Porque alguns homens preferem as gordinhas?

Publicado em 22.04.2009

gordinha

Descreva a mulher ideal. Ela é loira, ou morena? Baixinha, ou alta? Magra – ou gordinha?

Para uma certa parcela da população masculina – os “admiradores de gordinhas”, segundo a comunidade científica – mulheres mais cheias são o ideal. E um estudo recente, publicado no The Journal of Sex Research, mostra que os “admiradores” preferem mulheres gordinhas, mas que eles também têm uma maior flexibilidade no que diz respeito a corpos atraentes, em relação aos outros homens.

O estudo pediu a dois grupos de homens – aqueles que foram identificados como “admiradores de gordinhas” e aqueles que não se identificaram com esse subgrupo – a avaliação de fotografias em preto-e-branco de 10 tipos de corpos femininos. Ambos os grupos foram perguntados sobre qual corpo eles mais desejavam, assim como os maiores e menores corpos que eles acharam atrativos.

Os “admiradores” ficaram mais atraídos a uma foto de uma mulher com um IMC de 29,24 – o IMC se calcula dividindo o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Um IMC entre 25 e 29,9 classifica uma pessoa como em sobrepeso, enquanto 30 ou mais caracteriza obesidade.

Além disso, o estudo mostrou que os “admiradores” consideraram uma maior variedade de corpos como atraentes, inclusive os de duas mulheres com IMC inferior a 15.

Viren Swami, um professor de psicologia da Universidade de Westminster (Inglaterra), que coordenou a pesquisa neste estudo, afirma que os resultados mostram uma rejeição dos “padrões socioculturais de atratividade”.

O grupo de controle, enquanto isso, concordou com esses padrões convencionais, considerando como ideal a fotografia de uma mulher com IMC de 18,45 – o que, tecnicamente, a classifica como abaixo do peso normal. Eles também avaliaram mais negativamente as fotos das mulheres em sobrepeso e obesas, em relação aos “admiradores”.

Os “admiradores de gordinhas” podem estar lutando contra estereótipos, mas eles se preocupam com as questões de saúde relacionadas ao sobrepeso? “Para alguns, a saúde não importa”, Swami afirma. “Outros são mais envolvidos com movimentos de aceitação da obesidade, e estão tentando redefinir o que é considerado ‘saudável’”. [Live Science]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

122 Comentários

  1. Acredito que todo gosto é pessoal, não há como generalizar.
    Mas é legal saber que existe uma parcela que não se apega aos padrões ditados pela indústria da moda: magreza excessiva. Se olharmos as revistas, televisão e outros meios de circulação em massa, o que se vê reinando são mulheres extremamente esqueléticas (olha o desfile anual da Victoria Secrets, por exemplo, sensualidade lá são ossos aparentes).
    Tem um trecho de um artigo do Paulo Coelho que li por acaso e achei interessante, diz assim:
    “As mulheres pela visão de um homem…Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção. Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação se dá de outra forma…Não nos importa quanto medem em centímetros – é uma questão de proporções, não de medidas. As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, carnudas… Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, parecem odiar as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas…”.
    Não sei se o que ele disse reflete o que pensam os homens, mas para o bem das mulheres brasileiras (que geneticamente tem carne rsrs) espero que Paulo Coelho esteja sim certo rs…

    Thumb up 20
  2. Querida FLAH os tempos mudaram, por você ser crente, você não precisa andar diuturnamente de vestido ou de saia, se você pretende trabalhar em área fora da sua religião, você tem que se adaptar. O que importa é o que tem no seu coração. No meu ponto de vista uma calça comprida comum atualmente é menos atraente aos olhos masculinos do que vestidos e saias. Felicidades.

    Thumb up 3
  3. Os admiradores das mulheres gordinhas e também daquelas que possuem corpos normais são exatamente aqueles que são excluídos e rejeitados pelas lindas e gostosas. Eles “preferem” as gordinhas à força, pois sabem que não possuem chance alguma com aquelas que todos os machos querem. São eles: os baixinhos, os pobres, os que andam a pé, barrigudos, franzinos, nerds, tímidos, medrosos, bonachões e sem agressividade alguma (podem ter uma ou mais destas características).
    Essa é a verdade que ninguém quer admitir: o ser humano é preconceituoso e as mulheres não fogem a essa regra.

    Thumb up 31
    • pois é!mais são exatamente os franzinos,baixinhos,bonachões,barrigudos, tímidos,nerds e etc…que são homens de verdade,pois aqueles gostosões agressivos ao qual você se refere,são tudo viados!!!!!!!!!isso mesmo,não gostam do cheiro de uma perereca nem gorda nem magra…e isso comprovadamente qualquer mulher sabe!!!agora os barrigudos pra quem não sabe são muito mais gostosos,alem de ter aquela barriguinha rossando no clitóris é tudo de bom,alem de ser macio,ao contrário de um bombadão… :P

      Thumb up 44
    • VC É IGNORANTE MESMO!
      QUEM MUITO DESFAZ QUER COMPRAR.
      VAI VER QUE VC NÃO PEGA NEM RESFRIADO
      MOTA-SE QUE VC É UM INFELIZ ATÉ PRA COMENTAR UMA POSTAGEM.
      VC NÃO É IGNORANTE, VC É UMA BESTA ELEVADO AO QUADRADO .

      Thumb up 15
    • Bom no meu caso n e bem assim não! Eu sou gordinha e sempre
      Tive namorados inteligentes bonitos feios magros lindos gostosos!
      Agora no momento casada c um personal trainer q e super músculo
      Sarado! Ahhhh ele tem carro kkkk n anda a pé e continuo sendo gordinha
      A verdade por traz pq alguns homens gostam mais das gordinhas vai mto além
      De físico ou deles serem rejeitados pelas bonitas gostosas!

      Thumb up 4
    • com sertesa. eu mesma poso diser sou quentinha. e ja me disero kkkkk

      Thumb up 1
    • Carinha, tu ganhou o meu respeito.
      Viviane, não adianta tentar esconder, mulher gosta sim de homens alfa com um físico bacana, com grana…

      Thumb up 0
  4. Tenho 16 ano
    Tenho 1,50 e 70 kilos acham que sou muito gorda ?
    Nunca namorei, e sofro de dia para dia com o meu corpo :(

    Thumb up 10
    • NÃO SE SINTA COMPLEXADA, POIS TEM PESSOAS COM O PESO MAIOR DOM QUE O SEU E É FELIZ.
      VC PRA SER FELIZ TEM QUE SE ACEITAR E DEPOIS AMAR VC MESMA.
      FAZENDO ISSO , A SUA FELICIDADE VEM DEPOIS.
      BJOS E FELICIDADES

      Thumb up 5
    • QUARENTONA PODEROSA, Não tem essa de gordo feliz, isso na verdade é conformismo. Claro que é mais fácil ficar dizendo que é feliz do que fazer dieta e exercícios. E não é só questão de estética, é de saúde também. O que é melhor? Ficar esperando um ataque cardíaco enquanto come um hambúrguer cheio de óleo ou fazer dieta e exercícios e ter melhor qualidade de vida?

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
efeito-estufa-grande
Gás do efeito estufa é convertido em combustível

Cientistas do Instit...

Fechar