Veja a última missão da nave Cassini em Saturno

Por , em 6.04.2017

Você se lembra do lançamento da nave Cassini, que aconteceu em 1997? Pois bem, a missão que foi planejada para durar 20 anos finalmente está chegando ao fim. A nave enviada pela NASA e pelas agências espaciais europeia e italiana sobrevoou Vênus e Júpiter, e em 2004 lançou sua sonda Huygens, que pousou na superfície do maior satélite do planeta, a lua Titã.

Esta foi a primeira vez que um objeto feito pelo homem pousou em um corpo celeste do Sistema Solar exterior. A sonda Huygens deve continuar funcionando normalmente, mas Cassini está ficando sem combustível e tem apenas mais uma missão a cumprir.

Começando no dia 26 de abril de 2017, ela vai realizar uma série de 22 mergulhos nos anéis do planeta, enviando informações para a Terra. Em cada mergulho, ela percorrerá uma distância de 2,4 mil km entre os anéis e o planeta. No dia 15 de setembro, vai entrar em combustão nos céus de Saturno.

Os responsáveis pela missão estão atualmente no processo de realizar as últimas checagens e garantir que está tudo pronto para a ação. A sequência de comandos será enviada para a nave no dia 11 de abril.

Com este ponto de vista estratégico, a nave vai reunir informações sobre esta região relativamente desconhecida. Usando essas informações, os pesquisadores poderão deduzir como o planeta se formou e evoluiu.

“O grand finale da Cassini é muito mais que um último mergulho. É um capítulo final emocionante para a nossa espaçonave intrépida, e tão rica cientificamente que foi a opção óbvia para o fim dessa missão”, afirma Linda Spilker, cientista da NASA.

As informações já coletadas pela nave desde que começou a orbitar Saturno em 2004 já são numerosas, tanto sobre o planeta quanto sobre suas luas. Graças à nave, pudemos ter acesso às belíssimas imagens da região espacial.

Para celebrar os últimos dias dessa nave que durou tantos anos, a NASA liberou um vídeo comemorativo que revisa os passos já dados até agora e antecipa os últimos momentos da Cassini. [IFLScience, NASA]

Confira abaixo:

• Wellington Gonçalves:

Puxa….depois de servir 20 anos em vez de aposentá-la, vai queimar?
    Por que não a deixam flutuando no espaço para futuras gerações ?

• Lauro Laurindo:

A 6 linha diz: “A sonda Huygens deve continuar funcionando normalmente,” mas a bateria desta sonda não acabou seis horas após o pouso?