O universo em um clique

Misturar chá com leite diminui os benefícios da bebida

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 10.05.2011 as 23:59

Share

Um novo estudo descobre que o chá contém altos níveis de compostos, chamados teaflavinas e tearubiginas, que ajudam a reduzir a quantidade de gordura absorvida pelo intestino e o colesterol.

Em experiência realizada com ratos, os compostos preveniram a obesidade mesmo ao lado de uma dieta rica em gordura.

Baixas doses de chá normal reduziram os níveis de colesterol e de ácidos gordos na corrente sanguínea dos animais. Eles também tinham menos tecido de gordura em seus corpos e menor teor de gordura nos fígados.

Os pesquisadores acreditam que os extratos das folhas de chá inibem a absorção de gordura no intestino dos ratos, mesmo quando alimentados com dieta rica em lipídio.

No entanto, proteínas encontradas no leite da vaca neutralizam essa capacidade de combate a gordura do chá. Isso pode explicar porque as pessoas na Inglaterra não parecem se beneficiar da bebida, apesar de estarem entre os maiores consumidores dela.

Segundo os pesquisadores, quando o chá é tomado com leite, os compostos formam complexos com a proteína do leite, o que significa que as pessoas não recebem o benefício de saúde destes compostos, nem da proteína do leite. É sempre aconselhável tomá-los separados.

Os cientistas estão agora trabalhando no desenvolvimento de novos tipos de chá com altos níveis destes compostos, conhecidos como polifenóis, que sejam menos suscetíveis de serem neutralizados pelo leite.

O processo de fermentação utilizado para fazer chá preto, o tipo mais comumente bebido no Reino Unido, aumenta os níveis destes compostos que combatem a gordura quando comparado ao chá verde, que é fermentado.

A pesquisa sugere que, apesar de mais atenção ser dada aos benefícios do chá verde, o chá preto pode ter mais propriedades boas mascaradas por sua tendência de ser bebido com leite.

Outra descoberta é que o tipo de leite usado em uma xícara de chá pode ter impacto sobre o nível “saudável” dos compostos. O leite desnatado reduz os níveis desses compostos ativos muito mais do que o leite integral ou semi-desnatado.

O teor de gordura do leite parece ser o que “ameniza” os antioxidantes e polifenóis. Moléculas chamadas caseínas se ligam aos polifenóis e levam a uma diminuição na sua disponibilidade para o organismo; com o leite desnatado essas ligações acontecem mais.

Os pesquisadores alertam que, embora a adição de leite tenha um impacto nos benefícios do chá, por diminuir sua quantidade de polifenóis, a bebida continua sendo uma fonte significativa deles.

[Telegraph]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

3 comentários

  1. gloria /

    Pura propaganda, desde a antiguidade q os humanos bebem chá, ou leite, ou os dois juntos, e todos morreram. Então qual a razão de tanta falácia, o q hoje é ótimo, amanhã já ñ é mais!Se seguimos tudo q a tv, a net ea propaganda diz estamos ferrados, ficaremos loucos de pedra!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. BiiaCX /

    E eu que nem sabia que misturavam chá com leite!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. muito legal e inteligente

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.