Masturbação pode levar a câncer de próstata

Publicado em 30.01.2009

masturbação

Um novo estudo aponta que homens com vida sexual ativa, entre seus 20 e 30 anos, têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata – e as chances do desenvolvimento da doença aumentam se a masturbação for um ato freqüente.

De acordo com o autor da pesquisa, Polyxeni Dimitropoulou, os estudos do câncer de próstata normalmente estão relacionados a homens que já estão na meia-idade (a doença aparece em homens mais velhos). Sendo assim, os cientistas estão interessados nesse provável elo entre a anomalia das células e a vida sexual na juventude do paciente.

A pesquisa foi feita da seguinte forma: dois grupos de homens com menos de 60 anos foram formados – os que tinham câncer de próstata diagnosticado e os que não apresentavam sinal da doença. Entre os doentes, 34% tinha o hábito de se masturbar enquanto estava na faixa dos vinte anos. Essa porcentagem, entre homens saudáveis, é 20%. Uma situação similar foi verificada na faixa etária dos 30 anos.

Para Dimitropoulou, os hormônios têm um papel decisivo no câncer de próstata e é comum que homens com a doença sejam submetidos a tratamentos de redução hormonal para que o câncer não aumente ou se espalhe pelo organismo. “Como os hormônios estão ligados com o ato sexual, o homem que tiver a vida sexual mais ativa teria maiores chances de desenvolver câncer de próstata, já que seus hormônios seriam, também, mais ativos”. No entanto, o pesquisador admite que, para ter conclusões mais acertadas, é necessário um conhecimento maior do corpo humano.

Outro resultado espantoso que a pesquisa revelou é que, se nos homens mais jovens a vida sexual ativa pode aumentar o risco de câncer de próstata, nos mais velhos acontece o contrário. O estudo indicou que, a partir dos cinqüenta anos, uma vida sexual mais ativa e a própria masturbação podem prevenir o câncer. A explicação fornecida pelos pesquisadores é a de que, durante o ato, toxinas acumuladas na “área” são liberadas, reduzindo os riscos. Mas eles afirmam, novamente, que maiores estudos são necessários para chamar esses resultados de conclusivos.

Outras curiosidades reveladas pela pesquisa:

  • 59% dos homens de ambos os grupos revelaram que praticaram atos sexuais (seja masturbação ou o modo “tradicional”) 12 vezes, ou mais, dos 20 aos 30 anos de idade. O número diminuiu sempre, a cada dez anos de idade adquiridos.
  • 39% do grupo com câncer de próstata possuíam seis parceiras, ou mais, comparado com 30% do outro grupo.
  • Os homens com câncer de próstata eram mais propensos a terem doenças sexualmente transmissíveis. [Live Science]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

73 Comentários

  1. e por isto que a igreja catolica ,tinha cinto de castidade para os seminarista ,deviam fazer um estudo mais abrangente e pesquisar com ,pessoas que ,realmente nao praticam sexo ou com menos frequencia {os padres e presidiarios ,seria mais confiavel

    Thumb up 3
  2. Bom, me masturbo desde sei lá quando acho que tinhas uns 11 quando comecei, a verdade é que tenho consciência dos riscos, nada comprovado cientificamente, mas é isso ai, minha meta agora é aumentar o brinquedo. rumo aos 19 cm tô quase lá /

    Thumb up 12
  3. Eu tenhu 17 aninhos XD e me masturbo desde os 12, as vezes sinto meio q dores nos meus “ovos” eh mais no direito, pelo q sei eh o escroto direito e q se reservam espermas, e toxinas liberadas durante o ato e a masturbação sexual. queria alguma resposta quaanto a isso, se puderem eh claro, caso não gostei do topico e valew xD

    Thumb up 18
  4. Me masturbo ja a uns anos, neste momento e comei a cerca de 4 anos. tem vindo a ser um ato com alguma regularidade e tenho medo que isso possa ter consequencias agora pois sinto algumas dores nos testiculos de vez em quando. ja foram feitas analises quando comecei a ter estas dores e nao se verificou nada de mal, no entanto as dores continuam e estou preocupado. ja alguem passou por isto ou me pode ajudar?

    obrigado

    Thumb up 8
    • Fera, já passei pela mesma situação, ^^ os ”ovos” doem pra krl. mas, gozar é bom demais e ignorei isso, fiquei com muito medo e reduzi a frequencia, mas aumentei a intensidade.

