5 Dicas para evitar a radiação do telefone celular

Publicado em 31.07.2008

celular câncerAlguns estudos mostram uma ligação estatística do celular com câncer, mas estes dados ainda necessitam de confirmação. Muitos anos atrás foram observadas relações estatística entre cigarro e câncer, mas não se compreendia a causa exata da doença.

Essa é a mesma preocupação de Devra Davis, Diretora do Centro de Oncologia Ambiental da Universidade de Pittsburg, nos EUA. Não há evidência concreta de que os celulares sejam nocivos, mas nós também não temos certeza de que eles sejam seguros.

E a preocupação é ainda maior no que concerne às crianças. Se uma criança de 14 anos está fumando, você não precisa se preocupar que ela vá desenvolver câncer naquele instante. Os efeitos do tabaco podem levar décadas para se acumular no organismo e causarem as mutações nocivas que levam ao câncer, e é possível que o mesmo ocorra com os celulares. Como os aparelhos celulares, que hoje parecem estar onipresentes, são usados a apenas poucos anos não há como saber dos efeitos de uma exposição a longo prazo.

O grupo da Dra. Devra e seus colegas, especialistas em câncer, liberaram recentemente um comunicado para seus funcionários sobre o uso dos celulares, recomendando o uso de viva-voz ou fones de ouvido. Crianças, segundo ela, deveriam usar celulares apenas em emergências, pois possuem o crânio mais fino e o cérebro ainda está em desenvolvimento.

Ninguém deveria carregar seus aparelhos no bolso ou na cintura. “Você está cozinhando a sua medula óssea”, disse Devra. Na possibilidade da radiação do celular realmente ser perigosa, você quer jogar Roleta Russa com a sua cabeça?

Se você se convenceu com os argumentos mais alarmistas de que o celular possa causar câncer, agora terá que descobrir a melhor maneira de continuar usando o seu aparelho, já que a maioria de nós não pode mais viver sem ele.

Enquanto não houver um consenso sobre o assunto entre os especialistas, o que nós podemos fazer? É fato que os celulares realmente emitem radiação, mas há alguns simples passos que podem reduzir a exposição à radiação ou praticamente eliminá-la.

5. Compre um telefone celular com menos radiação

A radiação do celular é medida através da Taxa de Absorção Específica (specific absorption rate – SAR). Para saber qual a SAR do seu aparelho veja esta lista (em inglês).

Mas é o nível de exposição que importa. Se você utiliza muito o celular é importante comprar um telefone com uma SAR menor. Mas se você o utiliza pouco, a sua exposição é bem reduzida.

4. Use um fone de ouvido de “tubo oco”

É similar a um fone comum, exceto pelo fato de que os últimos 15 cm – a parte mais próxima do ouvido – é um tubo oco sem fios. Nesse caso você está recebendo o som através do ar e não ondas de radio.

3. Use um fone Bluetooth

Um fone Bluetooth também emite radiação, mas ela é cem vezes menor do que a radiação que você recebe ao segurar o telefone no ouvido, disse Magda Havas, professora associada do Institute for Health Studies da Universidade de Trent em Ontário, Canadá. Os especialistas ficaram divididos entre quesito e o no 2, mas o governo de Israel emitiu recomendações essa semana sugerindo especificamente fones com fio.

Mas apesar de Magna gostar da solução Bluetooth ela diz para não colocar o fone na cabeça se você não estiver falando, pois o dispositivo continua a emitir sinal. Há pessoas que utilizam o fone o tempo todo e o mínimo que devem fazer é mudar o fone entre os ouvidos, de tempos em tempos, para reduzir a exposição em apenas um dos lados.

2. Use fones de ouvido com fios com uma conta de ferrite

Não, não é nenhum tipo de bijuteria. Uma conta de ferrite pode ser colocada no fio do fone de ouvido. A preocupação é que o próprio fio emita radiação no seu ouvido. A conta foi criada para absorver a radiação, para que você não o faça. Elas são baratas e você pode encontrar em lojas ou na internet.

As contas são os favoritos de Louis Slesin, editor da revista Microwave News. “É a melhor maneira”, ele disse. Testes feitos na Universidade de York, na Inglaterra, descobriram que se você usa a conta de ferrite a radiação emitida pelo fio não pode sequer ser medida, mesmo sob as piores condições. “Este dispositivo comum mata a radiação.”

É claro que se o telefone celular está em seu bolso isso não ajuda muito, pois o aparelho estaria irradiando diretamente no seu corpo. Portanto, se você preocupa-se mesmo com a radiação, mantenha o telefone o mais afastado o possível e evite ao máximo que o fio esteja tocando seu corpo.

1. Use sempre a função viva-voz

Esta é a opção alternativa favorita de todos os especialistas. Nada próximo da sua cabeça. “Coloque-o a algumas dezenas de centímetros. Meio ou um metro é o ideal”, disse Magda.

A cada centímetro que você afasta o aparelho de seu corpo faz com que a radiação se reduza rapidamente. A 5 cm de distância a radiação reduz em 4 vezes. Se você segurá-lo a 10 cm a radiação cai 16 vezes, segundo ela.

Segundo Louis “cada milímetro conta”.

Muitos dos cientistas entrevistados usam o aparelho direto no ouvido, pois o utilizam pouco. A analogia com o cigarro também vale aqui. Se você fuma um ou dois cigarros por semana não precisa se preocupar tanto quanto uma pessoa que fuma um maço por dia. [CNN: 1 e 2]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

  1. É incrível a tradução de certos trechos do artigo acima (ver item 4). Lá diz o seguinte: “It’s just like a regular wired earpiece, except the last six inches or so — the part next to your ear — is a hollow tube. There’s no wire under the plastic.” Agora a tradução é terrível:

    “4. Use um fone de ouvido de “tubo oco”
    É similar a um fone comum, exceto pelo fato de que os últimos 15 cm – a parte mais próxima do ouvido – é um tubo oco sem fios. Nesse caso você está recebendo o som através do ar e não ondas de radio.”

