Mistério sobre origem da domesticação do cavalo é solucionado

Publicado em 13.05.2012

Tentava-se traçar o início da domesticação equina há anos, mas sem resultados. Agora, análise genética de cavalos da Ásia Central e do Leste Europeu revela que seus ancestrais comuns viviam há mais de seis mil anos nas estepes da atual Ucrânia, sudoeste da Rússia e Cazaquistão.

A zoóloga Vera Warmuth, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conta que ela e seus colegas, de várias instituições internacionais – como a Universidade de Pittsburgh (EUA) e a Academia Russa de Ciências –, utilizaram vários métodos de análise genética e de modelos matemáticos para traçar a origem da domesticação desses animais.

Segundo o geneticista Mark Thomas, da University College London, também no Reino Unido, que não participou da pesquisa, a metodologia empregada nesse estudo é bastante confiável.

A verdadeira aventura em que se transformou essa pesquisa levou 16 anos, durante os quais foram coletadas amostras de pelos de mais de 300 cavalos na Rússia, China, Ucrânia, Cazaquistão, Quirquistão, Mongólia e Lituânia – áreas onde os cavalos não comiam grandes quantidades de comida e de onde se acreditava que eles poderiam ter se espalhado.

Warmuth afirma que os perfis genéticos foram comparados a vários cenários, que mediam como as populações se espalharam e mudaram, com o passar do tempo, a partir do Equus ferus, o ancestral selvagem comum e já extinto dos cavalos domésticos. [WashingtonPost, PNAS, News24, ScienceDaily, IUCN, Foto]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Estimado amigos de HYpeciencia: en mis estudos en la Universidad aprendi que el caballo, hace ya varios miles de años, era pequeño como el perro y fue llevado en las migraciones por los primeros hombre de America a traves del Estrecho de Bering y llevado al Asia. Alli los Mongoles lo domestican y lo exparcen por toda Europa. Con la conquista española de 1492 el caballo de la estatura actual es reingresado a America y aqui se convierten en caballos salvajes o los Mustang norteamericanos y luego son domesticados y usados como animal de trabajo en America.

    Thumb up 0
    • Dizem que somos burros! porque somos evangélicos! mas isto eu aprendi estudando a bilia ( aula de geografia biblica). não precisei fazer pesquisas cientificas alguma.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
chimpanzee-police
Chimpanzés também têm cultura (e até polícia)

Os diferentes grupos...

Fechar