Masturbação pode levar a câncer de próstata

Publicado em 30.01.2009

masturbação

Um novo estudo aponta que homens com vida sexual ativa, entre seus 20 e 30 anos, têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata – e as chances do desenvolvimento da doença aumentam se a masturbação for um ato freqüente.

De acordo com o autor da pesquisa, Polyxeni Dimitropoulou, os estudos do câncer de próstata normalmente estão relacionados a homens que já estão na meia-idade (a doença aparece em homens mais velhos). Sendo assim, os cientistas estão interessados nesse provável elo entre a anomalia das células e a vida sexual na juventude do paciente.

A pesquisa foi feita da seguinte forma: dois grupos de homens com menos de 60 anos foram formados – os que tinham câncer de próstata diagnosticado e os que não apresentavam sinal da doença. Entre os doentes, 34% tinha o hábito de se masturbar enquanto estava na faixa dos vinte anos. Essa porcentagem, entre homens saudáveis, é 20%. Uma situação similar foi verificada na faixa etária dos 30 anos.

Para Dimitropoulou, os hormônios têm um papel decisivo no câncer de próstata e é comum que homens com a doença sejam submetidos a tratamentos de redução hormonal para que o câncer não aumente ou se espalhe pelo organismo. “Como os hormônios estão ligados com o ato sexual, o homem que tiver a vida sexual mais ativa teria maiores chances de desenvolver câncer de próstata, já que seus hormônios seriam, também, mais ativos”. No entanto, o pesquisador admite que, para ter conclusões mais acertadas, é necessário um conhecimento maior do corpo humano.

Outro resultado espantoso que a pesquisa revelou é que, se nos homens mais jovens a vida sexual ativa pode aumentar o risco de câncer de próstata, nos mais velhos acontece o contrário. O estudo indicou que, a partir dos cinqüenta anos, uma vida sexual mais ativa e a própria masturbação podem prevenir o câncer. A explicação fornecida pelos pesquisadores é a de que, durante o ato, toxinas acumuladas na “área” são liberadas, reduzindo os riscos. Mas eles afirmam, novamente, que maiores estudos são necessários para chamar esses resultados de conclusivos.

Outras curiosidades reveladas pela pesquisa:

  • 59% dos homens de ambos os grupos revelaram que praticaram atos sexuais (seja masturbação ou o modo “tradicional”) 12 vezes, ou mais, dos 20 aos 30 anos de idade. O número diminuiu sempre, a cada dez anos de idade adquiridos.
  • 39% do grupo com câncer de próstata possuíam seis parceiras, ou mais, comparado com 30% do outro grupo.
  • Os homens com câncer de próstata eram mais propensos a terem doenças sexualmente transmissíveis. [Live Science]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

73 Comentários

    • Então quer dizer que eu me encaixo nesse quadro?! :0
      Já basta a quantidade de doenças e canceres que já nem tenho conta de quantos, só coisa bizzara, ainda tenho maior probabilidade de ser portador de DST e maior chance de adquirir câncer de próstata. Bom saber! vou ao médico o quanto antes.

      Thumb up 1
  1. e por isto que a igreja catolica ,tinha cinto de castidade para os seminarista ,deviam fazer um estudo mais abrangente e pesquisar com ,pessoas que ,realmente nao praticam sexo ou com menos frequencia {os padres e presidiarios ,seria mais confiavel

    Thumb up 3
  2. Bom, me masturbo desde sei lá quando acho que tinhas uns 11 quando comecei, a verdade é que tenho consciência dos riscos, nada comprovado cientificamente, mas é isso ai, minha meta agora é aumentar o brinquedo. rumo aos 19 cm tô quase lá /

    Thumb up 13
  3. Eu tenhu 17 aninhos XD e me masturbo desde os 12, as vezes sinto meio q dores nos meus “ovos” eh mais no direito, pelo q sei eh o escroto direito e q se reservam espermas, e toxinas liberadas durante o ato e a masturbação sexual. queria alguma resposta quaanto a isso, se puderem eh claro, caso não gostei do topico e valew xD

