A internet nos torna mais inteligentes ou mais burros?

Publicado em 12.03.2012

Será que o acesso constante à internet vai tornar os jovens de hoje mais brilhantes ou mais burros? Uma nova enquete de opinião descobriu que os especialistas em tecnologia acreditam que a resposta é “todas as alternativas anteriores”.

De acordo com a nova pesquisa, que incluiu 1.021 especialistas e críticos de tecnologia, a hiperconectividade é uma boa mistura. 50% dos entrevistados concordaram que a internet é um local que estimula vários talentos e a habilidade de encontrar informação de relevância online. Mas 42% acredita que a hiperconectividade deixa o cérebro raso, com uma dependência da internet e dos serviços móveis.

“Períodos de atenção curta, resultado de interações rápidas, vão vir em detrimento do foco nos problemas maiores, e provavelmente vamos ver uma estagnação em muitas áreas: tecnologia, e até elementos sociais, como a literatura”, afirma Alvaro Retana, da HP. “As pessoas que vão liderar o avanço serão as que conseguirem se desconectar e focar”.

Previões péssimas

De acordo com Universisdade Elon e o Projeto Pew, que conduziram o estudo, a divisão entre os especialistas tecnológicos é perto de 50/50%. Muitos dos que responderam que a geração Y da internet tem vantagem mental temperaram essa opinião com avisos sobre o lado negro desse excesso de conectividade.

“Enquanto eles disseram que o acesso às pessoas e à informação aumentou intensamente com a era da internet móvel, eles adicionaram que já estão percebendo deficiências na habilidade de foco de atenção dos jovens, de ser paciente e de pensar profundamente”, afirma Janna Anderson, da Elon. “Alguns expressaram preocupações de que as modas estão levando a um futuro onde as pessoas serão consumidores rasos de informação, e muitos mencionaram o livro de George Orwell, ‘1984’”.

O livro citado descreve uma sociedade onde a informação é completamente controlada. Um dos que citaram o livro foi Paul Gardner-Stephen, da Universidade de Flinders.

“Poderes centralizados que podem controlar o acesso à internet conseguirão controlar muito as gerações futuras”, afirma Gardner-Stephen. “Será muito parecido com o ‘1984’, onde o controle foi atingido usando a linguagem para limitar e delimitar o pensamento, então os regimes futuros podem usar o acesso à internet para controlar o pensamento”.

Otimismo online

Muitos especialistas comentaram os talentos necessários para navegar na internet, e sugeriram que as pessoas que cresceram conectados vão se destacar.

“Não há dúvida de que o cérebro está sendo religado”, afirma Danah Boyd, pesquisadora da Microsoft. “As técnicas e mecanismos para entrar no sistema de atenção rápida serão muito úteis para as pessoas criativas”.

Outros especialistas afirmam que o uso da internet é como um “cérebro externo”, onde os fatos são armazenados, liberando espaço mental que vai além da memorização.

“A tomada de lugar da memorização pela análise será o grande boom da sociedade”, afirma Paul Jones, um especialista em novas mídias da Universidade da Carolina do Norte.

Mesmo que existam algumas diferenças de opinião entre os benefícios e os custos do aumento da importância da internet, os especialistas concordam que certas habilidades e talentos serão importantes para as gerações futuras. Entre elas estão: a habilidade de cooperação para resolver problemas; a de pesquisas efetivas por informação; a de sintetizar informações de várias fontes; a de se concentrar; e a de filtrar a informação útil do “ruído” da internet.

“Existe uma preocupação palpável entre esses especialistas de que as novas divisões sociais e econômicas vão emergir entre aqueles que são motivados e ao mesmo tempo entendem das novas mídias”, afirma o coautor do estudo, Lee Rainie, deretor do Projeto Pew. “Eles pedem por uma reinvenção da educação púclica para ensinar essas habilidades e evitar os problemas de um estilo de vida hiperconectado”. [LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Ao mesmo tempo que se disponibiliza mais informações, estas estão mais dispersas e são mais específicas. O que isto significa?
    Significa que é preciso saber fazer uma análise e uma síntese melhores, para compreender um assunto, do que pesquisando, por exemplo, nos livros e revistas de uma biblioteca.
    Como a maioria das pessoas não desenvolve bem estes requisitos a tendência é que o aprendizado, embora mais ágil, seja de menor qualidade…
    aliás, como a própria educação: estamos ficando burros e a internet, salvo exceções, em geral ajuda esta burrice!

    Thumb up 2
  2. A internete atualmente ,tem cido o vinculo da ivoluçâo!
    Tudu tem que aver com tudo que estavamos esperando,para evoluirmos nossas conciencias no campo de conhecermos melhor,embora 90% das converssaçôes sem pre giram em torno do extintos, do eu, do seu,do meu o qe, eu acho bastante vulgar, seje em qualquer site só ver isto. Acredito que todos em ceus devidos site e correspondencias melhorarem mais este intercambio do saber e relacionar, porque nâo so de pâo vive o homem. eu viria melhor a todos se entregarem mais a assuntos mais sofisticados, que mais carecemos os quais sâo mais convinientes para nossa realidade.

    Thumb up 0
  3. Nem uma coisa nem outra,a história do mundo nus mostra q sempre se modifica a maneira de vivencia e aprendizado das pessoas, eu ainda sou do tempo da palmatória na escola, foi ótima a mudaça p\ outro tipo de ensino onde ñ há castigo corporal, hoje vemos q sem palmatória chegamos até aquí a tudo q desfrutamos hoje, e no futuro tudo será muito melhor, mas, o homem ñ pode esquecer de cuidar de si e dos outros , se doi em mim doi tbm nos outros seres, c\ cuidado e muita tecnologia chegaremos”LÁ”.

