Este misterioso avião espacial acabou de quebrar outro recorde orbital e nós ainda NÃO SABEMOS porque ele está lá

Por , em 29.03.2017

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou um avião espacial não tripulado movido a energia solar na órbita da Terra em 20 de maio de 2015, para realizar sua quarta missão secreta.

Agora, quase dois anos depois, o avião robótico X-37B entrou em seu 678º dia em órbita, quebrando seu próprio recorde de número de dias consecutivos passados no espaço.

Mais inacreditavelmente ainda, no entanto, é que não estamos nem perto de descobrir o que cargas d’água ele está fazendo lá em cima.

Não sabemos nem quando ele voltará à Terra. “A data de desembarque será determinada com base na conclusão das demonstrações em órbita do programa e objetivos para esta missão”, disse uma porta-voz da Força Aérea, a capitã AnnMarie Annicelli.

Hipóteses

Tem havido muitas especulações sobre tais missões secretas nos últimos anos, incluindo espionagem sobre o Oriente Médio, bombardeamento espacial e espionagem sobre a estação espacial da China.

A teoria do bombardeiro espacial foi mais ou menos desmentida, com o ex-cientista-chefe da Força Aérea dos EUA, Mark Lewis, dizendo ao portal Popular Science que a quantidade de força necessária para mudar a sua posição em órbita seria tremenda. Além disso, não seria exato, o que faria dele um péssimo bombardeiro.

As medidas de vigilância são teorias mais prováveis. Em 2010, por exemplo, vários observadores amadores relataram ter visto o avião passando sobre a mesma região a cada quatro dias, logo após seu lançamento inicial.

A Força Aérea agora tem um segundo avião espacial X-37B, e um grupo separado de rastreadores de satélites civis observou que sua órbita se apodera de países como o Irã, Afeganistão e Paquistão.

Espionagem

Declarações contraditórias de funcionários do governo apenas incentivaram a especulação pública sobre espionagem.

“Em entrevistas e declarações, os líderes do Pentágono negaram veementemente que o avião tivesse algo a ver com armas espaciais, mesmo admitindo que seu objetivo final era ajudar combatentes de guerra terrestres com uma variedade de missões auxiliares”, informou o jornal americano The New York Times, em maio de 2010.

Na época, a Força Aérea respondeu afirmando que a missão secreta não possuía “capacidades ofensivas”, mas sim que o programa “apoiava a redução de risco tecnológico, a experimentação e o desenvolvimento de conceitos operacionais”.

Recorde

O avião embarcou em quatro missões orbitais até o momento, em cada uma delas quebrando o seu próprio recorde. O anterior foi de 674 dias no espaço, em uma missão que se estendeu de dezembro de 2012 a outubro de 2014.

O avião supostamente foi projetado para passar apenas 270 dias no espaço, de modo que já excedeu suas expectativas de vida orbital duas vezes.

Naturalmente, pode ser que a Força Aérea esteja apenas conduzindo ciência. A capitã AnnMarie Annicelli afirmou ao portal Space.com que o avião está testando de tudo, desde sistemas de navegação e proteção térmica até voo orbital autônomo, reentrada e técnicas de pouso.

Se nunca descobrirmos os segredos do X-37B, pelo menos ele terá provado as capacidades do voo movido a energia solar prolongado. [ScienceAlert]

2 comentários

  • Johny Ted:

    Se querem ir à Marte numa viagem de meses, eles tem que testar os materiais expostos por longa data aos raios cósmicos, eu acho. 🙂

    • Dinho01:

      Também acho, Johny. É que o pessoal adora uma teoria da conspiração.

Deixe seu comentário!