O universo em um clique

Comer frutas e legumes pode não ter um efeito protetor contra o câncer

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 8.12.2010 as 21:32

Share

Muitos estudos e declarações oficiais indicam que comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia melhora a saúde e pode diminuir substancialmente o risco de câncer.

Agora, uma revisão de uma década de pesquisas sobre as ligações entre frutas e produtos hortícolas e o desenvolvimento do câncer conclui que as evidências ainda não são convincentes.

Segundo os pesquisadores, embora existam incontestáveis benefícios de comer frutas e verduras, há poucas evidências sólidas de que elas protegem contra o câncer.

Os pesquisadores afirmam que o risco do câncer não se reflete no que as pessoas comem, e sim está muito mais relacionado ao quanto as pessoas comem e bebem. Os resultados do novo estudo apontam que os únicos fatores relacionados com a dieta que definitivamente afetam o risco de câncer são a obesidade e o álcool.

A única evidência incontestável encontrada nas pesquisas revisadas é que o câncer está fortemente ligado ao excesso de peso ou obesidade, e a beber mais álcool do que o limite diário recomendado.

Também, o tabaco é ainda a maior causa de câncer. Embora o tabagismo aumente o risco de câncer em até 50 vezes, mesmo grandes consumos de frutas e verduras só reduzem o risco de câncer em um máximo de 10%. Depois do tabagismo, estar acima do peso e a ingestão de álcool são dois dos maiores provocadores de câncer.

As pessoas obesas produzem altos níveis de certos hormônios em comparação com pessoas de um peso saudável, e isso pode contribuir para um aumento do risco de câncer de mama.

Ter excesso de peso também pode aumentar o risco de outros cânceres comuns, como do intestino, e outras formas da doença difíceis de tratar, como o câncer de pâncreas, esôfago e rins.

Já o álcool, quando é quebrado pelo organismo produz uma substância química que pode danificar as células aumentando o risco de câncer de boca, garganta, mama, intestino e fígado.

Ou seja, enquanto parar de fumar continua a ser a melhor maneira de reduzir as chances de desenvolver câncer, a importância de manter um peso saudável e reduzir a quantidade de álcool não deve ser menosprezada.

Segundo os pesquisadores, para cada duas porções extra de frutas e vegetais consumidas, o risco de câncer cai apenas 3%.

Por outro lado, é muito mais eficaz manter a ingestão de álcool até um máximo de uma pequena dose por dia para as mulheres, e duas doses pequenas por dia para os homens, e manter o peso dentro dos limites saudáveis, coisas que podem ter um impacto enorme. [Telegraph]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

7 comentários

  1. Leônidas Loureiro /

    AINDA ONTEM FLAGRARAM NUMA FAZENDA DE RIO VERDE/GO, UM “PRODUTOR” MISTURANDO LEITE COM SODA CÁUSTICA (PERÓXIDO DE …). E AÍ, CADÊ A VIGILÂNCIA SANITÁRIA??????????????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  2. Bruna M /

    O problema desse tipo de pesquisa é que não temos como saber se frutas têm efeito protetor se a dieta humana não é realizada estritamente com frutas. O fato é que por mais que as pessoas comam frutas, elas também consomem refrigerantes, sanduíches e demais delícias de fast-food e como é que uma porção de fruta pode competir com essas doses cavalares de gorduras e açucares? Sem contar a ingestão eventual de agrotóxicos. Também se deve considerar diversos fatores são necessários para que um câncer se desenvolva, como por exemplo, genéticos e ambientais.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  3. Elizabeth /

    O que esses cientistas não consideram é o alto nível de agrotóxicos utilizados nas plantações. Esse sim é o verdadeiro causador de câncer nas pessoas, muito mais que o excesso de peso que eles comentam na matéria.

    A ignorância de muitos produtores faz com que utilizem quantidade exagerada de agrotóxicos, pensando em maior lucro. Alguns chegam a contrabandear do Uruguai agrotóxicos proibidos no Brasil.
    Como a gente não consegue ver esses venenos no produto final, vamos sendo intoxicados há anos pela ganância e ignorância de produtores.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
  4. Leônidas Loureiro /

    ERRATA:
    ONDE LÊ-SE “EIILISMO”,
    LEIA-SE “ETILISMO”.
    Leônidas Loureiro
    Belém-PA

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  5. Leônidas Loureiro /

    IMPORTANTE: A OBESIDADE, O EIILISMO (ALCOOL) E O TABAGISMO (CIGARRO), SÓ DEPENDE DA VONTADE DO USUÁRIO PARA SE LIVRAR DESSES MALES, OU SEJA, NINGUEM OU NADA OBRIGA ALGUEM A ESTAR InCLUIDO NESSES GRUPOS DE RISCO. BASTA FORÇA DE VONTADE. NOTE-SE QUE ESSAS TRES SITUAÇÕES CITADAS, SÃO PERIGOSAS NÃO SÓ PELO PONTENCIAL CANCERÍGENO, MAS TAMBÉM PARA OUTRAS DOENÇAS.

    Leônidas Loureiro
    Belém-PA

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  6. vinicius /

    Ainda vão descobrir que frutas e legumes fazem mal a saúde e que a cura pro cancer se encontrra num elemento da batata frita do Mc Donald´s

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
  7. Farofa /

    Essa melancia está bem esquisita não está não?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.