    Thumb up 19
  4. Me masturbo ja a uns anos, neste momento e comei a cerca de 4 anos. tem vindo a ser um ato com alguma regularidade e tenho medo que isso possa ter consequencias agora pois sinto algumas dores nos testiculos de vez em quando. ja foram feitas analises quando comecei a ter estas dores e nao se verificou nada de mal, no entanto as dores continuam e estou preocupado. ja alguem passou por isto ou me pode ajudar?

    obrigado

    Thumb up 9
    • Fera, já passei pela mesma situação, ^^ os ”ovos” doem pra krl. mas, gozar é bom demais e ignorei isso, fiquei com muito medo e reduzi a frequencia, mas aumentei a intensidade.

      Thumb up 8
  5. Li muito entendi muito pouco, não foi o que eu queria saber nesseçariamente. mesmo assim valeu.

    Thumb up 0
  6. me masturbava desde os 15 anos umas 7 veses por dia e hoje estou com 20,nao acontece nada,pelo contrario só fico mais resitente e melhor pra fazer sexo,dói o penis na quinta masturbação a cabeça doi porque esta cansada mas nunca deu nada,entao isso é pura mentira!

    Thumb up 5
  7. Não é o que tenho lido há muito tempo sobre o resultado de diversas pesquisas sobre o assunto. Se os nossos próprios hormônios causam cancer, então todo mundo deveria ter câncer, pois todo mundo passa por picos hormonais na vida, inúmeras vezes. Até onde se sabe, existem substâncias que aumentam o risco de câncer (presentes em alimentos, cigarros, etc) e alguns vírus, como o do HPV, por exemplo. Portanto, o risco de vir a ter câncer é muito maior com relações sexuais sem proteção do que com masturbação.

    http://100respostas.wordpress.com/tag/masturbacao/

    Thumb up 9
  8. A masturbação é prejudicial à saúde?

    Não. A masturbação não causa nenhum mal físico ou menta1. Ao contrário, masturbar-se é uma forma saudável de alivio da tensão sexual e de entendimento da própria sexualidade, além de ser uma prática de sexo seguro.

    Segundo publicação da Revista Galileu de agosto 2003, pesquisadores do Conselho Victoria de Câncer, na Austrália, concluíram que masturbação cinco vezes por semana pode reduzir em um terço os riscos de homens entre 20 e 50 anos desenvolverem câncer de próstata (o mesmo não se aplica para as relações sexuais).

    Thumb up 17
  9. De acordo com o catecismo da igreja católica,a masturbação é um PECADO GRAVE. pq esta fora da relação conjugal normal ( ou seja fora do matrimonio ) sou católico e acredito na minha igreja e na minha fé.

    Voc. Alex C.
    Vocacionado Diocesano

    Thumb up 8
    • com todo respeito acho que cada um pode e deve ter Deus como objetivo, agora leia mais e tire conclusões sobre a fé em sua religião “livro contido na biblia catolica Eclesiástico c12.v1-7) e veja se combina com o que jesus Cristo ensina em Mt. c5.v44, o que seguimos em vida determinara para onde iremos após nossa morte, pense nisso.

      Thumb up 4
    • vc é tão absurdo quanto sua igreja, pois merese ficar com ela mesmo

      Thumb up 0
  10. todos os sintomas q eles falaram q o cancer pode causar eu estou com eles,estou com muito medo,pois estou com a urina presa,dores osseas,um carocinho no anus,e o pior me masturbo bastante.E olha q so tenho 18 anos,vo rapidamente fzer um exame,p me cuidar,meu deus vai me ajudar q nao seje.

    Thumb up 11
    • Eu tbm to com alguns sintomas e tenho 18 anos tbm. Fui fazer ultra som e deu que eu tinha um cisto, outra coisa que nao lembro o nome e hidroceles no testiculo direito.

