Cientistas estão aprendendo a fazer chover

Publicado em 6.05.2010

Uma equipe de pesquisadores europeus produziu chuva, no início de maio, em laboratório e sobre os céus de Berlim (Alemanha), usando uma nova técnica. Trata-se da criação de nuvens com raios laser.

Funciona assim: no laboratório, dispararam-se curtos impulsos de raio laser dentro de uma câmara contendo ar com alta umidade, a -24º C. Por onde o laser passava, era possível ver a formação gradual de nuvens. O laser converte os dióxidos de enxofre e nitrogênio em partículas que atuam como “sementes de chuva”.

Um problema, de acordo com os pesquisadores, é que não se encontram na natureza as condições de alta umidade e baixa temperatura que foram usadas no experimento. Os cientistas então tentaram repetir a operação ao ar livre, disparando lasers no céu da capital da Alemanha. Não se observou chuva, mas o aparelho de medição registrou um aumento na umidade do ar e formação de gotas de água quando o laser foi usado.

Isso sugere que o efeito não foi o mesmo do laboratório porque a temperatura e umidade não eram favoráveis como na câmara fechada. Por isso, a saída que os pesquisadores vão buscar é aumentar a potência do laser, para que essa diferença seja compensada.

Já se conseguiu produzir chuva de outra maneira, semeando as nuvens já “negras” (próximas de chover) com cristais de iodo, com eficácia comprovada. Mas criar chuva a partir do nada, produzindo as próprias nuvens, é uma novidade. [New Scientist]

Autor: Rafael Alves

• descobri faz tempo, gaz cola tradicional faz chover, frio, calor em 1 só componente.

1. Tomara que essa tecnologia se desenvolva rápido, quem mora no sertão agradece.

Isso também causaria maior produtividade nas usinas hidrelétricas, que seria bom para todos e para o planeta

2. Olá a todos !
    Procurem por HAARP no Google.
    Fazer chover não é nada para os caras envolvidos neste projeto – infelizmente -.

3. Pois é Fred, e olha que os terremotos produzidos são de grande magnitude, se houver necessidade.
    A Fundação Cacique Cobra Coral também diz fazer chover, sem usar este espalhafato todo :-)

4. E as pessoas preocupadas com o fim do mundo “Maia”
    Mal sabem que quem possui a faca e o queijo na mão são essas pessoas
    hahahaha

Relaxem, nós teremos sorte se morrermos rapidamente com um terromoto fulminante.

5. Como o artigo fala… produzir nuvens, mas chuva ainda é mais complicado… pois o valor precisa de um catalizador para transforar e gotas… o lance será a produção de vapor em grande quantidade nas áreas que não tem humidade, como em áreas no Brasil e no mundo.

escova