Gargarejo com água e sal pode ser o melhor remédio para o resfriado

Publicado em 28.09.2010

De todos os remédios que tomamos para o resfriado comum, o tempo é o único que realmente o cura. E não importa o quanto você esteja entupido de antibióticos, os sintomas da doença, que são um tanto quanto desconfortáveis, parecem não aliviar.

Existe outra saída: já faz um tempo que especialistas da área da saúde descobriram uma receita caseira que parece funcionar para aliviar a miséria do resfriado – gargarejar com água salgada.

Em um estudo de 2005, pesquisadores recrutaram quase 400 voluntários saudáveis e os acompanharam por 60 dias durante a temporada de gripes e resfriados. Alguns deles foram orientados a gargarejar água salgada três vezes ao dia.

No final do período de estudo, as pessoas do grupo que fizeram gargarejo regularmente tiveram uma diminuição de quase 40% nas infecções respiratórias em comparação com o grupo de controle, e quando algum deles ficou doente, o gargarejo tendeu a atenuar os sintomas brônquicos. Outros estudos também têm provado que o gargarejo é útil contra dores de garganta e congestão.

Porque o gargarejo com água salgada ajuda, então, a diminuir sintomas como dor, coceira na garganta e congestão respiratória?

Por diversas razões. Segundo os médicos, a solução salina pode tirar o excesso de fluidos dos tecidos inflamados na garganta, fazendo-os doer menos. O gargarejo também solta o muco espesso, aliviando a respiração. E se o muco vai embora, vão embora também substâncias irritantes como alérgenos, bactérias e fungos da garganta.

Para obter melhores resultados do seu gargarejo, os médicos aconselham que as pessoas dissolvam meia colher de chá de sal em um copo cheio de água morna, e façam gargarejo com a solução por alguns segundos antes de cuspi-la. Os adultos que quiserem uma solução mais tolerável contra a tosse e a dor de garganta podem tentar misturar água morna com limão e mel; nesse caso, não há necessidade de cuspi-la. [NewYorkTimes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. Também é ótimo para lavagens nasais, “curei” minha rinosinusite com água morna e sal. E quando volta (raramente) só fazer de novo.

    Thumb up 0
  2. Concordo plenamente hoje estou com uma dor infernamente infernal eu quase choro obrigado SITEEEEEE!!!
    QUEM nunca provou pode apostar que da serto
    OBRIGAAADOOO !!!

    Thumb up 0
  3. Provem usar bicarbonato de sódio… SUPER BOM
    O tem é que na garganta existe uma mucosidade mais grossa que a saliva e por debaixo dessa mucosidade se alojam bactérias que são eliminadas equilibrando o PH.
    Bicarbonato serve para um montão de coisas: caspa, pele, feridas de mosquitos, estômago, limpeza, etc…

    Thumb up 16
  4. gostei vou fazer isso hj a minha dor ta insuportavel é pessimo esse tipo de dor espero ki funcione

    Thumb up 6
  5. Muito boa essa matéria sore gargarejo com sal…realmente funciona…limpa toda a garganta…proporcionando um alívio…

    Thumb up 12
  6. MUITO BOA ESSA MATÉRIA….REALMENTE O SAL É PODEROSO…ELE RETIRA TODA INFECÇÃO…

    Thumb up 13
    • Concordo plenamente hoje estou com uma dor infernamente infernal eu quase choro obrigado SITEEEEEE!!!

      Thumb up 1
  7. Minha mãe também manda eu fazer isso SEMPRE! Eu só não faço porque tenho preguiça… Mas quando estiver resfriado, pode apostar, vai ser a primeira coisa que vou fazer.

    Thumb up 5

Envie um comentário