    Thumb up 1
  4. a verdade é que antigamente ou atualmente 95% da população mundial sempre será ignorante, com a internet ou sem ela.

    Thumb up 4
    • Sam em q mundo vc vive? Só se for no seu mundo essa porcentagem de ignorancia, porque no planeta terra é menos, menos, muito menos, e vc está incluído nesse “menos”

      Thumb up 1
  5. Quem tem preguiça e/ou não sabe raciocinar bem ao ler um livro, vai continuar com baixo Q.I. na internet.

    Thumb up 2
  6. Tudo bem, mas esse negócio de “Poderes centralizados que podem controlar o acesso à internet” é necessário? Ao invés de tentar controlar informação deveriam trabalhar para que ela tivesse mais qualidade e chegasse a um numero maior de pessoas.

    Thumb up 1
  7. É uma via de mão dupla, se não souber dirigir, bete no outro e vitra uma parafernália.

    Porém, com reslvas, temo muito pelo futuro dos cérebros dos infantis de hoje, onde os pais deixam a internet para ser a baby-sitter.

    Thumb up 0
  8. mais é claro que estamos ficando cada vez mais burros e ai é que vem as maquinas para tomar conta de tudo incluzivel de nós, com certeza ficarmos escravos delas.

    Thumb up 0
  9. EM tempo: Apesar de minha forte inclinação para a “alienação mental” reconhece que para uma minoria a internet e as redes social-profissional (e cultural) apresentam vantagens ponderáveis.

    Thumb up 0
  10. Não importa o que nós vemos na internet. Não estamos ficando mais ou menos inteligentes.
    A questão é: você apenas lê, ou você analisa o que você está lendo?

    É a mesma coisa com os livros. Ou você vê playboy ou Science American…

    O lance é saber interpretar o que você vê na internet. E isso é muito difícil, tanto dentro quanto fora da rede.

    Thumb up 6
  11. É como uma arma, depende da maneira que voce fará o uso dela, ou voce se torna um protetor ou assassino. No caso da Internet, dependendo do tempo de uso, conteudos que acessa e pessoas que se conecta, ou se torna mais burro ou mais inteligente!

    Thumb up 9
    • a internete hoje ganhou a importancia igual a de um transporte, pois ela agilizou a vida do ser humano, porem tem de saber usar.

      Thumb up 1
  12. A boa é que você e só você tem o direito de escolher, mas se for do tipo que não sabe o que fazer na net é melhor cair fora porque o mundo cibernético está cheio de “drogas” também. Você pode perder muito tempo ali e tempo não volta depois não… por isto o melhor é saber usar com medidas.
    Bom uso.

    Thumb up 0
  13. No começo eu não era contra as redes sociais, pois me parecia uma boa forma de unir as pessoas e assim exercerem influência na sociedade, mas não aconteceu.
    Tudo irá depender de como você usa a internet, as redes sociais tinham um grande potencial, mas me decepcionei ao ver que na maioria dos casos era usada para promover discussões fúteis e banais, como o tal estupro do Big Brother. Por isso me recusei a fazer parte delas.

    Thumb up 2
  14. Eu acho que depende do caminho que vc toma, se vc frequenta aqueles sites conspiracionistas, com certeza seu QI vai diminuir…

    Thumb up 1
  15. Depende muito de cada pessoa, o que uma pessoa lê, pesquisa, compartilha em redes sociais e também o tempo que é gasto diz muito sobre ela. Se ela souber aproveitar pode ser muito benéfico, só não pode ficar dependente dela ai pode atrapalhar.

    Thumb up 9
    • Eu também acho que depende o que a pessoa pesquisa, como por exemplo, o hypescience faz bem ao cérebro, já, quem fica o dia inteiro twittando o que almoçou com certeza vai ter problemas na formação do cérebro.

      Thumb up 14
    • Obviamente depende de como a pessoa usa a internet.
      Pena que igual a televisão, a internet está se tornando um meio para alienar as pessoas, por exemplo, twitter, facebook… não servem para grandes coisas além de controlar a vida alheia e escrever futilidades (salvas algumas raras exceções). A internet tem tantas coisas boas para se fazer, para aprender mas parece que a grande massa da população não se interessa.

      Thumb up 9
    • concordo contigo thiago, tipo eu que sou universitario dependo muito da compartilhação dos trabalhos academicos dos outros identicos ao meu para dar uma formatada legal

      Thumb up 1
  16. depende do que se ver e ler na net!
    videos educativos, artigos científicos ,noticias importantes,politica e economia pra fica atualizado.
    ai sim ela pode ser útil e não inútil.

    Thumb up 13
  17. Sinto uma vontade de devorar todos os bytes de todos os servidores.

    Vida inteligente no Universo é um fenômeno raro, e com tanta informação disponível não quero ficar de fora do espetáculo. ^^

    Thumb up 13
  18. Depende principalmente da pessoa,por exemplo fico na escola 8 horas por dia e consigo arranja tempo pra lê,ver TV e ficar na net sem problema!
    Não podem dizer que a culpa e da internet afinal todos temos consciência e força de vontade de parar ou não!
    Sou nota dez na escola e adoro internet e digo que basta vontade e sabedoria pra saber o que fazer!

    Thumb up 23

Envie um comentário

Leia o post anterior:
unhappy-employee-art
A verdadeira razão pela qual você não se demite do seu emprego

Uma nova pesquisa mo...

Fechar