      Thumb up 8
  5. Li muito entendi muito pouco, não foi o que eu queria saber nesseçariamente. mesmo assim valeu.

    Thumb up 0
  6. me masturbava desde os 15 anos umas 7 veses por dia e hoje estou com 20,nao acontece nada,pelo contrario só fico mais resitente e melhor pra fazer sexo,dói o penis na quinta masturbação a cabeça doi porque esta cansada mas nunca deu nada,entao isso é pura mentira!

    Thumb up 5
  7. Não é o que tenho lido há muito tempo sobre o resultado de diversas pesquisas sobre o assunto. Se os nossos próprios hormônios causam cancer, então todo mundo deveria ter câncer, pois todo mundo passa por picos hormonais na vida, inúmeras vezes. Até onde se sabe, existem substâncias que aumentam o risco de câncer (presentes em alimentos, cigarros, etc) e alguns vírus, como o do HPV, por exemplo. Portanto, o risco de vir a ter câncer é muito maior com relações sexuais sem proteção do que com masturbação.

    http://100respostas.wordpress.com/tag/masturbacao/

    Thumb up 9
  8. A masturbação é prejudicial à saúde?

    Não. A masturbação não causa nenhum mal físico ou menta1. Ao contrário, masturbar-se é uma forma saudável de alivio da tensão sexual e de entendimento da própria sexualidade, além de ser uma prática de sexo seguro.

    Segundo publicação da Revista Galileu de agosto 2003, pesquisadores do Conselho Victoria de Câncer, na Austrália, concluíram que masturbação cinco vezes por semana pode reduzir em um terço os riscos de homens entre 20 e 50 anos desenvolverem câncer de próstata (o mesmo não se aplica para as relações sexuais).

    Thumb up 17
  9. De acordo com o catecismo da igreja católica,a masturbação é um PECADO GRAVE. pq esta fora da relação conjugal normal ( ou seja fora do matrimonio ) sou católico e acredito na minha igreja e na minha fé.

    Voc. Alex C.
    Vocacionado Diocesano

    Thumb up 7
    • com todo respeito acho que cada um pode e deve ter Deus como objetivo, agora leia mais e tire conclusões sobre a fé em sua religião “livro contido na biblia catolica Eclesiástico c12.v1-7) e veja se combina com o que jesus Cristo ensina em Mt. c5.v44, o que seguimos em vida determinara para onde iremos após nossa morte, pense nisso.

      Thumb up 4
    • vc é tão absurdo quanto sua igreja, pois merese ficar com ela mesmo

      Thumb up 0
  10. todos os sintomas q eles falaram q o cancer pode causar eu estou com eles,estou com muito medo,pois estou com a urina presa,dores osseas,um carocinho no anus,e o pior me masturbo bastante.E olha q so tenho 18 anos,vo rapidamente fzer um exame,p me cuidar,meu deus vai me ajudar q nao seje.

    Thumb up 11
    • Eu tbm to com alguns sintomas e tenho 18 anos tbm. Fui fazer ultra som e deu que eu tinha um cisto, outra coisa que nao lembro o nome e hidroceles no testiculo direito.

      Thumb up 0
  11. Mentira!! A lei do organismo eh ou vc usa ou vc perde, quanto mais se usa mais se tem,melhor pro homem qto mais fizer sexo melhor.