      Thumb up 0
  11. Mentira!! A lei do organismo eh ou vc usa ou vc perde, quanto mais se usa mais se tem,melhor pro homem qto mais fizer sexo melhor.

    Thumb up 13
    • Em primeiro lugar, Desculpe você respondeu a mim? Se você me respondeu, lamento dizer, mas eu nunca neguei de que sexo faz mal, ou faz cancro da próstata, se o fiz, foi por distracção. Segundo, eu nunca acredito nestes testes. Em terceiro lugar, porque a ciência diz uma coisa, no outro dia está a dizer outra coisa que pertence ao mesmo assunto relacionado com o de ontem,e em quarto lugar, varia de pessoa para pessoa, se apanha ou não cancro, cada um tem a sua vida, cada um tem a sua genética, e quer queira quer não, é hereditário e pode passar de geração em geração, caso contrário, se disserem que a masturbação em excesso causa cancro, então apanharam as pessoas erradas, para fazerem esses exames, porque depois quando apanharem outras pessoas, elas vão dar indícios de que é um não, e portanto vem outro relatório, a dizer não, a masturbação em excesso não causa cancro na próstata, e para terminar, quer queira ou não com testes meus, não causa cancro da próstata. Se disserem sim, eu quero provas, e, é uma doença sua hereditária. E mesmo assim pode-se gerar, de alguma forma, ou então para quem não faz sexo. Portanto a ciência anda aos trocadilhos, à quer perceber a natureza de cada um, e corrigir os erros, não deixar que eles se multipliquem. Além disso, isso que eu escrevi foi à bastante tempo atrás, sem ter a certeza ou não, mas basta chegar à minha conclusão, tenho a minha defesa. Não existe outro argumento que lhe possa dar a não ser este em minha defesa, se eu quiser dar mais, vai ter que esperar. caso contrário, para sim, acerca de mim, está tudo dito, tenha um bom dia.

      Thumb up 5
  12. hm os cientistas dizem algo e voces dizem o contrario uque sera que podemos acreditar? no meu ponto de vista a masturbasao nao prejudica a saude e protege do cancer. fazer sexo e ainda melhor so que nao esquesao que tudo em excesso faz mal por isso nao ezagerem na dozagem e assima de tudo numca esquesao do preservativo e que um homem prevenido vele por dois. kikikikiki sigao exix codigos

    Thumb up 11
    • O Mané, meu filho, para de tocar uma e vê se aprende a escrever pelo menos o básico. Para ler o seu comentário tem que interpretar o texto, cara! Volta para o jardim de infância mano!!!

      Thumb up 10
    • Rapaz, não sei porque você julga tanto o outro aí de cima; note que você também cometeu erros no seu comentário, não de português, mas de pontuação.
      “Não Julgueis para não sedes julgados”

      Thumb up 1
  13. Tenho uma namorada linda, pratico sexo frequentemente, e me masturbo com frequência! Descobri que se você se masturbar de 2 vezes ou mais por dia, você lesiona a próstata, ou seja, começa a sentir uma dorzinha! Também descobri pelo menos em mim que fazer sexo nào é prejudicial a próstata, mas o que LESIONA DE VERDADE é segurar a ejaculação principalmente em masturbação! Portanto estou evitando ao máximo de me masturba para evitar um FUTURO CÂNCER que vai me dar muita dor de cabeça! EVITEM SEGURAR EJACULAÇÃO, isso lesiona a próstata aos poucos! Façam sexo tranquilamente, mas não segure esperma, repito pela 3ª vez, ISSO LESIONA A PRÓSTATA! Quando der a “vontadezinha de bater uma”, tene bater uma vez pela manhã, depois segure ao máximo a vontade daquela a tardezinha e novamente bata uma a noite, depois repita tudo até um dia parar ou ficar só em uma por dia!

