iPhone 5 terá tela maior na proporção 16×9?

Publicado em 23.05.2012

Vários jornais e sites estavam especulando que o novo iPhone 5 teria uma tela de 4 polegadas, e parece que eles chegaram perto, mas não acertaram em cheio.

Segundo fontes internas da Apple que não foram reveladas, o iPhone 5 deve vir com uma resolução de tela de 640 x 1136 (o iPhone 4S atual tem uma resolução de 640 x 960, o que torna a tela 3,5 polegadas). A nova proporção de 16:9 vai elevar a tela a 3,95 polegadas.

Quem soltou a notícia na mídia foi o blog 9to5mac. Eles informaram que a Apple estava testando várias “gerações” de iPhone, incluindo dois com a proporção de tela 16:9 (embora sem dizer qual a diferença entre eles).

Essa suposta mudança de tela sendo testada em segredo poderia dar ao iPhone 5 uma aparência mais “alta”, sem mudar sua largura. Nesse caso, se a dimensão da tela for confirmada, pode ser que a tela inicial do aparelho tenha/mostre mais ícones, sem perder qualidade graças aos “pixels verticais extras” (176 a mais, para ser exata).

Rumores também circulam sobre um novo conector de dados, que seria “muito mais estreito” que o atual, entre os tamanhos de um microSD e miniUSB.

Além da tela maior e do novo conector de dados, parece um tiro certeiro que o iPhone 5 venha com iOS 6 (novo sistema operacional móvel da Apple), que pode ser apresentado em junho durante a conferência WWDC 2012.

Como outras empresas costumam fazer, os testes para o novo iPhone estão sendo realizados em carcaças lacradas, para não revelar o design exterior do aparelho.

Como a Apple não fez nenhuma declaração oficial sobre as mudanças, ninguém pode dizer com certeza se a tela será mesmo maior. Mas há quem acredite que essa parece ser uma aposta segura.

Porque não considerar essa uma aposta segura
A proporção 16:9 é defendida como o “formato do futuro”, pois é a resolução dos vídeos HD (de alta definição). Programas de TV são filmados em 16:9, vídeos caseiros também, de modo que que o iPhone 5 o adote e seja usado para assistir ou fazer vídeos deste tipo. A tela maior também permite mais pixels e mais informações.

Por outro lado, vários filmes e vídeos são feitos em outros formatos, bem como aplicativos e jogos que não são projetados para 16:9. E é possível a tela ter mais pixels sem precisar da proporção 16:9.

A única coisa que faria sentido em se ter uma tela de 16:9 é uma de resolução 1280 x 720, para corresponder ao padrão 720p (categoria de modos de vídeo HDTV). Não é isso que foi “anunciado” com os rumores. Aliás, uma tela de 3,5 ou mesmo 4 polegadas não vai gerar o padrão 720p.

Também, a maior resolução vai “esgotar” a bateria do aparelho mais rápido, ou deixá-lo mais pesado.

Por último, a nova tela criaria fragmentação em um produto que até agora não tinha nenhuma, o que faz a Apple perder sua vantagem ao Android. Isso porque seus desenvolvedores teriam que criar aplicativos que funcionassem tanto na nova resolução quanto na base já instalada, o que aumentaria muito seus custos.

Fora que a ideia de mudar o iPhone acaba sugerindo que o iPad também vai mudar, mas se este produto se tornar ou se aproximar da proporção 16:9, não vai ficar muito bom.

Em resumo, a tela maior do iPhone, prevista erroneamente tantas vezes no passado, não traria muitas vantagens a não ser para ver vídeos HD.

Aliás, a proporção 16:9 nunca foi defendida por Steve Jobs, e por isso nunca apareceu no iPhone. Há quem acredite que Tim Cook vai seguir a linha de seu antecessor.

Afinal de contas, o iPhone e o iPad são os produtos mais bem quistos no mercado de seu tipo, e, apesar da variedade de
formatos da plataforma Android, continuam vendendo mais. E não se mexe em time que está ganhando, certo?

Se seguirmos o histórico do iPhone, pode ser uma aposta ainda mais segura dizer que o formato 16:9 vai continuar sendo apenas um boato.[Gizmodo, 9to5mac, UOL, CenarioMT, CatitosNews, Gizmodo2]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Nunca jamais apple ira trocar o conector ele é deis do ipod e acompanha geraçoes , o conector pra min é mais um simbolo da marca apple , só apple tem esse conector .

    Mal comprei o 4s ja vai sair o 5 ai depois sai o 5s só isso q nao gosto .

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
chocolate-chip-cookies
Por que pessoas obesas sentem mais fome?

Após as refeições, p...

Fechar