Quando o trabalho atrapalha a vida

Por , em 14.01.2010

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Toronto, mais da metade das pessoas costuma trazer serviço para casa. Os pesquisadores, por meio desse estudo, tentaram medir de que forma o trabalho interfere na vida pessoal de 1.800 trabalhadores norte-americanos.

Os entrevistados deviam responder perguntas do tipo “com que freqüência seu trabalho interfere com sua vida familiar?”, “com que freqüência o trabalho atrapalha seu lazer?” e “com que freqüência você pensa em coisas relacionadas ao serviço quando não está trabalhando?”.

Segundo os cientistas os resultados foram preocupantes. Mais da metade das pessoas respondeu que essas situações aconteciam “algumas vezes” ou “frequentemente”. Por mais que trazer serviço para casa e se preocupar com o trabalho pareça natural, esse estresse pode causar danos à saúde.

A pesquisa mostrou uma série de padrões no comportamento dos entrevistados. Confira:

  • Quanto maior o salário, a autoridade no trabalho, maior a preocupação que a pessoa tinha com o serviço e isso representava maior interferência na vida pessoal.
  • Como pode se imaginar, pessoas que passam mais horas trabalhando sentem mais interferência na vida social, mas, surpreendentemente, aqueles que podem escolher o horário de trabalho também sentem a mesma interferência.
  • Pessoas com ensino superior e pós-graduação tendem a sofrer mais pressão do que as pessoas que possuem apenas o ensino médio.

[Science Daily]

2 comentários

  • freds:

    alem do mais todos os trabalhos de escola deveriam ser resolvidos na escola sob orientação do professor, o que tornaria mais validos os trabalhos de pesquisa e suas respectivas notas alem de que obrigar os pais em casa a ensinar os filhos o que deveria ser trabalho do educador (isto quando existe a possibilidade para tal). mas voltando ao tema principal, a legislação só protege o trabalhador pesado ou mal remunerado em seu trabalho mais simples quando se vale da hora extra.

  • freds:

    no colegio nos ensinam a levar trabalho para casa. eu passei por isso e agora vejo meus filhos ter frequentemente uma tarde inteira de trabalho para depois se arrumar para o catecismo no final da tarde ou uma aula de ingles ou outra materia que toma um horario da tarde sendo que todos os dias tem que levantar cedo para cumprir o horario integral da manhã (isto que eles estão com 12 anos pois casualmente são gemeos). lembra-me de quando era jovem e alem da lição caseira habitual haviam as interminaveis e frequentes copias que hoje considero como quase totalmente inuteis.

Deixe seu comentário!