    A rigor nem é da tradução o problema. O comentário final é que assusta: “…Nesse caso você está recebendo o som através do ar e não ondas de radio.” Ninguem “recebe o som” a não ser através das vibrações do ar. Nunca através de ondas de rádio. Vamos deixar de cultivar asneiras?

    Thumb up 2
  2. Como se diz por ai “o papel aceita tudo”. Digitar também aceita tudo. Não ha informações de quem são as pessoas indicadas no post nem nada concreto sobre o assunto. Isso é alarmismo. São pessoas querendo ser mais realistas que o rei… Minha Nossa, a Internet é o melhor lugar para difundir notícias sem qualquer apoio científico.

    Thumb up 2
  3. Temos que evoluir comunicando com todo mundo, mas sem abusar. Há pessoas que ficam o dia todo falando abobrinha com o celular no ouvido, pode? Também não precisamos voltar comunicar através da fumaça ou dos tambores. Falemos só o necessário.

    Thumb up 5
  4. quero informações sobre a possibilidade de ser um vendedor do produto Neutralizar.

    Thumb up 0
  5. amei esse site,alem do mais estou criando uma replica de robo com base:celular,caixa acustica e outos,para a feira de ciencias da febrace,muito interessante devemos combater os materias radioativos,bye bye !!!!!!!!!!!!!1

    Thumb up 3
  6. quero saber se existe radiação no uso de modem 3g.se te sintomas, como segura na boca e lábios.

    Thumb up 2
  7. os vendedores desses produtos deverism informar para a população o problemas que essa rádiação ira provocar daqui a algum tempo.
    Que pena que não é esse papel dos vendedores né!mas bem eles poderiam dar pelo menos algumas dicas ….
    by by by ….bjssssssss

    Thumb up 5
  8. Gostaria de salientar a todos que na Europa e paises mais desenvolvidos cientistas já vem estudando sobre as radiaçôes emitidas por equipamentos eletro eletronicos.Esses equipamentos interagem de forma negativa robando ions positivos do nosso campo bioenergetico ( campo maginetico)por causa da radiação emitida pelos mesmos.veja esse site e comprove uma tecnologia que combate as radiações: http://www.infinitebrasil.com.br

    Thumb up 4
  9. Felizmente uma empressa chinesa lançou um dispositivo que colado ao celular tem alta proteção contra a radiação,absorção de 93.7% Redução da radiação 99.9%

    Thumb up 12
  10. Quem está vendendo não está nem aí, querem é encher o bolso de grana e pronto. Como o caso das garotas do rádio, os donos das fabricas meio conscientes do perigo protegiam-se com máscaras e luvas de chumbo, enquanto as trabalhadoras se expunham a aquele mal terrível.
    Quem quiser ler sobre as garotas do rádio aqui vai o link.
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=11845

    Thumb up 0
  11. Realmente é preocupante como algumas pessoas simplesmente ignoram o fato dos nossos governantes não divulgarem fortemente os malefícios que tanto afetam nossa vida.
    Descobri recentemente que efeitos aniônicos podem neutralizar tais efeitos radioativos com grande eficácia.
    Adquiri um Health Card recentemente de uma empresa chinesa e não fico perto de celulares ou pcs sem ele.
    Quem se interessar no assunto faça contato pois é incrível o resultado com os testes realizados de maneira simples.
    lcrignis@hotmail.com

    Thumb up 3
  12. O uso do celular e suas consequências para saúde… Tenho “quelóide” em ambas orelhas (no local onde fica o brinco), observei que o quelóide do lóbulo da orelha direita aumentou significativamente em relação ao da orelha esquerda. Talvez seja em virtude de usar muito o celular…

    Thumb up 0
  13. Por experiencia, ratifico o conteudo visto que ha anos eu sinto longas dores de cabeça qdo uso muito o celular assim como certos telefones sem fio.
    Nao é brincadeira, por isso as dicas de como minimizar a atraçao dessas radiaçoes sao muito validas. O SAR deve ser observado com rigor e isso nao tem nada de equivalencia ao preço do aparelho.
    Claro que nao somos imortais (!) porém qualidade de vida alonga uma vida melhor!

    Thumb up 5
  14. Agradeço e parabenizo a Dra. Dreva e seus colegas pela atitude proativa de alertar a todos que se preocupam com sua integridade física e tem a vida como um bem maior. Obrigado!

    Thumb up 2
  15. Continuo apreciando o teor das reportagens aqui contidas.
    Elas são de grande valia para quem quer se manter BEM INFORMADO.

    Hermano

    Thumb up 1
    • Celulares chineses são um verdadeiro “cancer”.
      Vamos ter muita cautela, atá porque os preços são atrativos

      Thumb up 2
  16. Essas “soluções” são tão chatas que prefiro esperar alguma confirmação de que celular causa câncer.

    Não existe nenhum fundamento científico pra isso, é só alarmismo.

    Thumb up 3
    • Alexandre não conhece o provérbio que diz: “É melhor prevenir que depois remediar”?

      Thumb up 1
  17. Legal, espero que as soluções sejam economicamente viáveis, qual a que tem melhor relação custo/benefício?

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maquina-anti-furacao-grande2
Gerador de furacões pode engolir uma casa inteira

Esta máquina se pare...

Fechar