Fotos de bolos emagrecem

Por , em 20.08.2009

emagrecer foto bolo
Ficou com vontade?

Imagine degustar o bolo acima. Ficou com fome? Pois já dá para ficar animado, pois ao contrário do que pensamos, ver fotos de guloseimas pode incentivar a comer de forma mais saudável.

Publicitários sempre acreditaram que mostrar imagens de um pedaço saboroso de bolo persuadiria as pessoas a comprarem. Mas a psicóloga Floor Kroese, da Universidade Utrecht, na Holanda, especula que a tentação na verdade pode aumentar o autocontrole.

Para testar a teoria, Kroese e seus colegas pediram para 54 estudantes do sexo feminino olharem para uma foto de um pedaço de bolo de chocolate ou uma flor em um teste de memória. Então foi questionado às estudantes sobre os seus planos para comer de maneira saudável, e foi oferecida a opção entre um chocolate ou um biscoito de aveia.

As mulheres que viam a foto do bolo deram prioridade maior para suas intenções em comer de forma saudável do que as outras que viram a flor. Elas também estavam mais propensas a escolher o biscoito de aveia – que em testes anteriores era uma opção mais saudável.

Para Kroese, tentações de comida nem sempre provocam indulgência. “Parece que ver uma comida tentadora lembra as pessoas de seus objetivos para controlar o peso, e os ajuda a agir de acordo”, completa. [New Scientist]

3 comentários

  • Fabiano Gama:

    Engraçado que um outro artigo desse mesmo site, esse aqui:

    https://hypescience.com/pessoas-que-postam-apenas-fotos-de-suas-refeicoes-podem-ter-problema-psicologico/

    Diz exatamente o contrário:

    “Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, em 2012, descobriu que gastar muito tempo olhando para comidas apetitosas postadas nas redes sociais estimula o cérebro e leva as pessoas a comer mais do que o necessário.”

  • eliane gonçalves macena:

    olha eu não sei não faço doces, tortas , bolos, a semana toda ( meu trabalho é esse) e nem por isso como de forma saudavel..quanto o que a
    Elaine disse, acho que quem gosta de doces nao resiste mesmo…devem pensar :pena que é uma foto!

  • Elaine:

    não é possível… eu seria capaz de comer até a foto dessa coisa gorda !!!

Deixe seu comentário!