Cientistas tratam câncer usando salmonela

Publicado em 15.08.2010

O câncer é uma das doenças mais pesquisadas no planeta e qualquer avanço em seu tratamento ou diagnóstico causa grandes esperanças de salvar vidas. Pesquisadores americanos e italianos desenvolveram em conjunto um novo método para matar as células cancerosas através de uma bactéria conhecida – a salmonela.

A salmonela pode causar infecção, diarréia, febre e cólica abdominal. Porém, os pesquisadores dizem utilizar um tipo de bactéria modificada, que não causa nenhum mal ao organizmo. Ela é usada por ser capaz de estimular uma resposta imunológica no corpo humano que o leva a atacar as células cancerosas e destruí-las.

Os pesquisadores fizeram as primeiras experiências em ratos e depois em células cancerosas e células do sistema imunológico retiradas de pacientes humanos, e descobriram que a salmonela tinha o mesmo efeito em todos os casos. Eles se consideram prontos para testar o método em humanos, mas estão esperando autorização.

O processo de sinalização das células cancerosas usa uma proteína chamada conexina 43. Esta proteína é responsável pelos minúsculos canais de comunicação entre diferentes tipos de células. Segundo os pesquisadores, estes canais permitem que os peptídeos do tumor entrem nas células imunológicas e ajam como indicadores, marcando as células cancerosas pelo corpo, desencadeando uma resposta do sistema imunológico.

Os investigadores visam principalmente as células de melanoma, que é a forma mais letal de câncer de pele, que tem poucos tratamentos disponíveis. No entanto, os pesquisadores afirmam que o tratamento também pode ser usado para atingir qualquer outro tipo de câncer. [DailyTech]

1. Porém, os pesquisadores dizem utilizar um tipo de bactéria modificada, que não causa nenhum mal ao “organiZmo”.

mac