpreendentes entre elas: ambas deram seus primeiros passos no mesmo dia, tiveram catapora ao mesmo tempo e se vestiram de bailarinas para Halloween.

4. Gêmeos reunidos

4
Com quase 1,5 bilhão de pessoas, a China é o país mais populoso do mundo, o que torna esta história ainda mais incrível. Zeng Yong e Liu Yonggang foram colocados para adoção e separados em 1972. Zeng foi morar com uma família em Chengdu, enquanto Liu foi para Neijiang. Mais de 40 anos depois, um amigo de Zeng estava em Neijiang, onde avistou Liu entre os outros quatro milhões de pessoas que vivem lá. Ele achou a semelhança tão estranha que insistiu em promover um encontro entre os dois. Zeng voou 200 quilômetros de Neijiang para encontrar o homem, e ambos imediatamente perceberam que eram gêmeos. Depois do encontro, eles ainda conseguirem pesquisar e descobrir sua mãe biológica.

3. Aniversários diferentes

3
Um dos pressupostos mais básicos sobre gêmeos é que eles têm o mesmo dia de aniversário. É claro que qualquer quantidade de pensamento sobre o tema vai fazer você perceber que eles podem nascer em dias separados. Seja porque eles nasceram por volta da meia-noite, ou um resolveu chegar um pouco mais cedo do que o outro – ambos podem acontecer. Mas, no ano passado, Maria Jones-Elliot de Waterford, Irlanda, deu a luz a duas meninas gêmeas com a maior diferença de aniversário de todos os tempos: 87 dias. A primeira menina, Amy, nasceu em 1 de junho, apenas cinco meses depois da gravidez. Ela tinha pouca chance de sobrevivência e foi colocada em uma incubadora, enquanto sua irmã permaneceu no ventre de sua mãe. Mas Katie também resolveu nascer um pouco mais cedo, na 36ª semana, em 27 de agosto. Ambas estão atualmente vivas e bem.

2. Eutanásia gêmea

2
Gêmeos na Bélgica ganharam o direito à eutanásia perto do final do ano passado. Ambos nasceram surdos e tinham sido inseparáveis durante a maior parte de suas vidas. Eles trabalharam como sapateiros e viveram juntos. Os homens tomaram a decisão de serem sacrificados depois de descobrirem que estavam ficando cegos. Já surdos, nenhum deles podia suportar viver sem ver o outro. Eles faleceram em 14 de dezembro de 2012. Este caso causou muita polêmica no mundo todo, já que o suicídio assistido na Bélgica é normalmente disponível apenas para pacientes terminais.

1. Fetus in fetu


Sanju Bhagat era apenas um garoto normal, crescido em Nagpur, na Índia. Como qualquer pessoa, tinha inseguranças; especificamente, ele era um pouco redondo. Mas, em 1999, ele foi levado para o hospital. Os médicos temiam que ele tivesse um tumor enorme que estava fazendo pressão sobre seu diafragma, o que tornava difícil para ele respirar. Durante a operação, o cirurgião colocou a mão no abdômen de Sanju, e sentiu outra mão minúscula dentro: o gêmeo morto de Sanju. Esta é uma condição conhecida como fetus in fetu, e ocorre quando, no útero, um dos gêmeos é absorvido dentro do outro e pode sobreviver dentro de seu irmão como uma espécie de parasita. Normalmente, ambos os gêmeos morrem, mas o gêmeo maior, algumas vezes, pode sobreviver. Em casos raros, o gêmeo “interior” pode realmente sobreviver por um tempo depois que o gêmeo “exterior” nasce. No caso de Sanju, a dupla tinha sobrevivido, anexando-se diretamente a sua corrente sanguínea e, embora não fosse um ser humano consciente e funcional, continuou a crescer até que começou a prejudicar a saúde de Sanju.
[ListVerse]

Autor: Ana Claudia Cichon

é jornalista e curitibana, que agora tenta a vida em São Paulo. Apaixonada, doente e viciada por futebol, do tipo que troca o aniversário da mãe ou do namorado para ir ao estádio.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

Envie um comentário