Por que os aspargos deixam sua urina com um cheiro mais forte?

Publicado em 6.05.2011

Depois de comer aspargos, você já sentiu alguma vez um cheiro característico em sua urina? Pois é, você sabia que a ingestão do vegetal pode transformar o cheiro do seu xixi? 

Quem explica são os médicos Mark Leyner e Billy Goldberg, autores do livro cujo nome suscita outro questionamento curioso: “Por que os homens têm mamilos?”:

“Os espargos contêm um composto de enxofre chamado mercaptana, mesma substância encontrada na cebola e no alho, assim como em ovos podres e nas secreções de gambás”, escrevem eles.

“O cheiro característico ocorre quando a substância é decomposta em seu sistema digestivo. Nem todas as pessoas têm o gene da enzima que quebra a mercaptana, por isso algumas pessoas podem comer todos os aspargos que quiserem sem deixar o banheiro fedendo depois”, explicam.

Um estudo publicado na Revista Britância de Farmacologia Clínica constatou que apenas 46% do povo britânico testado produziu o odor, enquanto 100% dos franceses produziu. [allDayMSN]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo
Leia o post anterior:
peza1
12 profissionais da limpeza muito corajosos

Nem sempre limpar é ...

Fechar