Transplante de células tronco é esperança contra diabetes tipo 1

Publicado em 18.04.2009

diabetes

Várias pessoas que se submeteram ao tratamento de transplante de células tronco conseguiram sobreviver sem injeções de insulina por até dois anos e meio. Depois o tratamento tradicional teve que ser retomado.

A técnica foi usada em 23 pessoas até agora – diagnosticadas com o tipo 1 de diabetes.

Após o transplante de células-tronco, 20 dos 23 pacientes tornaram-se livres da insulina por, pelo menos, alguns meses ou anos. A média foi de 31 meses.

E, apesar do que pode parecer, essa não é uma pesquisa (pelo menos não completamente) estrangeira. Todos os transplantes foram feitos em um hospital brasileiro.

De acordo com Richar Burt, um dos pesquisadores, os resultados são muito encorajadores. “Mas é necessário um estudo maior. Eu nunca disse a palavra ‘cura’ relacionada a diabetes, mas temos que esperar para ver os resultados no final das pesquisas” explica Burt.

Há aqueles que não aprovam o tratamento. Como o Dr. Mohamed El-Shahawy, um nefrologista, que afirma que o tratamento é muito arriscado. “Os pacientes são expostos a um tipo de tratamento cuja eficácia não foi comprovada” afirma.

A afirmação do médico vem da possibilidade de que, quando é feito um transplante de células tronco da própria pessoa, o sistema imunológico dela possa ser “resetado”. Então o paciente precisa passar por quimioterapia. Mas, quando isso ocorre, o sistema pode fazer com que as células produtoras de insulina do pâncreas se regenerem e voltem a funcionar.

De acordo com Christopher D. Saudek, da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, não há cura para a diabete 1 e nem para a diabete 2, mas isso não quer dizer que os pacientes não possam fazer uso das terapias disponíveis atualmente.

“Um grande nível de mortalidade e da redução da qualidade de vida dos pacientes pode ser evitado, se as pessoas se tratarem corretamente, mesmo com as terapias disponíveis atualmente” explica Saudek. “Os resultados dos transplantes realmente são intrigantes e merecem mais investigação” completa. [WSJ]

Um video sobre diabetes tipo 1 e remissão com terapia de células-tronco:

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

63 Comentários

  1. Por favor me ajude!!! tenho uma filha de 02 anos e 08 meses que foi diaginostica há 04 meses, ela entrou em coma qdo foi descoberto, mas já era o quarto hospital que eu levava ela e sempre diziam que era só uma viroze e hoje ela já esta usando 10 Un da lantus e 1Un de manhã da lispro 2Un antes do almoço e 2Un antes do jantar, e mesmo assim ela tem Hipo e hiper sempre, gostaria de cadastra- la para o tratamento e ter mais informações.
    desde de já agradeço!!!

    Thumb up 1
  2. Tenho diabetes tipo 1, minha glicemia chegou á 368 mg/dl, hoje ela é mais controlada, fica entre 70 á 100 mg/dl , as vezes quando sinto muita vontade de comer doce, como um pouquinho so para matar a vontade de doce, aumenta um pouco mais como controlo muito bem minha taxa chega a 96 mg/dl quando como doce. Pratico natação 2 vezes na semana, faço dança 1 vez na semana, e faço dieta, caminho na praia final de semana. Levo minha vida normal, tenho 13 anos e descubri a menos de 1 anos, toma 2 vezes por semana insulina e faço teste 4 vezes ao dia, é chato, mais ja faz parte da rotina, e não deixo a diabetes impedir de viver a vida com qualidade, graças a Deus descubri a tempo, e sou muito feliz!

    Thumb up 5
  3. Amigo Eriberto Tavares Nunes e outros: Para fazer parte deste experimento com transplante de células tronco, o doente tem que ter no máximo 3 meses de diagnóstico da doença (diabetes), além de também ter que se enquadrar em outras exigências, portanto, por enquanto, tratem de se cuidar com o tratamento convencional, até que a ciência avance um pouco mais. Tenho 2 filhos diabéticos, um que começou aos 3 anos e agora está com 9 e outro que começou agora à 6 meses atrás. A VIDA COM DIABETES É POSSÍVEL. NÃO DESANIMEM. Cuidem do seu maior patrimônio que é o seu corpo. EXERCÍCIOS FÍSICOS e controle de carboidratos (O QUE TODOS DEVERIAM FAZER) e terão uma vida LONGA e SAUDÁVEL.

    Thumb up 1
  4. Estou com 28 anos de idade,tenho diabetes desde 6 para 7 anos sempre fiz insulina tres ou até quatro vezez ao dia mas nunca me cuidei com os açucares e álcool já tive muitas crises de hipo e hiperglicêmia mas graças a Deus não tenho problemas de visão e nenhum membro amputado por causa da doença so hipertensão,tenho sofrido muito com a doença e gostaria de saber se o uso de células tronco para a tentativa de cura já esta sendo feito ou ainda vai demorar muito e como posso faze-la?

