Como a física moderna foi inaugurada por Einstein

Publicado em 14.03.2012

física moderna

Desde antes de terminar seu doutorado, Albert Einstein já havia começado a escrever as teses que são consideradas pela comunidade científica atual como a fundação da física moderna. Todos sabem que ele ficou notório pela Teoria da Relatividade, principalmente. Mas que fundamentos da ciência ele realmente revolucionou?

A física moderna

Dia 14 de março marca o 133º aniversário do nascimento do cientista. Em 1905, então com 26 anos de idade, Einstein publicou um trabalho chamado “Um ponto de vista heurístico sobre a produção e transformação da luz”. Antes dos enunciados contidos nesta publicação, os cientistas da época acreditavam que a luz se comportava apenas como onda e jamais como matéria, emitindo uma carga de energia constante e imutável.

A partir de experimentos fotoelétricos e da descoberta de que a luz se comporta energeticamente como os gases, ele concluiu que a luz na verdade emite pequenos pacotes de partículas fotoelétricas, os fótons. Tal enunciado serviu de base para a física quântica estudada a partir dali.

Einstein criou, desta maneira, um novo modelo de interpretação do comportamento da luz no ambiente. Suas teses, que se provariam corretas nos anos que se seguiram, renderam a ele o Prêmio Nobel da Física em 1921. [Gizmodo]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

44 Comentários

  1. albert einstein tem um cerebro nao vulgar por isso e que einstein era um grande genio na altura dele einstein para mim nao veio deste planeta por isso ele e extraterrestre .

    Thumb up 2
    • Me envia por favor cara, tenho procurado a dias essa biografia!
      Meu e-mail: rodolfo.sl.01@gmail.com

      Thumb up 0
    • Caro Jonatas,se puder enviar para mim,agradeço:lkmngl.serv@hotmail.com

      Thumb up 0
    • Pode crer, mas como creio que muita gente pode querer vou esperar um pouco mais até que haja mais pedidos, assim pegarei todos os endereços e envio de uma vez só, já que o arquivo é enorme, tem alta resolução e terei que dividir em partes. :)

      Thumb up 2
    • Jonatas, por favor, envie para mim também. atsocp@gmail.com

      Thumb up 0
    • To dentro Jonatas!

      Thumb up 0
    • Qual e-mail?

      Thumb up 0
    • Vc poderia upar em algum site, como mediafire, 4shared, etc. Seria bem prático e eu agradeceria muito

      Thumb up 0
    • Por enquanto tenho seis pedidos com e-mails que já anotei, o lance é o seguinte: Nem todos tem uma Internet rápida para baixar, por isso vou enviar por e-mail e não postar em servidor. Mas o limite de upload do GMAIL é 20 megabyte; Como o arquivo tem 800 megas, terei que particiona-lo em 40 partes, ou seja, 40 e-mails. O processo será demorado, mas para quem deseja, vale a espera. Enviarei também o programa que serve para juntar as partes, e explico como usar, é bem simples. :)

      Thumb up 1
    • Agradeço se me enviares esta biografia.

      Thumb up 0
    • Valeu, cara! Sempre acompanho as respostas de alguns leitores do hyperscience, és um dos poucos que tem noção do que comentar. Agradeço se enviar a biografia do Einstein para thaekhs@hotmail.com ou para thiethkh@yahoo.com.br
      seria melhor se hospedasse em algumas partes no rapidshare, oron (sou user premium nesse) ou outro server
      agradeço novamente!

      Thumb up 1
    • Jonatas, só hoje achei essa matéria, se você ainda puder me enviar o arquivo, agradeço.
      Abraço.
      cassia.cassia@ymail.com

      cassia

      Thumb up 0
    • Se possível envia pra mim também Jonatas, apesar de parecer um pouco tarde ^^
      dario_hml@hotmail.com

      Thumb up 0
    • Manda pra mim jonatas: acazsouza gmail

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
iPhone_water_lens
Como fazer uma lente de aumento grátis para a câmera do seu celular

Quer uma tecnologia ...

Fechar