    Thumb up 13
    • Em primeiro lugar, Desculpe você respondeu a mim? Se você me respondeu, lamento dizer, mas eu nunca neguei de que sexo faz mal, ou faz cancro da próstata, se o fiz, foi por distracção. Segundo, eu nunca acredito nestes testes. Em terceiro lugar, porque a ciência diz uma coisa, no outro dia está a dizer outra coisa que pertence ao mesmo assunto relacionado com o de ontem,e em quarto lugar, varia de pessoa para pessoa, se apanha ou não cancro, cada um tem a sua vida, cada um tem a sua genética, e quer queira quer não, é hereditário e pode passar de geração em geração, caso contrário, se disserem que a masturbação em excesso causa cancro, então apanharam as pessoas erradas, para fazerem esses exames, porque depois quando apanharem outras pessoas, elas vão dar indícios de que é um não, e portanto vem outro relatório, a dizer não, a masturbação em excesso não causa cancro na próstata, e para terminar, quer queira ou não com testes meus, não causa cancro da próstata. Se disserem sim, eu quero provas, e, é uma doença sua hereditária. E mesmo assim pode-se gerar, de alguma forma, ou então para quem não faz sexo. Portanto a ciência anda aos trocadilhos, à quer perceber a natureza de cada um, e corrigir os erros, não deixar que eles se multipliquem. Além disso, isso que eu escrevi foi à bastante tempo atrás, sem ter a certeza ou não, mas basta chegar à minha conclusão, tenho a minha defesa. Não existe outro argumento que lhe possa dar a não ser este em minha defesa, se eu quiser dar mais, vai ter que esperar. caso contrário, para sim, acerca de mim, está tudo dito, tenha um bom dia.

      Thumb up 5
  12. hm os cientistas dizem algo e voces dizem o contrario uque sera que podemos acreditar? no meu ponto de vista a masturbasao nao prejudica a saude e protege do cancer. fazer sexo e ainda melhor so que nao esquesao que tudo em excesso faz mal por isso nao ezagerem na dozagem e assima de tudo numca esquesao do preservativo e que um homem prevenido vele por dois. kikikikiki sigao exix codigos

    Thumb up 11
    • O Mané, meu filho, para de tocar uma e vê se aprende a escrever pelo menos o básico. Para ler o seu comentário tem que interpretar o texto, cara! Volta para o jardim de infância mano!!!

      Thumb up 9
    • Rapaz, não sei porque você julga tanto o outro aí de cima; note que você também cometeu erros no seu comentário, não de português, mas de pontuação.
      “Não Julgueis para não sedes julgados”

      Thumb up 1
  13. Tenho uma namorada linda, pratico sexo frequentemente, e me masturbo com frequência! Descobri que se você se masturbar de 2 vezes ou mais por dia, você lesiona a próstata, ou seja, começa a sentir uma dorzinha! Também descobri pelo menos em mim que fazer sexo nào é prejudicial a próstata, mas o que LESIONA DE VERDADE é segurar a ejaculação principalmente em masturbação! Portanto estou evitando ao máximo de me masturba para evitar um FUTURO CÂNCER que vai me dar muita dor de cabeça! EVITEM SEGURAR EJACULAÇÃO, isso lesiona a próstata aos poucos! Façam sexo tranquilamente, mas não segure esperma, repito pela 3ª vez, ISSO LESIONA A PRÓSTATA! Quando der a “vontadezinha de bater uma”, tene bater uma vez pela manhã, depois segure ao máximo a vontade daquela a tardezinha e novamente bata uma a noite, depois repita tudo até um dia parar ou ficar só em uma por dia!

    Abraço galera!!!

    Thumb up 11
  14. AFE galera! Q ISSO? q mentira, alem de relaxar e dar uma ótima sensação no corpo, voce retira uma enorme quantidade de substancias cancerígenas, que CAUSAM o cancer de prostata.
    DAh mas façam com moderação.

    PS : não gostei do estudo

    Thumb up 10
  15. Discordo. Masturbação não faz mal a ninguém, faz mal é não fazer sexo ou não bater uma. Imagina você guardar o sêmen na geladeira, quantos dias ele azedaria? Agora guarda o sêmen a 36º graus, durante uma semana dentro de você! Azedar não vai, mas provavelmente vai dar problema. Viva o Sexo! Procura no Google “Masturbação evita câncer de próstata” que vocês irão encontrar muita informação a respeito. Abraço a todos. Valeu!

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
playpump-grande
Bomba d’água engana crianças para fazerem trabalho braçal

A Palypump parece um...

Fechar