Depressão piora a dor em pacientes com artrite de joelho

Publicado em 21.03.2011

Segundo um novo estudo, a depressão pode tornar a dor da artrite de joelho pior. As descobertas podem explicar porque alguns pacientes experimentam um nível de dor elevado, apesar de seus raios-X indicarem o contrário.

Artrite de joelho, ou osteoartrite de joelho, é uma forma de artrite em que a cartilagem da articulação do joelho “quebra”, levando à fricção do osso. Geralmente afeta pessoas acima de 50 anos, e ocorre mais frequentemente em obesos. Os sintomas podem incluir dor ou rigidez em torno do joelho, inchaço no joelho e limitação de movimentos.

Os pesquisadores alertam que a relação entre dor e depressão sugere que ambos devem ser considerados pelos médicos no tratamento de pacientes com osteoartrite, particularmente naqueles cujos raios-X não indicam danos graves nas juntas.

O estudo incluiu 660 homens e mulheres sul-coreanos com 65 anos ou mais. Os participantes foram avaliados quanto à gravidade de sua artrite de joelho através de raios-X. Entrevistas e questionários foram utilizados para avaliar se os pacientes sofriam de depressão.

Como esperado, os níveis de dor atribuídos a artrite de joelho foram maiores nos pacientes cujos raios-X indicaram maior dano articular. Porém, os pesquisadores descobriram que os transtornos depressivos foram associados com um aumento da dor em pacientes com artrite de joelho moderada a leve, mesmo quando os raios-X não mostraram lesões articulares significativas.

A ligação pode até explicar porque alguns pacientes continuam a experimentar dor crônica mesmo após passarem por cirurgia de substituição do joelho. Às vezes a dor e a incapacidade após a cirurgia não tem explicação médica, e a verificação de depressão entre os pacientes pode ser uma boa opção.

Segundo os cientistas, a contribuição da depressão à dor da osteoartrite foi quase tão importante quanto o dano indicado nos raios-X. No entanto, mais pesquisas são necessárias para explicar ou provar uma relação de causa e efeito entre as duas condições. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. tenho dores nos dois joelhos pode ser artrite ou trombose,ataca principalmente a noite, mais sofro de estresse, diabete, e convivo com pesoas que nao entendem a gravidade do meu poblemas e me extressao muito, sera que esses e um dos motivos de minhas dores nos joelhos, fui ao medico ele de olho disse que pode ser coluna pois ja fiz uma cirugia para retiradda de um tumor benigno na coluna e pulmao anida nao fiz radiografia.

    Thumb up 2
  2. Bom dia.
    Meu tio sofreu um acidente a doze anos,teve um problema na perna grave.A perna dele encolheu uns quatro sentimetros mas ele fez fisiotérapia e voltou a vida normal.A um ano ele faz tratamento para depressão grave.Um mês atrás ele começou a sentir dor no joelho foi ao ortopedista ele pediu raio x do joelho e diagnosticou pequenas lesões no joelho e passou um ante- inflamatório para tomar.Será que meu tio faz parte dessas pessoas que li nesta reportagem.
    ATT;Gleidisson

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
trabalho
Pessoas trabalhadoras e responsáveis vivem mais

Nada de dar uma corr...

Fechar