O universo em um clique

Entediado com a mesmice? Cientistas encontraram a solução

tedio

O professor de marketing da Universidade de Minnesota, (EUA) Joseph Redden, descobriu a cura para o que ele chama de amnésia de variedade. Se você anda enjoado de comer o sabor de pizza, jogar o mesmo jogo de coputador ou com a mesma música na cabeça durante muito tempo, você pode sofrer deste problema.

Redden explica que as pessoas esquecem da abundância de diferentes experiências que podem escolher e tendem a se focar na repetição. O processo de consumir produtos e experiências até o ponto da saciação, onde se tornam menos apreciáveis, é um grande problema para os vendedores. De acordo com o professor da faculdade, apenas se lembrar da variedade disponível, pode curar a saciação mais rápido.

Seguindo a intuição, podemos pensar que com o passar do tempo, podemos voltar a gostar de algo do qual enjoamos. Mas Redden explica que não necessariamente. Por exemplo, se estamos enjoados de chocolate, pensar em outras sobremesas, pode aliviar essa sensação, o tempo já não tem o mesmo efeito.

Um dos experimentos da pesquisa de Redden consistia em fazer os participantes repetirem o refrão de uma de suas músicas preferidas 20 vezes seguidas. Após isso, deveriam dar uma nota para o clipe da música. De acordo com o esperado, as notas foram muito baixas. Três semanas depois, metade dessas pessoas estavam relembrando programas de TV que assistiram nesse período, enquanto a outra metade, lembrava-se de músicas. As que estavam se lembrando da variedade músical, se recuperaram e estava muito menos saciados, diferente dos outros participantes. [Science Daily]

2 comentários

  1. EP /

    Um dos segredos também é… não fazer as coias em excesso! Se você comer muito chocalete, as chances de enjogar rapidamente são altas; se você ouvir uma música X, também com extrema frequência, logo vai cansar dela. Então a recomendação é ser variado. Hoje você ouviu Green Day? Amanhã ouça The Black Eyed Peas. Hoje você comeu chocolate? Como, amanhã, um fatia de pudim! E assi vai.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. Antonio Carlos /

    Concordo plenamente, pois, adorava chocolate e sempre que podia la estava eu saboreando, só que, com o passar do tempo diminui bastante, não conseguia saborea-lo mais como antes, até estranhei, agora estou sabendo o porque. Adoro este site, traz muitas informações úteis, como esta, quando pude desvendar a minha a minha dúvida Obrigado.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook