Câncer de mama é mais letal em negras, não se sabe por que

Ainda é um mistério por que as mulheres negras são mais propensas a morrer de câncer de mama do que as mulheres brancas. Um novo estudo mostra que essa diferença não pode ser atribuída a diferenças de obesidade.

Como um todo, as mulheres negras nos EUA tendem a ser mais obesas do que as brancas e os pesquisadores acharam que isso poderia explicar por que apenas 78% delas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico de câncer, em comparação com 90% das mulheres brancas.

Vários estudos têm ligado a obesidade a uma pior sobrevida após o câncer de mama, mas apenas alguns têm testado se essa relação varia de acordo com a raça.

O novo estudo é o mais detalhado até agora. Os pesquisadores usaram dados coletados em um estudo anterior de câncer de mama, feito com mais de 4.500 mulheres que vivem em grandes cidades americanas. Cerca de um terço eram negras e o restante brancas.

Depois de mais de oito anos, 14% das mulheres brancas e um quarto das mulheres negras tinham morrido de câncer de mama. As mulheres foram entrevistadas sobre seu peso cinco anos antes do diagnóstico de câncer e mais do dobro de mulheres negras eram obesas em comparação com as brancas.

Mulheres obesas brancas tinham uma chance 46% maior de morrer de câncer de mama do que as que tinham um peso normal, e o risco aumentado permaneceu depois de tomar outras doenças em conta. Mas essa relação não ocorreu também com as mulheres negras.

Para os cientistas, foi uma surpresa o estudo ter mostrado uma relação entre obesidade e câncer de mama nas mulheres brancas, mas não nas negras. Isso levanta questões importantes sobre outras possíveis razões.

Alternativamente, os pesquisadores acreditam que pode haver diferenças na biologia do tumor, bem como de acesso a cuidados de saúde.

No ano passado, por exemplo, um estudo revelou que as mulheres negras e hispânicas demoram mais tempo para receber tratamento após a cirurgia de câncer de mama do que as brancas.

Pesquisas anteriores também descobriram que as mulheres negras normalmente são diagnosticadas com câncer em estágios mais avançados da doença. [Reuters]

Por: Patricia HermanEm: 28.07.2011 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Câncer de mama é mais letal em negras, não se sabe por que”

    • Nunca foi dito que não existem diferentes raças, mas sim que todas devem ser consideradas iguais perante a lei, ou seja, devem todos receber a mesma consideração e tratamento.
      Infelizmente, a genética não tem a mesma consideração com todas as raças.

    • Eu disse que há uma corrente na área científica que defende que “raças humanas não existem” independente de preconceito etc.Não se sabe quem influência isso ou apóia essa corrente ou porquê, mas essa tese só tende a ser desacreditada.

Deixe uma resposta