    Abraço galera!!!

    Thumb up 11
  14. AFE galera! Q ISSO? q mentira, alem de relaxar e dar uma ótima sensação no corpo, voce retira uma enorme quantidade de substancias cancerígenas, que CAUSAM o cancer de prostata.
    DAh mas façam com moderação.

    PS : não gostei do estudo

    Thumb up 10
  15. Discordo. Masturbação não faz mal a ninguém, faz mal é não fazer sexo ou não bater uma. Imagina você guardar o sêmen na geladeira, quantos dias ele azedaria? Agora guarda o sêmen a 36º graus, durante uma semana dentro de você! Azedar não vai, mas provavelmente vai dar problema. Viva o Sexo! Procura no Google “Masturbação evita câncer de próstata” que vocês irão encontrar muita informação a respeito. Abraço a todos. Valeu!

    Thumb up 20
  16. Correto é sempre fazer exames para acompanhamento urologico.O problema não é só a prostata e sim bexiga,rins,testiculo etc.Evitar alimentos gordurosos, alcool em excesso,fazer exercicios regularmente,evitar bolachas,biscoitos,margarinas,eleo de cozinha,usar só azeite,abusar de couve de bruxelas,melancia,tomate cozido,omega 3,brocolis,fritura já era.Tudo em excesso gera desequilibrio,se a masturbação é repetida muitas vezes na semana,a prostata trabalha em demasia para repor espermatosoides.Assim numa porcentagem de espermatozoides para serem repostos nessa quantidade que foi esvaziada pode se recompor desenfreadamente acumulando milhões de espermatozoides em seus testiculos. Este aumento em demasia gera um descontrole total em sua próstata.Consulte seu médico ou bio-medico sobre o fato.

    Thumb up 8
  17. pois é..então tenho que tomar cuidado, porque mim masturbo quaze todo dia e ainda tenho relaçoes sexuais com minha esposa quaze todo dia tambem..ja tentei parar de mim masturbar mas não consigo..não sei o que fazer..acho que estou visiado…mim ajudem…valeu

    Thumb up 11
  18. É bom saber: Tenho 60 anos e nenhum apetite sexual por alguém de minha idade, ou aproximada… grana pra dar às franguinhas, também é escassa… ainda se tivesse, eu teria que usar camisinha; que já é brochante pela própria natureza, além do peso da idade… é! o pau fica mais pesado quando a gente fica mais velho… ponha o pau do seu avô na balança e… será? Bem, o fato é que fica mais difícil dele subir, e o preguiçoso logo, logo cisma de arriar. Bem… sem contar que mulher gosta de dinheiro e quem gosta de pirú é viado, mesmo com dinheiro, fica difícil conseguir-se um bom desempenho, pois ao longo da vida aprendi que embora sendo a buceta a melhor coisa do mundo, toda ela vem com uma mulher agarrada, que é igualzinha a todas as outras… só muda a embalagem… menos mal para os imbecis que não percebem isso… mas, aí, faz-se necessário de duas coisas, uma: ou o sujeito dá uma sorte desgraçada e encontra uma mulher por quem consegue se apaixonar, ou tem que criar fantasias toda vez que arruma uma mulher pra trepar. PÔ! É cansativo! Ainda bem que descobriram que sair na mão faz bem à saúde! É muito melhor tocar umazinha quando o pau estiver duro… é! êle sobe sim!… quando lhe dá na telha… ou então, fantasiar por fantasiar, o que não faltam são revistas, filmes, e mesmo, apenas a imaginação… e, viva a punheta! …com licença, tem uma gatinha me chamando, que toda vez que ela vem aquí em casa, quando sai… bem…

    Thumb up 14
    • Grande DAVID, nome bíblico, o garanhão das centenas de concumbinas no harem. Ainda pegou bate seba!

