Como foi a Gripe Espanhola de 1918?

Publicado em 1.05.2009

gripe espanhola

A Gripe Espanhola (1918 – 1919) matou 50 a 100 milhões de pessoas em menos de 2 anos.

Entre 1918 e 1919 a epidemia de Gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história somados. No Rio de Janeiro, morreram 17 mil pessoas em dois meses. Os familiares, desesperados, jogavam seus mortos na rua com medo de contrair a doença.

A influenza espanhola era mais severa que a gripe comum, mas tinha os mesmos sintomas iniciais como garganta dolorida, dor de cabeça e febre. Mas comumente em muitos pacientes a doença progredia para algo muito pior do que espirros. Calafrios intensos e fatiga vinham acompanhados de fluido nos pulmões. Se a gripe passava do estágio de pequena inconveniência geralmente a pessoa já estava pré-destinada a morrer.

Mesmo hoje não há cura para o vírus Influenza. Tudo o que os médicos podiam fazer na época era deixar seus pacientes o mais confortáveis possível. A cor azulada na pele dos doentes evoluía para marrom ou roxo e seus pés ficavam pretos. Os “sortudos” se afogavam com o fluído nos pulmões. Os outros desenvolviam pneumonia bacteriana e agonizavam de uma infecção secundária. Como os antibióticos ainda não haviam sido inventados essa doença também não podia ser tratada.

Felizmente hoje temos como combater a pneumonia decorrente da gripe suína, o que aumenta muito as chances de sobrevivência à infecção. [TecnoCientista]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

40 Comentários

  1. GOSTEI MUITO DESSE TEXTO SOBRE A GRIPE ESPANHOLA, SEMPRE ME INTERESSEI POR ESSE ASSUNTO. SEGUNDO DIZDEM ELA NA ÉPOCA SE TORNOU UM MISTÉRIO, POIS DO JEITO QUE ELA VEIO E MATOU TANTAS PESSOAS. ELA DESAPARECEU. SEM NINGUEM ENCONTRAR A CURA. SERA PORQUE NÃO ACBAOU MATANDO TODAS AS PESSOAS? SERA QUE EXISTIA MAIS PESSOAS IMUNE A ELA?

    Thumb up 5
  2. Cara muito enteressante esse texto aii e a historia da gripe tambem.Tudo comesso por um trabalho e me entereceii muito.
    Sere kii ninguem sabe se teve algum sobrevivente das pessoas kii pegaram a gripe? E quanto tempo duro essa epidemia ??

    Thumb up 7
  3. nossa q chata essa gripe ne,q pena que o eduard cullen tambem tenha tido essa doença.mas se ele nao tivesse nao viraria VAMPIRO e o filme nao aconteceria!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 12
  4. OI EU QUERIA SABER MAIS SOBRE ESSA GRIPE, EXISTE ALGUMA VACINA?TODAS AS PESSOAS INFECTADAS SEM TER TOMADO ALGO SOBREVIVERAM?

    Thumb up 9
  5. eu tenho um pouquinho dessa historia no meu livro mais eles nao publicao tudo no livro e poriso fiquei curiosa

    Thumb up 8
  6. Minha avó foi uma sobrevivente da febre espanhola em 1918, no Rio de Janeiro em Maricá na região dos lagos.

    Thumb up 21
    • eu tambem

      Thumb up 2
  7. Bom eu fiquei curioso sobre o assunto por ter visto comentarios ne um anime e vim pesquisar,por um lado achei bom saber a respeito do assunto,mas o ruim e ter tantas mortes na época

    Thumb up 18

Envie um comentário

Leia o post anterior:
influenza-fotos-grande
7 Suspeitos de gripe suína no Brasil, 41 em observação

Há sete suspeitas de...

Fechar