    Thumb up 2
  5. Fiquei agora c 56 anos diabética,quero me escrever para ser cobaia de celulas tronco. Preciso saber onde posso me escrever p isso.
    Obrigado

    Thumb up 2
  6. tenho um unico filho que descobrir que tem diabetes 1 ele tem 11anos tem 1 ano estar sendo muito dificil mais eu tenho muita fe em deus e estou disposta tentar o tratamento com elulas-tronco gostaria de obter mais imformacoes moro rm salvador e estou disposta a viajar pela vida de meu filho e alcancar esta vitoria em nome de jesus

    Thumb up 3
  7. tenho 20 anos e sou diabetico a quatro a descobri agora q é diabete tipo 2 tomava 20 un por dia estou tomando 10 e 2 comp de metformina mesmo assim esta dificil de controlar por q muitas vezes tenho crise de hipoglicemia ou sobe demais esta complicado sr amilton passa outro telefone

    Thumb up 0
  8. maria da conceiçao por coinsidencia meu bebe tambem é renato fas 2 aninhos agora i descobrimos os diabetes a 3 meses estou em portugal como faço para chegar a esse hospital agradeço k me ajude estou desesperada nao sei se aguento muito tempo é horrivel viver assim se me poder ajudar eu lhe serei eternamente grata m abraço enorme meu contacto 963232338 mas o codigo de portugal me ajude tera uma amiga para sempre

    Thumb up 1
  9. Quem tiver interesse em buscar se inscrever para a pesquisa de transplantes de células tronco para diabéticos, deverão entrar em contato com o Hospital das Clínicas de RIBEIRÃO PRETO, com o departamento de T.M.O.- TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. telefone: 0xx1636022229
    espero ter podido ajudar.

    Thumb up 7
  10. Olá, tenho diabetes tipo 1 há mais de 10 anos e desde então venho tomando insulina (regular/humana) 3 vezes ao dia. Ultimamente ela anda muito descompensada, não abaixa de maneira alguma, gostaria muito de ser cobaia neste tipo de tratamento, pois não está sendo fácil viver dessa maneira!!!

    Thumb up 0
  11. olá tenho diabetes tipo1 á 11anos e tenho q tomar insulina 03 vezes ao dia gostaria de saber como me escrever para fazer esse tratamento muito obrigado…

    Thumb up 2
  12. Como faço para me inscrever, para ser cobaia de testes? Sou diabética tipo I a 7 anos, e gostaria de colaborar para com as pesquisas!

    Thumb up 1
  13. OLA,EU SOU DIABETICA TIPO 1,TENHO 10 ANOS E SOU DIABETICA A 4 ANOS.EU GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA COISA QUE PUDESSE ME CURAR?EU ACREDITO MUITO NO SENHOR E SEI QUE ELE VAI ME CURAR.EU TOMO INSULINA 5 VEZES AO DIA,E SINTO MUITA VONTADE DE COMER DOCE O TEMPO TODO.QUERO DIZER PARA TODOS OS PAIS E FILHOS QUE NAO FIQUEM TRISTES POIS TEM DOENÇAS MUITO PIORES DO QUE A DIABETES.E SAIBA QUE DEUS ESTARA SEMPRE COM VCS.BJCS.ISA

    Thumb up 7
  14. tenho uma filha de 10anos e diabetica tipo 1 ,ha 4anos.faz 5 aplicaçoes de insulina.é dura para uma mãe ver sua filha com vontade de comer doce e nao poder dar,e duro ter que controlar hora para comer,medir e aplicar e mais durotenho certeza que para ela.Gostria de saber se ja existe ualgum tipo de cirurgia com 99%de cura.Desde de ja agradeço pela atençao.ACREDITO QUE PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL

    Thumb up 1
  15. Meu nome é Elaine tenho 13 anos e descobri que tenho diabete tipo 1,e queria saber como eu posso mim escrever para fazer o transplante de células tronco.
    Obrigada.

    Thumb up 4
  16. me ajudem a curar a minha filha da diabetes tipo 1, pois é muito doloroso para mim ver a minha luiza de 9 anos tomar insulina três vezes ao dia. obrigado.

    Thumb up 0
  17. Sou diabético desde 5 anos de idade;hoje aos 25, descobri que estava afetando minha visão. Tive que renunciar a faculdade no meu primeiro dia de aula e fazer sessões de raio lazer. Sinto_me triste; mas não derrotado,pois creio que o Senhor Jesus me tirará desse cativeiro e me dará uma grande resposta.

    Thumb up 4
  18. Sou diabetico tipo1 a 7 anos adiquiri aos 19 anos e gostaria de saber se os avancos nos transplantes de celulas sao indicados para pessoas que convivi com a diabets a alguns anos.

    Thumb up 4
  19. Pode por favor informar como está seu filho hoje??

    Descobri à 01 semana que meu filho e diabético e estamos estudando para saber se é tipo 1.

    Fiquei muito interessada no transplante.

    Conto com seu retorno.

    Grata,
    Mãe do Rafael

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
zoo-4
Fotos de Filhotes fofinhos

Veja fotos de filhot...

Fechar