      Thumb up 1
    • Rapaz, não sei porque você julga tanto o outro aí de cima; note que você também cometeu erros no seu comentário, não de português, mas de pontuação.
      “Não Julgueis para não sedes julgados”
      Cara, Para de perseguir os outros!

      Thumb up 0
  19. Desculpem lá não entendi então se masturbarmos muito o periquito entre as pernas dá cancer ou não?????? :|

    Thumb up 6
  20. Tenho um amigo de 57 anos que aos 54 descobriu que tinha cancer de prostata, com a identificação não muito tarde ele conseguiu se a cura.
    ele tem uma boa alimentação e é um rato de praia, ou seja, adora o mar e é um grande jogados de frescobol do norte-Nordeste.
    Porém em materia de sexo, fazia pouco, duas vezes por mês.
    Então vamos fazer sexo bastante e lembre-se use a camisinha sempre

    Thumb up 15
  21. mas será que a masturbação em excesso não poderia causar um aumento desenfreado na produção das substancias produzidas pela prostata, sobrecarregando as células responsáveis por esse processo,tendo como consequencia uma hiperplasia desse orgão?

    Thumb up 20
    • mim mastubo deis do 13 anos de idade já tenho 26 anos mim mastubo
      quase todo dia ate hoje e estou preocupado com meu futuro eu posso de probema de doeça?

      Thumb up 1
  22. Eu não gossto do método tradicional.Prefiro descascar uma banana , enrolar a casca no “parceiro” e mandar ver….è uma loucura!!!

    Thumb up 2
  23. acredito que pra tudo há seu tempo e na hora certa ou seja quando casar-se com uma mulher e te-la para o restoda vida .Apartir da ai a regra é outra o lema é fazer sexo no sofa,na sala, no banheiro e em diversas partes…

    Thumb up 3
    • Isso enquanto não comprar a cama né??

      Thumb up 2
    • “Não Julgueis para não sedes julgados”
      Cara, Para de perseguir os outros!

      Thumb up 0
  24. Chupa mentira! Faço 2 vesez por semana…e não tenho nenhuma dor… Acho que é uma especie de pegar Cancer atraves de alguem infectado do que de vc mesmo!

    Thumb up 3
  25. Pessoal um dica, comprei uma fleshlight para masturbacao, e devo assumir que o produto é fantastico!!! identico ao sexo real, eestou viciado e recomendo a todos é realmente muito bom o produto, aqui no brasil comprei pelo site fleshlightbrasil.com

    vcs vao me agradecer pela dica!!

    Abraco

    Thumb up 2
  26. Mentira, já saiu em estudos e artigos totalmente o contrário, ajuda a prevenir do câncer de próstata. Inclusive no jornal Folha de São Paulo

    Thumb up 24
  27. Realmente eu acredito um pouco na vossa pesquisa, porq sinto algumas reacoes q vos citastes.mas eu gostava de dizer tambem q cada ser humano e um misterio nem sempre o que se pesquisa no corpo de alguem e compativel com todos.

    Thumb up 9
  28. GRANDE MENTIRA ESSA MATERIA… DEVERIAM ANALIZAR ANTES DE POSTAR COISAS SEM FUNDAMENTO….
    ——–

    O ato de masturbar-se pode diminuir sensivelmente as chances do desenvolvimento do câncer na próstata, um dos mais freqüentes e temidos tumores masculinos, segundo artigo científico produzido por pesquisadores australianos e publicado esta semana na edição eletrônica da revista New Scientist (leia na íntegra em inglês).

    A pesquisa consistiu em entrevistar 1.079 homens com câncer na próstata sobre seus hábitos sexuais. Os resultados foram comparados com as respostas de 1.259 homens saudáveis na mesma faixa de idade. Com isso, os cientistas concluíram que quanto mais ejaculações os homens têm entre 20 e 50 anos, menor é a chance de tumor na próstata. O efeito preventivo é maior durante a faixa dos 20 anos. Quem ejacula mais de cinco vezes por semana nessa fase tem uma possibilidade um terço menor de desenvolver tumores malignos na próstata.

    A afirmação contraria estudos anteriores que associavam a doença a um número elevado de relações sexuais. Para essas pesquisas, os dois fatores implicam 40% mais chance de câncer na glândula. A diferença entre esses estudos e o atual está no foco. Os pesquisadores australianos não levam em consideração a relação sexual. Segundo o novo estudo, o que importa é gozar, independentemente do intercurso sexual.

    Isso ocorre porquê a ejaculação evita o acúmulo de substâncias cancerígenas na próstata. A glândula e as vesículas seminais secretam uma grande quantidade de fluidos, ricos em potássio, zinco, frutose e ácido cítrico, que compõem o esperma. A produção do sêmen faz com que a concentração destas substâncias aumente consideravelmente, e é aí que podem estar os problemas. Quanto maior a concentração destes fluidos, maior a chance do depósito de substâncias cancerígenas. Por outro lado, quanto mais o sêmen circular, por meio de ejaculações, menor é o acúmulo de fluidos na próstata.

    Texto: Cassiano Sampaio
    Fonte: Redação Saúde em Movimento
    Publicado em: 20/07/2003

    Thumb up 47
  29. Acho que essa informaçao vinda dessa pesquisa, faz sentido.
    Me masturbo desde os 11 anos e tenho 22… depois que começei a me masturbar, nunca mais consegui parar…

    Thumb up 12
  30. Tenho 23 anos, Comu priquito desde do meu 17, quando faco 9 vezes ao dia com a namorada, sinto dores na prostata, mais passa, se eu ficar sem comer minha namorada, sinto dor nos ovo mais tbm passa, e agora? com essa descorberta oque eu faco?

    Thumb up 11
  31. Apenas uma dica: Masturbem-se com moderação2

    huahuahuauhauhahuauhuhauhauhahuauhauhauha

    Thumb up 16
  32. Bom, então quer dizer que fazer sexo faz mal a saúde? Daqui a pouco vão descobrir os males de se beber água com frequência.

    Thumb up 11
  33. Ou então somos todos aqui um bando de punheteiros tentando justificar nosso passado com otimismo! ashuashuashua!!!!1

    Thumb up 15
  34. Minha teoria:
    Homens mais sexualmente ativos também são os mais baladeiros.Sendo mais baladeiros são também mais consumidores de álcool dos que os não baladeiros.(isso na juventude,claro) Portanto acho que o álcool continua sendo o grande vilão!

    Thumb up 4
  35. Gostaria que fizessem uma pesquisa científica séria para detectarem quais são os malefícios à saúde acometidos por homens que não têm prática sexual ou masturbatória. A produção de esperma se renova sempre e não é possível que ficar com os reservatórios sempre cheios não faça mal à sáude. É contra a natureza do machos de qualquer espécie!

    Thumb up 2
  36. Realmente os Cientistas estão certos masturbação em ecesso pode causar cançêr de prostata ….. E um perigo mortal a masturbação em ecesso …. Disto eu ja sabia eu ja fui advertido por uma medico a respeito disto …. Tomem cuidado …. Eu mesmo eu me masturbava em ecesso agora eu sinto dores na prostata e meu esperma quando e espelido vem junto um liquido marrom e agora eu não me masturbo nunca mais … Talvez pra mim ja seja muito tarde para ter parado.

    Thumb up 5
  37. Prefiro relaxar agora e ter cancer de prostata no futuro do que ter uma sindrome de estresse (e outros possiveis canceres em decorrencia disso) atualmente.. hehehe!

    O estudo deveria mensurar os hormônios, nao associar diretamente ao ato da masturbação. Deveria pegar pessoas com níveis hormonais altos que nao se masturbam e comparar com oresultado de pessoas com niveis hormonais altos que se masturbam.

    Thumb up 6
  38. Fábio , ciência é confiável , isso é apenas a conclusão de um pesquisador, sabe-se lá com que credibilidade, apesar de o próprio dizer que faltam mais pesquisas!

    Seria muito simplório concluir que o câncer de próstata depende unicamente ou tanto de níveis hormonais e que não seja influído por outros fatores genéticos ou ambientais!

    Thumb up 0
  39. É engraçado. Já li várias matérias dizendo o contrário. que masturbação fazia bem à saúde. Agora aparece o oposto. Não dá pra confiar na ciência mesmo. Uma hora, faz mal; outra hora, faz bem. Seja o que Deus quiser.

    Thumb up 7
  40. Seria mais prudente que as pesquisas sobre o assunto fossem revistas, pois um câncer localizado em qq. parte do organismo tem uma etiologia e pode ter surgido como conseqüência de infecções repetidas causadas por um ou vários agentes etiológicos diferentes e agravadas por hábitos de higiene incorretos, falta de saneamento básico e outros agravos ao meio ambiente como também a má alimentação, o uso de drogas, alcoolismo e o tabagismo. São muitos fatores e muito folclore para que as pessoas continuem na ignorância acreditando que o hábito de se masturbar causa enorme castigo como sempre apregoou a igreja e que agora com a insidência maior da doença em todas as classes sociais até mesmo a comunidade científica quer acreditar por não conseguir dar um freio, ou por não querer entender nossos governantes que investir em medidas preventivas maciças de saneamento básico por exemplo iria ajudar bastante da diminuição dos casos.

    Thumb up 1
  41. Então se um padre desenvolver câncer de próstata é sinal que ele anda fazendo algo mais além de rezar.

    Thumb up 12
  42. Pô, uma hora dizem que é saudável e agora dizem que dá cancêr????

    Cadê a credibilidade dessa gente?

    Thumb up 1
  43. isso é castigo …pq agente solta milhoes de espermas que poderiam ha de vir ser um individuo..e simplesmente bate de cara no azulejo..ai vem o cancer como castigo..

    Thumb up 4
  44. Poderiam resumir tudo isso dizendo que: alguns homens tem vida sexual mais ativa (masturbação ou sexo com parceira) porque sua carga hormonal é maior, portanto estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de próstata em razão da presença do hormônio masculino, testosterona. (A masturbação não tem nada a ver com isso).

    Thumb up 3
  45. Então tenho grande propensão ao cancer de próstata já que desde novinho
    não deixo de esvaziar o recipiente quando não há uma mulher por perto.
    Não acho que a masturbação interfira para o aumento do cancer de próstata mas que alivia prá caramba,disso tenho certeza.Às vezes é até melhor do que muitas das mulheres com quem saí,pois pelo menos era mais autentico.

    Thumb up 5
  46. Agora até cientistas contribuem a boataria?Se precisam tantas pesquisas a mais para ter um parecer pra que a pressa em colocar na mídia?Pra mostrar que estão trabalhando em algo?Depois vem outro e contradiz tudo e continuamos na mesma.E quanto aos quem tinham vida sexual mais ativa(que tinham cancer de próstata) estarem mais propensos a doenças sexualmente transmissiveis,precisou fazer pesquisa pra isso?Muito azar seria dar umazinha no ano e ainda pegar uma gonorréia né?

    Thumb up 1
  47. segundo o próprio artigo, existe a necessidade de maiores pesquisas, portanto EU CONSIDERO ESTA CONCLUSÃO, UMA @#$%, isto não quer dizer que eu não utilize a camisinha. Beijos.

    Thumb up 3

Trackbacks/Pingbacks

  1. Masturbação… 20 males… pq é pecado? « Youth Attracting Project - [...] 2- Câncer de próstata. Estudo conclui que masturbadores frequentes na faixa etária entre 20 e 30 anos, aumentam suas …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
playpump-grande
Bomba d’água engana crianças para fazerem trabalho braçal

A Palypump parece um...

Fechar